IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 2. Química Ambiental

USO DA PECTINA DE LARANJA NA REMOÇÃO DE ÍONS METÁLICOS

Vandecí Dias dos Santos 1
Josivandro do Nascimento Silva  1
Afranio Gabriel da Silva  2
Oberto Grangeiro da Silva  3
(1. Departamento de Química, Universidade Estadual da Paraíba – UEPB; 2. Unidade Acadêmica de Engenharia Química, Universidade Federal de Campina Grande ; 3. Departamento de Química, Universidade Federal da Paraíba – UFPB)
INTRODUÇÃO:
Espécies metálicas apesar de serem componentes naturais do meio ambiente, quando presente em concentrações elevadas, representam riscos à saúde. Atualmente, pesquisas têm sido feitas com a finalidade de retenção de metais pesados de efluentes líquidos e sólidos. Estudos recentes, mostram que polieletrólitos naturais, tais como alginatos e pectinas, estão sendo utilizados, devido a sua alta capacidade  de formar complexos com íons metálicos. Desta forma, no presente trabalho foi avaliado o uso do albedo (parte branca esponjosa) das cascas de laranja Pêra (Citrus sínensis osbeck), ricas em pectina, na remoção de íons metálicos. Neste trabalho, estudou-se o processo de retenção do íon metálico Cu2+ em colunas de percolação, através da quantificação da capacidade de retenção do resíduo de laranja, afim de desenvolver um sistema de baixo custo e de fácil implementação e manutenção para o tratamento de efluentes industriais ricos em cobre.
METODOLOGIA:
Com a atenção voltada para as propriedades de retenção do resíduo de laranja, foi montado um sistema de colunas de percolação com leitos fixos com volumes iguais de substrato, proveniente das Lanchonetes localizadas no centro de Campina Grande-PB. Nestas colunas foram percoladas soluções do íon metálico, utilizando-se CuSO4.5H2O, preparadas com concentração de 100 ppm. As soluções coletadas de 24 em 24 horas durante um período de 15 dias, foram analisadas por  espectroscopia de absorção atômica
RESULTADOS:
O substrato mostrou uma retenção 76,73% do íon Cu2+, que é considerada uma alta eficiência. Essa eficiência se dá principalmente pela presença de pectina no resíduo de laranja, uma vez que essa molécula possui grupos carboxílicos e hidroxílicos que podem atuar como complexantes de íons metálicos da solução.
CONCLUSÕES:
Os resultados obtidos com o estudo em colunas de percolação, com a biomassa seca de resíduo de laranja, comprovam que esse material de baixo custo, apresenta boa capacidade de retenção de íons metálicos de solução aquosa, e que também pode ser regenerado por ácidos minerais, o que é de grande importância para sua implantação em sistemas de tratamento de efluentes industriais que contenham metais pesados.
Instituição de fomento: PIBIC/CNPq/UEPB
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: metais pesados; pectina; complexação.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006