IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem

COMPORTAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM DIFICULDADES NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DIANTE DE UMA PRÁTICA LÚDICA

Érika Fávaro Cardoso Marchi 1
Lara Bibiana Marasca 1
Ziane Maria Cielo Mahl 1
Eliana Costa Pereira 1
(1. Curso de Pedagogia, Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria/UFSM)
INTRODUÇÃO:
Baseada nas teorias de desenvolvimento interacionistas e sócio-interacionistas, e nas teorias educacionais, as quais admitem que a construção do conhecimento se dá através da interação da criança com seu meio, objetos e pessoas, bem como com sua realidade sócio-cultural, acredita-se que as atividades lúdicas são estratégias favoráveis para a construção do conhecimento, pois através da brincadeira é possível analisar e resolver situações-problema, conseguindo encontrar soluções e perceber-se como sujeito ativo na construção do conhecimento. Por outro lado, constata-se que, em geral, tais atividades não se fazem presentes no dia-a-dia da sala de aula, especialmente em escolas que atendem alunos provenientes de grupos sociais de baixa renda, onde existe um alto índice de crianças que apresentam dificuldades no processo ensino-aprendizagem. Tal evidência motivou-nos a realizar esta pesquisa que teve por objetivo constatar em quais aspectos as atividades lúdicas podem contribuir para a superação das dificuldades na aprendizagem.
METODOLOGIA:

Para o trabalho proposto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, utilizando como procedimento metodológico o método de estudo de casos múltiplos, por ser uma estratégia empírica investigativa de situações no contexto da vida real. Optou-se para desenvolver a pesquisa na Escola Municipal de Ensino Fundamental Diácono João Luiz Pozzobom, situada em uma vila carente, na cidade de Santa Maria-RS.  Assim, buscou-se obter as informações especificas sobre a amostra, compreendida por 10 alunos, sendo 05 da 1ª série e 05 da 2ª série do ensino fundamental, os quais apresentavam dificuldades na aprendizagem e por isso haviam sido selecionados para participarem das atividades de apoio lúdico-pedagógico oferecido através de um projeto de extensão por nós realizado. Logo, a coleta de dados foi o eixo norteador da pesquisa, conduzida pelas seguintes fontes de evidências: entrevistas semi-estruturada, as quais aconteceram de forma espontânea com os familiares e professores, também utilizamos um questionário que foi respondido pelos professores regentes dos alunos em estudo; observações diretas, realizadas mediante visita as salas de aula e observações participantes, que aconteceram semanalmente através da observação e participação nas atividades de apoio lúdico-pedagógico. Após cada dado coletado as evidências eram analisadas e interpretadas, estabelecendo as correlações previstas nos objetivos da pesquisa, logo a coleta e avaliação dos dados aconteceram durante todo processo investigativo.

RESULTADOS:

As atividades lúdicas constituíram-se em um convite ao aprendizado, tal afirmativa foi constatada devido à mudança no comportamento das crianças, pois no inicio da pesquisa, uma característica marcante dos alunos era a insegurança diante da possibilidade de construírem, repetidas vezes diziam não saber nada, atitude que foi substituída pela curiosidade, interesse e disposição para desenvolver as atividades propostas, pois apesar de perceberem suas dificuldades bem como as dos colegas, gradativamente descobriam-se capazes, aceitavam os desafios propostos e buscavam alternativas para solucioná-los. Outro resultado constatado foi no aspecto sócio-afetivo, o relacionamento entre as crianças ganhou qualidade, pois os jogos e as brincadeiras possibilitaram que desenvolvessem sua afetividade e o relacionamento passou e ser harmônico, o que possibilitou uma interação rica em aprendizado. Assim, criavam, recriavam e expressavam suas hipóteses, evidenciando a evolução de seu pensamento, bem como a construção do conhecimento, agindo e interagindo com o objeto de estudo de maneira significativa. Diante disso, foi possível constatar que as atividades lúdicas promoveram o desenvolvimento da capacidade e potencialidade das crianças.

CONCLUSÕES:

As observações, as comparações, as análises, enfim os resultados demonstraram que as atividades lúdicas, jogos e brincadeiras, são atividades ricas em significados para a criança, pois o brincar é uma maneira natural delas se relacionarem, conferindo assim uma atividade prazerosa. Também identificamos que o lúdico abriga um grande potencial interdisciplinar, superando a fragmentação e o distanciamento das disciplinas, possibilitando a interação entre as áreas do conhecimento e a aproximação da realidade escolar com a vida das crianças. Assim, concluímos que as atividades lúdicas podem ser consideradas uma prática eficaz na superação das dificuldades no processo ensino-aprendizagem das 10 crianças do ensino fundamental da Escola Municipal Diácono João Luiz Pozzobom, pois através dos jogos e brincadeiras muitos aspectos foram desenvolvidos, contribuindo assim para o progresso escolar destas.

Instituição de fomento: FIPE/UFSM
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: atividades lúdicas; processo ensino-aprendizagem; dificuldades.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006