IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior
A HETEROGENEIDADE CULTURAL NOS GRUPOS ACADÊMICOS: UM ESTUDO SOBRE HERANÇA CULTURAL DOS ALUNOS DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
Samara Cristina Silva Pereira  1
Guiomar de Oliveira Passos  2
(1. Graduanda do curso de Serviço Social da UFPI; 2. Professora Dr. do Departamento de Serviço Social da UFPI)
INTRODUÇÃO:

Este resumo expõe os dados obtidos na pesquisa intitulada A herança cultural dos alunos do curso de Serviço Social da Universidade Federal do Piauí: pista para superação de alguns problemas na formação profissional. A pesquisa teve como ponto de partida um problema empírico: a dificuldade apresentada pelos alunos do curso na leitura e compreensão dos textos científicos e filosóficos, identificadas pelos professores, notadamente os que ministram disciplinas como Pesquisa Social e Trabalho de Conclusão de Curso. O objetivo consistiu em investigar a herança cultural dos alunos do curso de Serviço Social da UFPI e conhecer as propriedades socioeconômicas e culturais detêm. Adota-se a matriz de pensamento de Bourdieu (1939-2002), segundo a qual o sucesso ou fracasso na realização das práticas escolares e acadêmicas, dentre elas a leitura, depende da herança cultural que os alunos dispõem. A herança cultural compreende o capital cultural familiar, em seus três estados ― incorporado, objetivado, e institucionalizado e um certo ethos sistema de valores implícitos e profundamente interiorizados que contribui para definir, entre outras coisas, as atitudes face ao capital cultural e à instituição escolar (BOURDIEU, 2002, p.42). A relevância do trabalho está em conhecer a condição socioeconômica e cultural dos alunos do curso de Serviço Social, permitindo, assim, que os professores pensem suas práticas pedagógicas a partir da realidade do grupo.

METODOLOGIA:
A metodologia adotada na investigação foi quantiqualitativa. Os procedimentos técnico-instrumentais foram: revisão da literatura; pesquisa documental junto a instituições como Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE-PI) e Fundação Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais do Piauí, para obter informações sobre a situação socioeconômica e cultural da população teresinense, com fim de situar os alunos no espaço no qual estão inseridos; ao Núcleo de Processamento de Dados da UFPI e Coordenação do Curso de Serviço Social, para identificar os alunos matriculados no curso no período de 2004 e anteriores bem como as disciplinas do curso com maior concentração de alunos, sala em que aconteciam e horário da aula. Os instrumentos utilizados formam o questionário socioeconômico e cultural e o software Startitical Package for the Social Siences (SPSS version 11.0). A elaboração do questionário seguiu-se da realização de pré-teste junto a uma turma do curso, para examinar seu alcance e eficácia; em momento posterior deu-se a reelaboração do instrumento, adequando-o aos objetivos da pesquisa; seguiu-se com a abordagem aos alunos, através de visitas às salas de aula selecionadas, momento em que se realizou esclarecimento dos objetivos da pesquisa e aplicação do questionário. O programa SPSS possibilitou a codificação e tabulação dos dados, e o cruzamento de variáveis. Reunidos os dados realizou-se a análise com base no referencial teórico adotado.
RESULTADOS:
O questionário foi aplicado junto a 196 alunos dos 240 matriculados no período 2004/02. Os resultados obtidos foram: 96% dos alunos são do sexo feminino; 82% são solteiros; 72% têm idade entre 18 e 24; 73% ingressaram na universidade logo que concluíram o ensino médio (51,3%) ou no ano seguinte (21,5%). Quanto à condição econômica 76% são dependentes da família, sendo 59,2% totalmente dependente e 16,8% parcialmente, somente 14,8% são totalmente independentes. A renda familiar da maioria dos alunos (51,4%) é superior a 5 salários mínimos (sm), em Teresina apenas 18,9% dos domicílios têm essa renda (CENSO-2000). A trajetória escolar de 84% teve início na pré-escola e a maioria teve acesso a rede privada de ensino desde as séries iniciais até o ensino médio (75%); 73% realizaram curso de informática; 77% acessam a Internet; 56,2% têm computador em casa, 32% realizaram curso de língua estrangeira fora do sistema regular de ensino e 38% dos alunos realizam ou realizaram segundo curso. O título de ensino superior faz-se presente apenas entre 15,7% mães e 15,2% dos pais. No que se refere a práticas culturais: 73,5% freqüentam bibliotecas, 53,6% cinemas, 28,7% teatro, 4,6% a museus, 69,4% vão a shows musicais, 42,9% a festas dançantes e 1,5% a estádios de futebol. Os alunos lêem em média 09 livros por ano; sendo que 6,5% mais de 10 livros por ano, 18,9% lêem entre 6 e10, 27,6% entre 4 e 5, 42,7% entre 2 e 3, 4,3% lê apenas 1 livro e 0,5,% não lê nenhum livro por ano.
CONCLUSÕES:

As informações obtidas permitiram conhecer a condição social dos alunos e situá-los no espaço social onde estão inseridos, a cidade de Teresina, assim como as propriedades socioeconômicas e culturais que detêm, como era objetivo da pesquisa. Os pesquisados são, de maneira geral, sujeitos com trajetória escolar privilegiada (realizaram pré-escola, estudaram em escola privada, não apresentam grande distorção-idade série, não trabalham) o que lhes favoreceu a acesso a política de educação superior (em Teresina apenas 16,5% da população está na universidade). Todavia, entre os dominantes estão na posição de dominados, o que fica evidenciado pela situação econômica, pelo capital cultural institucionalizado detido pelos pais e pela inexpressiva dedicação dos alunos a práticas culturais cultivadas como a leitura. Os alunos do curso de Serviço Social da UFPI constituem um grupo bastante heterogêneo quanto à herança cultural, existindo uma minoria que detêm as propriedades que favorecem a recepção dos conteúdos acadêmicos e de cultura (disposição para leitura, domínio de outro idioma, entre outros), o que repercute na realização das práticas acadêmicas, pois os comportamentos, estilo de falar e de escrever, exigidos pelo sistema escolar, são mais bem cumpridos pelos socializados conforme essas regras e valores, os culturalmente favorecidos. Tal constatação põe-se como desafio aos professores, pois que a ação pedagógica tem seu rendimento condicionado pela herança cultural do aluno.

Instituição de fomento: Programa Interinstitucional de Bolsa de Iniciação Cientifica da UFPI e Programa Interinstitucional de Bolsa de Iniciação Cientifica do CNPQ
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Herança cultural; Capital cultural ; Alunos de serviço social da UFPI.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006