IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
CONSTRUÇÃO DE AMBIENTE VIRTUAL E INTERDISCIPLINARIDADE
Maria Aparecida da Graça dos Santos Barbosa  1
Lenicio Gonçalves  2
Ana Cristina Souza dos Santos  3
(1. Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro -CTUR/UFRRJ ; 2. Área de Biologia/DBA/IB/UFRRJ; 3. Departamento de Teoria e Planejamento de Ensino/IE/UFRRJ)
INTRODUÇÃO:

A utilização de softwares educacionais se constitui em uma ferramenta didática que vem ao encontro de uma das metas do Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo) e visa a introduzir, cada vez mais,, esta tecnologia na nova concepção do processo aprendizagem na rede pública de ensino fundamental e médio.  A temática escolhida tem a Água como questão principal, que é apresentada através de uma microbacia hidrográfica fictícia, cuja realidade revela um conjunto de práticas e suas relações ambientais. O eixo temático abordado, neste trabalho, surgiu pela possibilidade de sua exploração no contexto de muitas disciplinas,, constituindo-se, assim, em elemento provocador da interdisciplinaridade. A noção de interdisciplinaridade adotada caracteriza-se pela intensidade das trocas entre os especialistas e pela integração das disciplinas num mesmo projeto de pesquisa (FAZENDA, 1997). O presente trabalho tem como objetivo principal a construção de um ambiente virtual numa perspectiva interdisciplinar que contribua nas propostas curriculares e metodológicas para o Ensino Médio.

METODOLOGIA:

Através de entrevistas junto à Companhia Estadual de Águas e Esgotos da Cidade do Rio de Janeiro (CEDAE) e ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Guandu, procurou-se identificar os principais problemas que permeiam esta bacia e as conseqüências para o processo de tratamento da água, assim como seu custo e distribuição. Também foi realizado levantamento de material bibliográfico. Após essa etapa, foi elaborado um modelo fictício de bacia hidrográfica, desenhado em folha de papel vegetal, retratando uma determinada realidade, que procurava expressar as diferentes práticas que envolvem este ambiente natural e suas respectivas relações. O modelo foi utilizado como ambiente virtual e nele elaborou-se uma situação problema que foi apresentada à equipe de professores das áreas de Química, Biologia, História, Geografia e Conservação dos Solos do Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CTUR). Esta equipe multidisciplinar fez uma leitura das diferentes dimensões daquela realidade, apresentando suas considerações a respeito do instrumento em questão. Em seguida, foi estabelecido, em comum acordo com os professores participantes, que as considerações e propostas apresentadas por eles deveriam ser inseridas na modelagem do ambiente virtual, podendo ser apresentadas na forma de mapas, fotos, tabelas, textos, gráficos e algumas outras situações que foram expressas no ambiente virtual.

RESULTADOS:

O modelo fictício de Bacia Hidrográfica originou material instrucional rico em desafios e motivações, levando à confecção de um software, baseado no formato de apresentação Power Point da Microsoft ou Open Office, para a abordagem dos conteúdos de Química, Biologia, História, Geografia e Conservação dos Solos, relacionando os contextos: histórico, político, econômico e social. A utilização da “Solução de Problemas” como estratégia metodológica proporcionou diferentes leituras da realidade. Cada professor ao manifestar suas idéias trazia o olhar de sua disciplina sobre o problema, que embora fictício, mostrou-se bastante próximo ao que acontece na natureza. Com essas idéias foram construídos pequenos relatos, expressos no software através das entrevistas e imagens, que mostram cada realidade deste grande contexto,. Esta ferramenta da informática permite ao educando que, por interesse e capacidade reflexiva, se aproprie do conhecimento, disponibilizado nos textos e na estrutura do ambiente virtual. Dentro de uma filosofia de “software livre”, devotado à instrução e ciente de erros de uma versão experimental, pressupõe-se uma colaboração de professores, alunos e especialistas em suas áreas de atuação para a adequação dos conteúdos e apresentação. Fica claro que não há intenção de esgotar os assuntos, mas de criar vínculos e discussão para essa possibilidade de interdisciplinaridade, que é parte integrante do objetivo educacional.

CONCLUSÕES:

A modelagem do ambiente virtual desenvolvida nesta pesquisa se revelou como interessante caminho para semear a interdisciplinaridade, por promover intensas trocas entre os especialistas das diferentes disciplinas e a integração das mesmas.  Embora virtual, a configuração da situação problema, através de um software, parece ter representado para os professores envolvidos, de fato, uma oportunidade mais “visível” para o desenvolvimento de um trabalho efetivamente interdisciplinar. O ambiente virtual modelado mostrou-se uma ferramenta prática e interessante na construção de saberes contextualizados, evidenciando o conhecimento como uma rede de relações e possibilitando a articulação dos saberes disciplinares no cotidiano escolar. Acreditamos que na aplicação do ambiente virtual em nossas atividades de ensino, novos olhares aparecerão, o que sustentará uma maior reflexão sobre o presente trabalho.

 
Palavras-chave: Água; Software; Educação em Ciências.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006