IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 4. Odontologia - 1. Cirurgia Buco-Maxilo-Facial

AVALIAÇÃO MECÂNICA DA AÇÃO DO LASER DIODO DE 830ηm NO PROCESSO DE DISTRAÇÃO OSTEOGÊNICA EM MANDÍBULA DE OVELHAS

Camile Spanevello Olivier  1
Arlei Cerqueira  2
Karis Barbosa Guimarães  3
Marcelo Ferraro Bezerra 4
Daniela Nascimento Silva  5
Cláiton Heitz  6
(1. Acadêmica de Odontologia pela FO-PUCRS.; 2. Doutor em Odontologia com área de concentração em CTBMF pela PUCRS.; 3. Mestranda em Odontologia com área de concentração em CTBMF pela PUCRS.; 4. Mestrando em Odontologia com área de concentração em CTBMF pela PUCRS.; 5. Professora Doutora de Pós-graduação em Odontologia – CTBMF – PUCRS.; 6. Professor Doutor de Pós-graduação em Odontologia – CTBMF – PUCRS.)
INTRODUÇÃO:

A reabilitação do sistema estomatognático, no que diz respeito a defeitos ósseos, tem sido cercada de dificuldades, dentre elas a obtenção de tecido ósseo em quantidade suficiente e a alta morbidade de procedimentos cirúrgicos convencionais para a obtenção de enxertos. A distração osteogênica é uma técnica utilizada para a correção de deformidades faciais, seqüelas oncológicas na face, deficiências transversais dos maxilares e anquiloses temporomandibulares. Os laseres ditos terapêuticos ou não-ablativos demonstram efeitos biomoduladores positivos no processo de cicatrização de feridas produzidas no tecido ósseo, além de estimular a cicatrização de tecidos moles. No entanto, a sua aplicação na técnica de alongamento ósseo por tração osteogênica, que apresenta características distintas das observadas na regeneração de fraturas ósseas, ainda não foi bem observada. Utilizando testes de resistência mecânica, este estudo propôs-se a verificar os efeitos do laser diodo de Arseneto de Gálio-Alumínio (AsGaAl) quando aplicado em diferentes períodos do alongamento ósseo: ativação e contenção.

METODOLOGIA:
Dezoito ovelhas foram utilizadas como modelo biológico, sendo submetidas a um procedimento cirúrgico para instalação do aparelho distrator (PROMM®) por acesso extrabucal submandibular. O distrator foi confeccionado especificamente para estes ruminantes, com dois pinos transcutâneos de 3,0 mm de diâmetro posicionado de cada lado da corticotomia. Após a instalação do distrator foi realizada a corticotomia na região compreendida entre o ponto cefalométrico Gônio em direção à região do trígono retromandibular. Os animais foram distribuídos em três grupos: controle (sem irradiação) e dois experimentais (com irradiação nos períodos de ativação e contenção, respectivamente). Os grupos experimentais foram irradiados, em dias alternados, com laser AsGaAl (CW, λ= 830nm, 40mW, 4J/cm2, ponteira transcutânea e perpendicular à área irradiada) durante cinco sessões, sendo uma dose de 16J por sessão (quatro pontos ao longo da faixa de alongamento ósseo), perfazendo uma dose total de 80 joules. Os animais do período de alongamento receberam a primeira irradiação no primeiro dia de pós-operatório. A partir do quarto dia de pós-operatório, em todos os grupos, iniciaram-se as ativações do aparelho distrator até o décimo dia de alongamento (10mm de extensão), seguido por 21 dias de consolidação quando os animais foram mortos.
RESULTADOS:

Para análise dos resultados foram utilizados ensaios mecânicos de tração e avaliação macro e microscópica. Analisando os espécimes macroscopicamente, as mandíbulas apresentavam-se corticalizadas, com sinais de formação óssea no sítio de alongamento, traduzida por irregularidades da superfície, compatível com um calo ósseo. Por meio das radiografias obtidas, após a morte dos animais, observou-se imaturidade do processo de neoformação óssea. Quando os corpos de prova foram submetidos a ensaios mecânicos observou-se um aumento significativo na resistência mecânica à tração das mandíbulas alongadas que sofreram irradiação com Laser (P=0,028 - ANOVA). Após 21 dias de consolidação, o grupo irradiado durante o período de ativação foi o que apresentou maior resistência à tração em relação ao grupo controle. Nos achados histológicos deste grupo, verificou-se a marcada presença de volumosas trabéculas ósseas jovens, ausência de tecido conjuntivo fibroso denso com deposição de matriz osteóide, apresentando, entretanto, áreas com formação de tecido cartilaginoso e um padrão de ossificação endocondral.

CONCLUSÕES:

De acordo com os valores atribuídos ao esforço, confirmado pelos achados microscópicos, nota-se a evidente diferença entre os grupos, com superioridade dos grupos experimentais sobre o grupo-controle, denotando o efeito biomodulador positivo do laser terapêutico AsGaAl sobre o processo de neoformação e regeneração óssea quando aplicado neste protocolo de irradiação. Conclui-se também que a laserterapia é mais benéfica no período de contenção, pois neste período não houve interferência no padrão de ossificação.

 
Palavras-chave: Laser; Alongamento ósseo; Reparação óssea.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006