IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)

ATIVIDADES CULTURAIS : POSSIBILIDADE DE AMPLIAÇÂO DO CAPITAL CULTURAL E DE CIDADANIA NA FORMAÇÃO DO DOCENTE

Vera Lucia Silveira Leite Campos 1
Maria Luiza de Souza Andrade  2
(1. Escola de Educação-UNIGRANRIO; 2. Escola de Educação-UNIGRANRIO/ Faculdade de Educação-UERJ/FEBF)
INTRODUÇÃO:

 A UNIGRANRIO localiza-se em Duque de Caxias, município da Baixada Fluminense (RJ), área com acentuada densidade populacional e grande diversidade cultural, mas ainda com insignificante oferta de espaços culturais. Como professoras do Curso de Pedagogia dessa Instituição temos constatado a falta de familiaridade dos alunos com as manifestações artísticas e culturais e a conseqüente alienação construída por anos de submissão exclusiva à programação televisiva. Na busca de estímulos para o despertar da compreensão de que o contato com a arte é um fator de enriquecimento interior e descoberta sensível e crítica do eu e do mundo, e de possibilidades inovadoras e prazerosas para o trabalho pedagógico em sala de aula, elaboramos o Projeto de Extensão Explorando os Espaços Culturais. Este Projeto objetiva aproximar os acadêmicos da UNIGRANRIO das manifestações culturais da Baixada Fluminense e da cidade do Rio de Janeiro, fundamentando-se na estratégia de incentivar, possibilitar e coordenar a adesão dos universitários a eventos de caráter científico, político, cultural e artístico.  Desenvolvido desde 2000, a cada semestre letivo é feita a seleção dos eventos, divulgação e sensibilização, operacionalização e reflexão.  Prioriza eventos que atendem a variedade de gêneros: dramas, musicais, humorísticos, romances, políticos e que possibilitem interfaces com a educação. Pesquisa realizada em 2005 mostrou a avaliação que os alunos fazem do Projeto. 

METODOLOGIA:

Pesquisa qualitativa, com o uso de instrumento de perguntas objetivas e subjetivas e realização de entrevistas estruturadas. A análise dos dados quantitativos gerou gráficos estatísticos e as falas dos 45 respondentes foram agrupadas por categorias de análise. Para a amostra foram selecionados os alunos que participaram, pelo menos, de três eventos sob a coordenação do Projeto.

 

RESULTADOS:

A análise dos dados mostra que 91% dos respondentes consideram que a participação nas atividades culturais tem contribuído para a sua formação profissional, embora 66% deles tenham afirmado que antes da implantação do Projeto Explorando os Espaços Culturais já tinham participado de alguma atividade cultural. Algumas variáveis são determinantes para facilitar a adesão dos alunos às atividades programadas pelo Projeto: a redução do custo possibilitada pelo transporte oferecido pela universidade; gratuidade ou preço acessível do evento e este estar sendo divulgado pela mídia; a indicação, o incentivo e a adesão de professores de outras disciplinas (75% indicaram os professores como fonte de divulgação de informações sobre as atividades culturais em geral, influenciando sua escolha). Na variedade de linguagens artísticas apresentaram o maior percentual de freqüência: teatro (71%), exposições (68%) e cinema (55%). Dos 45 respondentes, 15% declararam ter assistido a um espetáculo teatral pela primeira vez, participando do Projeto e 30% já terem participado de mais de dez eventos. Algumas críticas apontam a pouca divulgação, o horário em que a maioria das atividades é realizada e a necessidade de incluir mais espetáculos de dança, poesia e comédia. Acreditamos que com a realização deste Projeto estamos possibilitando a escuta sensível da vida e a compreensão mais abrangente da complexidade do ser humano e a riqueza de suas manifestações.                 

CONCLUSÕES:

Na Baixada Fluminense vários fatores dificultam o acesso à produção cultural, desde preconceitos contra a presença das classes populares em ambientes culturais, como a auto interdição da população, sentimento internalizado pelas dificuldades financeiras e sociais, e que faz com que as pessoas se sintam não possuidoras de direitos. O Projeto Explorando os Espaços Culturais, na ação mobilizadora para suscitar o desejo de explorar os ambientes culturais tem possibilitado a freqüência a eventos que primam pela qualidade de textos consagrados da literatura, acesso a estilos e linguagens diversificadas e discussão de temáticas diversificadas. No dizer dos próprios alunos participar desse Projeto tem levado a perceber que, usando a ARTE como um dos componentes do processo educativo, poderemos estimular o potencial de criação de nossos alunos, liberar os conflitos e tensões de sua personalidade. Assinalam ainda que as atividades do Projeto abrem possibilidades de reler os conflitos da vida,o que contribui para termos consciência de nossas origens e culturas, sem preconceitos... só assim o preconceito em relação a determinadas culturas terá fim ... Acreditamos que o Projeto tem colaborado para a formação da cidadania de nossos alunos, bem como para consubstanciar a formação teórica além do espaço institucional, demonstrando o quanto se enriquece o processo educativo em inter-relações das modalidades educativas formal, não-formal e informal (Libâneo, 2002).

 
Palavras-chave:  Projeto de extensão ; Cultura ; Formação docente.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006