IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 2. Práticas Clínicas, Identidade e Relações de Gênero

AS DIFERENTES FORMAS DE SIGNIFICAÇÃO DOS RELACIONAMENTOS ÍNTIMOS E SEXUAIS SEGUNDO AS CATEGORIAS DE GÊNERO

Natalia Pinheiro Scatamburlo 1
Marcela de Andrade Gomes 1
Roberto Moraes Cruz 1
(1. Universidade Federal de Santa Catarina)
INTRODUÇÃO:
Através de processos dinâmicos e dialéticos com a cultura, o sujeito constrói seu contexto sócio-histórico ao mesmo tempo em que é constituído por este. Ao se apropriar da rede de significados, constrói sentidos singulares para os valores e crenças, de acordo com sua trajetória pessoal pela cultura, que fomentarão suas práticas e vivências. A partir de modelos tradicionais, culturalmente atribuídos ao que é ser mulher e homem, bem como os significados em transformações na contemporaneidade, nota-se que as relações íntimas e sexuais tem sido percebidas e vivenciadas de formas diferentes segundo os gêneros. A procura do psicólogo(a) clínico em momentos de crise no relacionamento amoroso, o aumento da demanda por terapias de casal e a presença  desta temática nos meios de comunicação demonstram que as pessoas buscam entender  suas experiências amorosas. O objetivo deste trabalho é discutir as diferentes formas de significação dos relacionamentos íntimos e sexuais, segundo as relações de gênero. Os profissionais da Psicologia necessitam estar imersos em reflexões, pesquisas e práticas que abarquem estas transformações dos relacionamentos amorosos e suas conseqüências na vida dos sujeitos. Desta forma, pretende-se colaborar com a produção de estudos científicos que abordem esta temática e auxiliar os avanços das práticas clínicas.
METODOLOGIA:
O método se caracteriza por uma análise estatística a partir de um instrumento de medida escalar tipo Likert, composto por 20 itens, sendo 10 referentes à avaliação de sucesso e 10 referentes ao fracasso dos relacionamentos, com frases de conteúdo comportamental relacionado a cada um destes itens. A amostra é composta por 217 participantes de diferentes procedências, visto que a coleta de dados foi realizada em Florianópolis na alta temporada de turismo. Após serem convidados e explicitados sobre os objetivos e a importância deste estudo, os participantes responderam o instrumento individualmente. Dentre esses voluntários, 53,9% são mulheres e 46,1% são homens, e a média de idade dos participantes é de 27,33 anos.
RESULTADOS:
A partir dos resultados constata-se que os itens com as maiores médias de sucesso segundo as mulheres são liberdade (7,65), respeito (7,52) e diálogo (7,50); de acordo com os homens são relação sexual satisfatória (7,53), liberdade (7,36), respeito (7,31). Os itens com as maiores médias de fracasso segundo as mulheres são: desrespeito (7,32), falta de sinceridade (7,22), falta de diálogo (6,88), desconfiança (6,87), incompreensão (6,82), infidelidade (6,82), relação sexual insatisfatória (6,82).  As médias dos itens incompreensão, infidelidade e relação sexual insatisfatória são iguais, no entanto, a análise dos desvios padrões permite concluir que relação sexual insatisfatória, com desvio de 1,84, se posiciona anteriormente à incompreensão (desvio padrão de 1,94) e à infidelidade (1,91). Ainda de acordo com as maiores médias de fracasso, segundo os homens, os itens são desrespeito (7,11), falta de sinceridade (6,96), relação sexual insatisfatória (6,79). Os homens apresentam médias de desvios padrões de 1,39 para o sucesso e 2,00 para o fracasso, enquanto que as mulheres apresentam 1,28 para o sucesso e 1,88 para o fracasso.
CONCLUSÕES:

Os dados apontam para uma notável diferença entre os gêneros referente à importância da relação sexual satisfatória para o sucesso do relacionamento. O desvio padrão de 0,82 confirma uma alta consensualidade desta dimensão para o gênero masculino, indicando que os homens valorizam significativamente relações sexuais satisfatórias para o sucesso de seus relacionamentos. Na hierarquia das dimensões referentes ao fracasso dos relacionamentos amorosos, há concordância entre os gêneros com os atributos desrespeito e a falta de sinceridade, demonstrando semelhanças na forma de significar o fracasso das relações. Estatisticamente, o item relação sexual insatisfatória aparece em quinto lugar na ordem de importância do fracasso do relacionamento para as mulheres, demonstrando que elas vem questionando a qualidade sexual de seus relacionamentos, revelando uma tendência de novos valores apropriados por estas com relação à vida sexual. Pode-se inferir que há uma maior homogeneidade na forma de significar os relacionamentos afetivos e íntimos no gênero feminino do que no gênero masculino, fato explicado pelos homens apresentarem médias de desvios padrões, tanto de sucesso quanto de fracasso, superiores àquelas apresentadas pelas mulheres. Pode-se concluir que existe maior diferença nas formas de significar o sucesso das relações íntimas e sexuais, sendo que o fracasso é significado de forma mais homogênea, segundo as categorias de gênero.

 
Palavras-chave: Relacionamentos Intimos e Sexuais; Relações de Gênero; Medidas Psicométricas.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006