IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem

IMPORTÂNCIA DA BIOLOGIA ESCOLAR PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM MEIO AMBIENTE AMAZÔNICO

Nelcy Maria Machado Pereira 1, 2
Waldelice Maria da Rocha Sedovim 1, 3
Luiz Marconi Fortes Magalhães 1, 4
(1. Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental - GEPEA/NPI/UFPA; 2. Profª Mestranda ; 3. Profª M.Sc. ; 4. Prof. Ph.D )
INTRODUÇÃO:

  

   A Biologia escolar é uma disciplina que, ao longo do tempo, vem sofrendo sérias críticas sobre os métodos de ensino utilizados e a seleção e organização dos conteúdos. Essas críticas, segundo alguns autores, referem-se, sobretudo, a um padrão de ensino descritivo e memorativo, com ênfase no aprendizado de uma grande variedade de conceitos novos e extensa aquisição de vocabulário específico, desvinculados, geralmente, da realidade imediata dos aprendentes. Neste tipo de abordagem os conhecimentos representacionais que os alunos apreendem em seu cotidiano são desprezados em prol de conhecimentos teóricos conceituais sobre o mundo vivo. Assim, no intuito de contribuirmos para um ensino-aprendizagem mais significativo, real e contemporâneo da Biologia escolar na 1ª série do ensino médio, este estudo teve por objetivo avaliar a noção da importância da Biologia para alunos desse nível de ensino, assim como as sugestões metodológicas apresentadas por eles para o desenvolvimento dos conteúdos biológicos em meio escolar, a fim de torná-los mais agradáveis, contextualizados e de fácil compreensão para os alunos.

METODOLOGIA:

   O estudo foi realizado no ano de 2003, com 25 alunos de uma turma de 1ª série do Ensino Médio do Núcleo Pedagógico Integrado, Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará, com faixa etária entre 15 e 18 anos, escolhidos intencionalmente. Os dados do estudo foram construídos por meio de uma entrevista, utilizando como instrumento um questionário semi-estruturado, contendo duas indagações: 1) Qual a importância da Biologia para você? e 2) Dê sugestões de como desenvolver os conteúdos a serem estudados na disciplina Biologia. A categorização das respostas foi feita a partir da análise de conteúdo temático, tendo por critério a idéia principal presente no discurso dos sujeitos envolvidos.

RESULTADOS:

    A partir da análise dos dados sobre a 1ª indagação foi possível evidenciar que para os alunos do Ensino Médio da 1ª série, a Biologia é uma forma de conhecimento importante para: 1) o ensinamento e a aprendizagem acerca da organização e do funcionamento do ser humano, da própria vida e dos seres vivos em geral e 2) a convivência e a compreensão do mundo em que vivemos. Em relação à 2ª indagação a maioria dos alunos considerou que a metodologia utilizada não deve ser modificada, entretanto, outros sugeriram que o conteúdo de Biologia deveria ser desenvolvido a partir de: 1) trabalhos de pesquisa e em grupos com apresentação oral e debates; 2) aplicação de mais atividades em sala de aula e em casa; 3) realização de dinâmicas pedagógicas, jogos, músicas, vídeos e passeios e 4) contextualização do conteúdo.

CONCLUSÕES:

  O estudo evidencia que a noção da importância da Biologia em meio escolar está relacionada, de um lado, ao conhecimento do organismo vivo como unidade organizativa e funcional e de outro à compreensão do mundo vivo enquanto espaço de relações. Esses resultados, muito gerais e desprovidos de significado contextual, sinalizam para uma reflexão acerca da importância que a Biologia escolar deve ocupar em meio ambiente amazônico, onde a construção e a produção de conhecimentos sobre a realidade local e regional impõem-se como uma necessidade que deve ser pensada desde a educação básica. A carência de sugestões metodológicas, centradas num ensino mais investigativo e voltado para o contexto imediato dos sujeitos, aponta para a importância da construção de uma pedagogia escolar mais coerente e mais próxima da realidade, da qual emergem os problemas socioambientais locais.

 
Palavras-chave: Biologia Escolar; Ensino Médio; Ensino de Biologia.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006