IMPRIMIR VOLTAR
E. Ciências Agrárias - 7. Ciência e Tecnologia de Alimentos - 4. Ciência e Tecnologia de Alimentos

PROPRIEDADES TECNOLÓGICAS DE LINHAGENS DE Staphylococcus xylosus ISOLADAS DE EMBUTIDOS CÁRNEOS ARTESANAIS

Ângela Maria Fiorentini 1, 2
Maristela Cortez Sawitzki  2
Teresinha Marisa Bertol  3
Ernani S. Sant’Anna  2
(1. UNIJUÍ; 2. UFSC; 3. EMBRAPA SUÍNOS E AVES)
INTRODUÇÃO:

Diferentes microrganismos como bactérias, bolores e leveduras podem estar presentes na microbiota natural de carnes. Desses destacam-se as bactérias, onde encontram-se  os microrganismos contaminantes e  aqueles com emprego industrial como as bactérias ácido lácticas(BAL) e Micrococcaceae.  A produção de ácido láctico pelas BAL e a capacidade de Micrococcaceae na redução de nitrato em produtos cárneos, possibilita a seleção de linhagens de ambos os grupos para uso como cultivos iniciadores em produtos cárneos fermentados. As bactérias Micrococcaceae pertencentes ao grupo de micrococos e Staphylococcus coagulase negativa têm papel fundamental na formação da cor nos produtos cárneos, reação esta que ocorre pela redução de nitrato a nitrito e conseqüente formação de óxido nítrico(NO) que ao ligar-se com a mioglobina resulta em nitrosomioglobina, que é o pigmento da cor característica de produtos curados.  Também produzem a enzima catalase responsável pelo desdobramento do peróxido de hidrogênio, que pode ser formado como metabólito no desenvolvimento de bactérias acidoláticas. O flavor dos produtos fermentados curados são resultantes de compostos aromáticos produzidos também por Micrococcaceae, pela atividade lipolítica e proteolítica que possuem essas bactérias.  A pesquisa teve como objetivo testar propriedades de importância tecnológica de Micrococcaceae, para selecionar linhagens de Staphylococcus xylosus com potencial de cultivos iniciadores para produtos cárneos fermentados.

METODOLOGIA:

As linhagens do microrganismo Staphylococcus xylosus(6) foram isoladas anteriormente de embutidos cárneos artesanais comercializados na região Noroeste do Rio Grande do Sul, cedidas pela UNIJUÍ – RS. As culturas foram desenvolvidas em meio BHI (Brain Heart Infusion) e incubadas a 350C por 48 horas. Foram realizadas as seguintes análises: teste de catalase, atividade nitrato redutase, efeito de temperatura(15 e 450C) e pH(5,0 e 5,5) no crescimento, resistência a diferentes concentrações de NaCl(2%, 3%, 10% e 15%) e NaNO2(80ppm, 100ppm, 120ppm, 150ppm, 200ppm), resistência ao uso concomitante de NaCl(3%) e NaNO2 (200 ppm) adicionados ao agar BHI e determinação de nitrito residual, em caldo BHI suplementado com 156 e 300 ppm de nitrito de sódio. Incubação a 350C por 48 horas e leitura espectrofotométrica  em 474nm.                

 

RESULTADOS:
Todas as linhagens em estudo apresentaram ação sobre o peróxido de hidrogênio e sobre nitrato de sódio,  crescimento a temperatura(15 e 450C) e pH(5,0 e 5,5). As linhagens de Staphylococcus xylosus não apresentaram alteração sob as diferentes concentrações de NaCl e nitrito de sódio no substrato. Observou-se a resistência das linhagens ao uso simultâneo de cloreto de sódio(3%) e nitrito de sódio(200 ppm). A redução de nitrito de sódio foi significativa no caldo inoculado com bactérias em comparação ao meio controle.  Para cada embutido cárneo formulações são específicas variando o tipo de matéria-prima, os condimentos, como também a concentração de NaCl, sais de cura e a temperatura de maturação, portanto é preciso conhecer a tolerância e resistência destas bactérias, principalmente aos sais utilizados no processamento de carnes, para serem utilizadas  como cultivos iniciadores.
CONCLUSÕES:

As seis(6) linhagens  selecionadas apresentaram atividade de catalase, crescimento a temperatura(15 e 450C) e pH(5,0 e 5,5), tolerância a NaCl e NaNO2 e capacidade de reduzir nitrito em meio líquido, demonstrando potencial para aplicação como cultivos iniciadores em produtos cárneos fermentados.

Instituição de fomento: Embrapa, UFSC, UNIJUÍ.
 
Palavras-chave: Staphylococcus xylosus; cultivos iniciadores; embutidos cárneos.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006