IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)

CONHECIMENTO E REFLEXÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Fabiano Antonio dos Santos 1
Hellen Jaqueline Marques 2
(1. Mestre em Educação / UFPR; 2. Mestranda em Educação, Especializanda em Educação Física Escolar / UFPR)
INTRODUÇÃO:

As propostas para a formação docente, alicerçadas em políticas neoliberais, têm como eixo central as exigências do mercado. Aliados aos preceitos de tais políticas, surgem novos conceitos - em um forte processo de ressignificação - que buscam apaziguar as relações sociais, ocultando a luta de classes. Nesta perspectiva, toma-se a sociedade como um espaço do fragmentário, retirando-nos a possibilidade de compreensão de sua existência enquanto totalidade. Esta orientação faz com que o conhecimento, a formação profissional e a prática pedagógica do professor sejam descritos de forma densa, mas tomado somente o tópico em si, recaindo em uma compreensão imediata. Termos como polivalência, qualidade total, flexibilidade, reflexão e criatividade, ganham destaque na formação do “novo” trabalhador, inclusive do trabalhador em educação. Através deste estudo buscamos compreender o cenário em que se desenvolvem as novas políticas educacionais, problematizando objetivos e caminhos das mesmas a partir da produção do conhecimento sobre a formação profissional/docente. Para tanto, procuramos identificar os sentidos/significados atribuídos ao termo “reflexão” presentes na produção do conhecimento sobre a formação profissional. A presente pesquisa torna-se fundamental, em tempos onde a desvalorização da teoria tem relevância central, pois assume a práxis como conceito capaz de analisar a totalidade dos fenômenos sociais.

METODOLOGIA:
Para a elaboração do presente estudo, tomamos como base as características de uma pesquisa em ciências sociais, procurando compreender e explicar a realidade social, complexa e contraditória, na busca da totalidade. Em seu desenvolvimento foram analisados os trabalhos publicados nos anais do XIII CONBRACE (XIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 14 a 19 de setembro de 2003, Caxambu - MG), apresentados na condição de comunicação oral no interior do GTT Formação Profissional / Campo de Trabalho, perfazendo um total de 20 trabalhos. Estes foram referenciados a partir de uma numeração aleatória de 01 a 20. Para a interpretação dos dados, buscamos a análise de conteúdo como base para o desenvolvimento metodológico. Durante a investigação utilizamos a técnica de análise temática cuja abrangência configura-se em três diferentes fases: Pré-análise, Exploração do material e Tratamento dos resultados obtidos e interpretação. Os procedimentos desta investigação partiram dos seguintes passos: 1) identificação das diferentes correntes teóricas que tratam da formação profissional, buscando compreender o “constructo” do conceito de reflexão; 2) análise da produção do conhecimento sobre formação profissional; 3) análise dos dados mediante a categoria reflexão.
RESULTADOS:
Dos 20 trabalhados submetidos à análise, 08 deles não apontam nenhuma proposta ou concepção de reflexão acerca da formação profissional, seja para uma concepção estabelecida através da práxis, seja para uma concepção estabelecida através do conceito de prático-reflexivo, ficando somente em uma descrição superficial e pontual da temática. Apenas 04 trabalhos buscaram contextualizar o cenário em que se desenvolve a formação profissional, questionando as políticas impostas pelo neoliberalismo. Estes textos fazem considerações em torno das discussões de concepção de mundo, ser humano, sociedade e educação. Partem de uma reflexão acerca da sociedade e realidade social com foco na formação humana do indivíduo, entendendo a realidade enquanto espaço de conflitos e contradições, sendo o ser humano agente histórico capaz de reproduzir ou transformar a realidade, seu contexto e relações. Em contraposição a estes trabalhos, apresentaram-se um total de 08 trabalhos alicerçados na concepção da prática reflexiva. Estes abarcam em suas discussões a reflexão centrada no cotidiano, na prática do professor, de modo que este tenha um olhar pragmático sobre sua ação no mundo. Apresentam, ainda, a intenção de adequar o ser humano ao sistema social vigente e às mudanças no mundo do trabalho. Os textos apresentam certa tentativa de aliar teoria e prática, porém apóiam-se nos problemas cotidianos e imediatos, tendo a preocupação com o que é útil à prática pedagógica do professor.
CONCLUSÕES:
A partir da análise dos trabalhos publicados no GTT Formação Profissional / Campo de Trabalho do XIII CONBRACE, inferimos a necessidade de estudos cuja concepção esteja voltada à reflexão da totalidade concreta, com vistas à extinção da propriedade privada dos meios de produção. O CONBRACE tem sido um dos maiores, se não o maior, veículo da produção do conhecimento para a área de Educação Física. As teorias e reflexões críticas são deixadas de lado neste processo de ampliação da hegemonia do capital. Apoiados nos dados analisados, percebemos que a formação do professor prático-reflexivo está dissociada da realidade social enquanto totalidade concreta, não concebendo o ser humano como agente histórico produtor e transformador da sociedade. O professor nesta perspectiva é afastado das discussões teóricas propostas a identificar que função este ator social ocupa na sociedade capitalista. Verificamos, ainda, a supervalorização da prática, no fazer pedagógico, em detrimento a teoria e a reflexão crítica presente no campo da formação docente. Assim, o discurso da individualização do conhecimento ganha destaque tornando desprezível o processo de crítica, apreensão e ressignificação da realidade. Dos resultados apresentados, estabelecemos a práxis como conceito imprescindível na formação profissional, já que possibilita a relação dialetizada entre a teoria e a prática, com vistas à formação omnilateral.
 
Palavras-chave: Formação de professores; Prática-reflexiva; Práxis.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006