IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química

MODELOS MOLECULARES PARA APLICAÇÃO AO ENSINO DE GEOMETRIA DE ALGUMAS FUNÇÕES ORGÂNICAS

Josivandro do Nascimento Silva  1
Afranio Gabriel da Silva  2
Vandecí Dias dos Santos  1
André Leandro da Silva 1
Fernanda Lira de Menezes  1
(1. Departamento de Química, Universidade Estadual da Paraíba – UEPB; 2. Unidade Acadêmica de Engenharia Química, Universidade Federal de Campina Grande )
INTRODUÇÃO:
No ensino de geometria molecular, a noção espacial do arranjo geométrico dos átomos nas moléculas, é fundamental para a correta identificação da forma estereoquímica de diversas substâncias e sua aplicabilidade no reconhecimento da estrutura, bem como a correlação de suas reatividades frente a outras espécies que participam de processos químicos baseados em encaixes seletivos e estereoespecíficos, em alguns casos complexos. Observando a dificuldade que os alunos mostram em reconhecer a verdadeira geometria das moléculas foi proposto a obtenção de modelos teóricos para a arquitetura base da construção dos modelos físicos das moléculas mais estudadas na química geral e orgânica, lecionadas no ensino fundamental e no ensino superior.
METODOLOGIA:
Os modelos teóricos foram desenvolvidos através do programa WebLab ViewerPro 3.12, que utiliza como base alguns dados teóricos e parâmetros cristalográficos experimentais de moléculas conhecidas adicionados a cálculos interativos através de diversos programas de otimização de estrutura, tais como; CIF (Crystallographic Information File), CHM (Molecular Simulations, Catalyst Query), MSF (Molecular Simulations, Quanta), CSD (Cambridge Structural Database Crystallographic files), MOL (Molecular Design, Ltd. [MDL]), entre outros, para se obter o melhor arranjo estereoquímico idealizado do sistema molecular. As funções orgânicas representadas neste trabalho são ácido carboxílico, (ácido acético), álcool (etanol) e aldeído (etanal). Os modelos físicos foram construídos com esferas de polietileno de 35,55mm de diâmetro tubos de plásticos rígido para as ligações químicas  e tubos flexíveis de látex.
RESULTADOS:
Esses modelos apresentaram como principal característica a flexibilização dos ângulos de ligação, dessa forma se assemelham a moléculas reais, cujas estruturas não são rígidas.
CONCLUSÕES:

As moléculas construídas apresentaram-se com as características que foram propostas neste trabalho, tendo ângulos de ligações variáveis, assemelhando-se às moléculas reais que ao absorverem energia, seja térmica ou na forma de radiação eletromagnética mudam instantaneamente suas estruturas podendo variar em algumas propriedades químicas como por exemplo momento de dipolo e outras.

Instituição de fomento: PIBIC/CNPq/UEPB
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: moléculas; funções orgânicas; modelos.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006