IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
TEMÁTICAS CONTEMPORÃNEAS E O COTIDIANO EDUCACIONAL – INDAGAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E A PEDAGOGIA

Néli Suzana Quadros Britto  1, 2
(1. Programa de Pós-Graduação em Educação / CED UFSC; 2. Universidade Vale do Itajaí-UNIVALI)
INTRODUÇÃO:
 

Esta pesquisa tem como foco a disciplina de ensino de ciências nos currículos dos cursos de pedagogia, a justificativa do por que investigar este tema está pautada por três níveis de demanda: uma primeira proveniente das produções científicas e tecnológicas e as desigualdades de acesso a estas, a segunda resultante das demandas do cotidiano educativo das instituições educativas e a terceira se refere ao perfil da formação profissional dos cursos de Pedagogia diante das demandas apresentadas anteriormente. Sob uma concepção de Ensino de Ciências comprometida com a realidade, se pressupõe que as disciplinas de Ensino de Ciências nos cursos de Pedagogia estejam em sintonia com práticas que se contraponham a tantas desigualdades sociais, culturais e econômicas, em consonância com as temáticas contemporâneas que contribuam com o exercício da cidadania sob uma visão mais aguçada e crítica a partir da apropriação de conhecimentos científicos e tecnológicos. O objetivo geral é investigar qual a concepção de Ciência que o ensino de temáticas contemporâneas vêm concretizando quando trabalhados nas disciplinas Fundamentos e Metodologia de Ensino de Ciências nos cursos de Pedagogia. Para tal o ponto de partida deste projeto foi revisar as literaturas no campo da pesquisa em educação que apontam a inter-relação entre concepção de Ciência, a história e constituição da disciplina de Ensino de Ciências e os programas curriculares na sociedade atual.

METODOLOGIA:
 

A pesquisa está organizada em duas etapas distintas uma primeira de caráter bibliográfico e documental e uma segunda etapa empírica que será construída a partir dos dados indicadores para o cruzamento e aprofundamento das informações coletadas na primeira etapa. Na primeira etapa cabe destacar os estudos acerca da produção científica brasileira (DANTAS, 2005); os estudos e pesquisas que intersecionam ciência, tecnologia e sociedade pelos Grupos de Ensino de Física e Ensino de Ciências, os quais têm como eixo organizador as questões referentes ao cotidiano e a dinâmica atual da sociedade (PIERSON, 1997; DELIZOICOV et al, 2003). Ao mesmo tempo no campo da pesquisa da educação é possível localizar indicativos quanto aos marcos históricos e conceituais do campo do currículo, sob a força modeladora da Psicologia (WARDE, 1995); ao focalizar a década de 90 se evidencia a produção de muitas propostas curriculares que buscam articulação/ aproximação ao dito cotidiano/ realidade e também são focos de pesquisa quanto às suas fragilidades e contradições (KRAMER, 1999; FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFRGS, 1996).

RESULTADOS:
 

Este estudo preliminar resultante da interlocução entre autores/as e documentos evidencia que os debates que se acirraram a partir da década de 1980, remetem ao reconhecimento daquilo que se faz necessário ponderar em relação aos espaços educativos quanto à escolha de uma concepção de currículo; a realização de um projeto político pedagógico; a redefinição da finalidade do planejamento; a consideração dos direitos/deveres dos sujeitos participantes do processo educativo; a articulação entre a realidade/ cotidiano, conhecimentos dos/as alunos/as e a apropriação de conhecimentos científicos e tecnológicos. Pautado por tais indicativos é que há alguns anos vêm ocorrendo vários movimentos nas redes públicas de ensino, algumas escolas privadas e pelos órgãos gestores da educação (tanto a nível municipal, estadual ou federal) em busca da elaboração de propostas, projetos e/ou princípios e diretrizes para educação, os quais passam a ocupar o lugar de documentos–referência para organização e planejamento do trabalho educacional.

CONCLUSÕES:
 

A análise dos objetivos apontados nos PCNs reforçam a importância de que a prática pedagógica em Fundamentos e Metodologia de Ciências esteja atenta a tais exigências para que possa contribuir na formação de professores/as que terão que atender a tais objetivos ou outras mudanças curriculares no planejamento de seu trabalho docente junto às crianças, assim como manter-se atualizado acerca das demais demandas da sociedade contemporânea. Diante do exposto acima se justifica o desdobramento deste projeto que se refere à formação de pedagoga/professora quanto ao perfil profissional desejado e necessário ao contexto social e educacional atualmente. Neste sentido é preciso investigar a história desta disciplina que aborda o ensino de ciências nos currículos de pedagogia. A intenção de focalizar a área de ciências é proveniente dos dados iniciais obtidos e também pela evidente relevância dos conceitos e temas que podem ser trabalhados nesta disciplina e que são diretamente vinculados ao cotidiano das crianças e da população em geral, mas que permanecem ignorantes diante da possibilidade de perceber que a realidade é cognoscível.

 
Palavras-chave: História da disciplina Ensino de Ciências; Currículo curso de Pedagogia; Campo conceitual: as Ciências.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006