IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem

AS ENTRELINHAS INTERDISCIPLINARES EM TORNO DO ATO DE APRENDER: UTILIZAÇÃO E DISPONIBILIZAÇÃO DE OBJETOS MULTIMÍDIA COMO FERRAMENTAS DE APRENDIZAGEM

 

 

Heloisa Cristina da Silva Leandro  1, 2
Mirian de Albuquerque Aquino  1, 2
Antonio Roberto Faustino da Costa  1, 2
Lebiam Tamar Silva Bezerra  1, 2
(1. Universidade Federal da Paraíba/UFPB; 2. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/CNPq)
INTRODUÇÃO:

A atividade inter/multi/pluri/transdisciplinar como um meio de mutação cognitiva tem sido alvo de pesquisas e estudos, apresentando-se como um diferencial na formação de competências em instituições de ensino. Os métodos e as práticas propiciam (re) modulações que vão desde as metodologias adotadas até a ruptura com as rotinas/repetições pragmáticas e (re)adaptações pedagógicas, atingindo diretamente as formas de assimilação dos saberes. A partir da intersecção de várias disciplinas obtêm-se novos saberes e sua integração na solução de múltiplos problemas em sala de aula. Desse modo, o trabalho passará a ser em grupo, aglutinando “inteligências múltiplas”, e baseado na cooperação mútua e troca de experiências, modificando o papel do sujeito, que transitará de individualista para coletivo, e do professor, que explorará diferentes áreas e meios para ministrar suas aulas em diferentes contextos e situações, dotando-se de qualificações profissionais. Dentre esses meios, estão os objetos multimídia (computadores, CD’s educativos e simulativos, softwares multimídia, dispositivos de armazenamento e recuperação digital, interfaces informatizadas, etc.) que auxiliam professores e alunos (aprendentes) e promovem uma aprendizagem criativa e dinâmica. Nessa perspectiva, a universidade deve ser um lugar de produção e integração de diversos saberes e indivíduos, acompanhando, ao mesmo tempo, os desenvolvimentos tecnológicos e promovendo trocas entre as complexidades que a constitui.

 

METODOLOGIA:

A pesquisa qualitativa, de caráter construtivista, tem no levantamento de problemas o alicerce para fundamentar hipóteses que venham a ser solucionadas/relacionadas através de um elenco teórico-temático finalizando a elaboração dos conceitos essenciais para a pesquisa e de entrevistas semi-estruturadas aplicadas aos coordenadores, professores e alunos, respectivamente, objetivando transcrevê-las integralmente para uma posterior análise do discurso. Esta análise permitiu verificar os pensamentos norteadores do uso de objetos multimídia nas diferentes áreas do conhecimento, o que nos impulsiona a mostrar a importância da prática inter/multi/pluri/transdisciplinares como fonte de riqueza cognitiva no processo de ensino-aprendizagem, nas interações entre os aprendentes e no desenvolvimento de competências exigidas pelo mercado de trabalho. Desse modo, o universo da pesquisa é a Universidade Federal da Paraíba-UFPB, abrangendo os centros do Campus I e os sujeitos (docentes, discentes e pessoal técnico-administrativo) que dispõem e usam objetos multimídia em atividades de ensino, pesquisa e extensão. Os instrumentos de coleta de dados são a observação e a entrevista semi-estruturada, incluindo a transcrição integral, com a intenção de coletar informações sobre o uso de objetos multimídia na instituição, verificando se estes realmente auxiliam no processo ensino-aprendizagem e se estes objetos podem ajudar na formação acadêmica e/ou intelectual.

 

RESULTADOS:

O estudo encontra-se delineado em torno de aprofundamentos teórico-metodológicos baseados em autores que investigam a temática educação e tecnologia e visam uma relação benéfica entre essas áreas do conhecimento, como um meio criativo, inventivo e sofisticado utilizado no processo de ensino-aprendizagem, a fim de ser um veículo auxiliador. Paralelamente às leituras, foram realizadas entrevistas com os coordenadores dos cursos de Ciências Sociais, Biblioteconomia, Ciências da Computação e Pedagogia, visando traçar o perfil do projeto político-pedagógico; instalações, infra-estrutura e laboratórios multimídia; utilização dos objetos multimídia; e a importância de incluí-los em ambientes de aprendizagem. Após cada entrevista, teve-se o devido cuidado de transcrevê-las integralmente para proceder a uma análise discursiva a respeito do uso dos objetos multimídia em contextos de aprendizagem na UFPB.

CONCLUSÕES:

A busca da socialização do conhecimento faz parte de uma luta cotidiana de professores e pesquisadores que não se contentam em passar anos e anos em sala de aula envolvidos por uma mesmice metodológica. A inserção de elementos inter/multi/pluri/transdisciplinares em atividades de ensino, pesquisa e/ou extensão é uma forma de extinguir ou de pelo menos amenizar essa situação, pois os mesmos funcionam como um fator de acoplamento de inesgotáveis disciplinas aliados aos professores de diferentes áreas do saber. Esse fato foi percebido ao longo das leituras/pesquisas sobre essa abordagem e das entrevistas fornecidas aos cursos citados anteriormente, em que a união interdisciplinar/transdisciplinar era visível desde as discussões e compartilhamento de idéias entre os inúmeros autores relacionados até os fluxogramas e projetos político-pedagógicos analisados. A abertura de uma porta para as diversas formas de aprender impulsiona a aprofundar ainda mais os estudos iniciados e a divulgar, ao lado de novas metodologias pedagógicas, os objetos multimídia como sendo recursos indispensáveis para uma aprendizagem satisfatória e auxiliadores de um novo perfil de aprendente como um sujeito autônomo, crítico, reflexivo, criativo, inventivo e colaborativo.

 

 

 

Instituição de fomento: Universidade Federal da Paraíba/UFPB
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Aprendizagem; Interdisciplinaridade ; Objetos multimídia.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006