IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 5. Enfermagem Pediátrica

CUIDADO DE ENFERMAGEM AO NEONATO PRÉ-TERMO OU PATOLÓGICO

Nathiele Costa Gomes 1
Marcelo Medeiros 1
Ana Carolina de Oliveira Araújo 1
Jaqueline Rodrigues Santos 1
Ludmila de Araújo Costa 1
Nativa Helena Alves Del-Rios 1
(1. Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (FEN-UFG))
INTRODUÇÃO:

A incidência de partos prematuros é um fato real e de significativa importância no âmbito do cuidado em enfermagem em neonatologia, a qual sofre variações regionais no número de casos assim como a qualidade da assistência prestada. Quanto melhor a atenção pré-natal e o aperfeiçoamento desses cuidados, mais altas são as idades gestacionais atingidas e maior é a viabilidade de sobrevida dos recém-nascidos. Por meio desta investigação, o acesso à informação será facilitado aos profissionais de saúde e, ao mesmo tempo contribuirá no sentido de oferecer subsídios à análise da assistência e das possibilidades e dos limites das publicações que abordam cuidados de enfermagem ao neonato pré-termo e/ou patológico. O estudo tem como objetivo buscar uma aproximação com o tema abordado, além de identificar e analisar a produção do conhecimento científico de enfermagem sobre o cuidado de enfermagem em neonatologia.

METODOLOGIA:
Trata-se de uma pesquisa desenvolvida nos moldes da bibliográfica, aqui entendida como aquela que é composta basicamente das seguintes etapas: a escolha do tema; o levantamento bibliográfico preliminar; a formulação do problema; a elaboração do plano provisório de assunto; a busca das fontes; a leitura do material; o fichamento; a organização lógica do assunto e a redação do texto. Nesse sentido, após a escolha do tema e da delimitação do período, 1998 a 2003, foi realizada uma busca na Biblioteca Virtual em Saúde, através do sistema Bireme, indexado na base de dados LILACS, onde utilizamos os descritores Enfermagem/RNPT; Enfermagem/”recém-nascido prematuro”; Enfermagem/”recém-nascido pré-termo”; Enfermagem/”neonato prematuro”; Enfermagem/”neonato pré-termo”. Os dados coletados foram obtidos a partir de um formulário seguindo padrões da Bireme, analisados e categorizados de acordo com a literatura pertinente. O formulário era composto pelas seguintes categorias: título, tema, ano, autores, fonte, descritores e resumo. E foi analisado considerando tema, fonte, ano, autores e descritores.
RESULTADOS:

Foi encontrado um total de vinte e duas publicações, das quais apenas quinze se inseriram no período estabelecido e se adequam ao objeto do estudo proposto. A partir do levantamento bibliográfico, foi possível organizar o material por meio de uma categoria única que trata dos cuidados de enfermagem ao neonato. De um modo geral, os textos discutem sobre a nutrição, os cuidados com a pele e cuidados em geral ao Recém-Nascido Pré-Termo (RNPT). Das publicações categorizadas, 80% eram artigos de revista e 20% eram teses, sendo que a revista que mais se destacou foi a Acta Paulista de Enfermagem, presente em 25% dos artigos. No período estabelecido, o ano de 1999 contou com um maior número de publicações, totalizando 26%. O autor mais freqüente publicou sobre: a alimentação do bebê prematuro e de muito baixo peso ao nascer, termorregulaçäo, o cuidado individualizado ao pequeno prematuro e sobre o cuidado da enfermagem no seguimento de crianças pré-termo e de baixo peso ao nascer. Foi encontrado um volume muito extenso de descritores e verificou-se que desses, a maioria estava relacionada à área temática trabalhada.

CONCLUSÕES:

Através da pesquisa foi identificado um número restrito de produções científicas, porém foi possível relacionar os assuntos, temas, autores e revistas mais interessados pelo cuidado ao RNPT. Houve uma considerável aproximação ao tema abordado e os resultados obtidos evidenciaram uma grande preocupação com o cuidado com a pele, com a nutrição e com o atendimento individualizado ao recém-nascido.

 
Palavras-chave: neonatologia; cuidados de enfermagem; recém nascido prematuro.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006