IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 6. Química Inorgânica

MODELOS DE COMPLEXOS PARA APLICAÇÃO AO ENSINO DE ESPECTROSCOPIA E ISOMERIA DE COMPOSTOS DE COORDENAÇÃO

Afranio Gabriel da Silva  1
Josivandro do Nascimento Silva  2
André Leandro da Silva  2
Vandecí Dias dos Santos  2
(1. Unidade Acadêmica de Engenharia Química, Universidade Federal de Campina Grande ; 2. Departamento de Química, Universidade Estadual da Paraíba – UEPB)
INTRODUÇÃO:

INTRODUÇÃO: O estudo de complexos ou compostos de coordenação no ensino superior é encarado com bastante dificuldade pelos discentes, principalmente em isomeria de complexos, devido ao fato dos discentes terem dificuldade na visualização dos ângulos e nos planos de simetria existentes nos complexos octaédricos. A formação de um complexo é o resultado de uma reação ácido-base de Lewis entre os metais de transição e os seus diversos tipos de ligantes. Alguns elementos neste ramo da química inorgânica são de suma importância, tais como isomeria de complexos. Neste trabalho foram construídos os modelos de complexos, hexaquoníquel(II), hexaminíquel(II),  hexaaquoferro(III) e o tetramindiclorocobalto(III), tendo como objetivo usá-los no estudo de Espectroscopia Eletrônica e Isomeria de complexos, e também em Teoria do Grupo.

METODOLOGIA:
METODOLOGIA: Para construir os modelos dos complexos, foram utilizadas esferas de poliestireno de 35,55mm de diâmetro, tubos de plásticos rígido para as ligações químicas  e tubos flexíveis de látex. Após esta etapa as esferas foram pintadas com a cor característica dos átomos. Para dimensionar  os ângulos  e comprimentos de ligação entre os átomos e moléculas ligantes, foi utilizado o programa WebLab ViewerPro 3.12, que utiliza como base alguns dados teóricos e parâmetros cristalográficos experimentais de moléculas conhecidas adicionados a cálculos interativos através de diversos programas de otimização de estrutura, tais como; CIF (Crystallographic Information File), CHM (Molecular Simulations, Catalyst Query), MSF (Molecular Simulations, Quanta), CSD (Cambridge Structural Database Crystallographic files), MOL (Molecular Design, Ltd. [MDL]),
RESULTADOS:
RESULTADOS: Os íons complexos  hexaaquoferro(III) e tetraamindiclorocobalto(III) construídos apresentam ângulos de 90º entre seus ligantes e o metal. Já entre as os átomos de N – H e O – H tem ângulo de 107º e 104º, respectivamente. A construção dos modelos moleculares seguiu todos os parâmetros previstos pela literatura, tais como comprimento de ligação entre os átomos e moléculas, cor característica dos mesmos.
CONCLUSÕES:
CONCLUSÃO: Os modelos de complexos construídos têm grande importância, pois podem ser utilizados pelos docentes em universidades para lecionar isomeria de complexos, ajudando no entendimento dos discentes nesta parte da química inorgânica.
Instituição de fomento: PIBIC/CNPq/UEPB
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: complexos; isomeria; moléculas.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006