IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 4. Saúde Pública
ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DE AGROTÓXICOS NO PERÍMETRO IRRIGADO CURU-PARAIPABA, CONSIDERANDO SEUS EFEITOS NA POPULAÇÃO LOCAL
Francisco Lunásio da Silva Lima 1
José Felipe Américo Cordeiro 1
George Satander Sá Freire 1
Diva Maria Borjes Nojosa 1
(1. (1) Progr. de Desenv. e Meio Ambiente (PRODEMA), Universidade Federal (UFC))
INTRODUÇÃO:
Este estudo tem como área de pesquisa o Perímetro Irrigado Curu Paraipaba, localizado no município de Paraipaba, à margem esquerda do Rio Curu, Estado do Ceará, 90 km a oeste da capital, Fortaleza com coordenadas geográficas 3o 30’ de latitude S. e 39o 15’ de longitude W. A pesquisa objetivou fazer uma análise estatística descritiva dos aspectos sócio-ambientais decorrentes da constante utilização de agrotóxicos pelos irrigantes do perímetro nas principais fruticulturas desenvolvidas no perímetro.
METODOLOGIA:
A relação homem-natureza vem apresentando-se, no decorrer dos séculos, de forma intricada e conflituosa. Os impactos exercidos pelo homem podem ser genericamente divididos em dois tipos: primeiro, o consumo de recursos naturais em ritmo mais acelerado do que aquele no qual eles podem ser renovados pelo sistema ecológico; segundo, pela geração de produtos residuais em quantidades maiores do que as que podem ser integradas ao ciclo natural de nutrientes. Além desses dois impactos, o homem chega até a introduzir materiais tóxicos no sistema ecológico que destroem as forças naturais. Logo, ao considerar esses conflitos existentes entre a relação homem-natureza e afim de apreende-los na sua totalidade essa pesquisa baseia-se na Teoria da Complexidade de Edgar Morin e na Teoria Geral dos Sistemas de Bertalanfy, as quais buscam uma visão integrada do homem como parte do meio. Esse trabalho faz uma análise estatística descritiva de dados obtidos através de questionários semi-estruturados aplicados a 100 famílias (18,34% dos residentes no perímetro). Tal valor se deve ao fato de observamos um homogeneidade na população analisada na qual presumimos que esse percentual seja representativo do objeto de estudo.
RESULTADOS:
Dos resultados obtidos foram observados que dos lotes agrícolas, 98% são de coco, 27% cana, 15% feijão, 15% macaxeira, 14% graviola, 6% de capim, 6% de caju, 4% acerola, 7% outras culturas e 2% lotes improdutivos sendo que 63% do irrigantes apresentam consórcios de pelo menos duas culturas agrícolas. Apesar de cada setor, apresentar um escola pública, em um total de 8 apenas no perímetro, na população, 44% do irrigantes são analfabetos, 31% apresentam até 5 anos de escolaridade, 10% ensino fundamental completo e 3% ensino médio completo, mesmo assim apenas 35% deles lêem alguma das indicações no rótulo da embalagem. Observou-se ainda que 98% do irrigantes utilizam pelo menos 1 tipo de agrotóxico e 70% faz uso mensal desses compostos químicos o que vem acarretando problemas de saúde de forma contínua e apesar de 53% do irrigantes utilizar pelo menos um tipo de equipamento de proteção individual, 55% já sentiram algum problema durante a aplicação da substância e 32% apresentou ou apresenta mais de dois sintomas relacionados com intoxicação por agrotóxicos e apenas 14% procuram atendimento médico no hospital local ou postos de saúde. Ainda foi constatado que 50% dos irrigantes deixam as embalagens expostas ao ar livre, 45% queima ou enterram e apenas 5% devolvem a embalagem no local de venda e 98% deles não apresentaram qualquer receituário agronômico para compra de produtos.
CONCLUSÕES:
As exigências de mercado pela qualidade dos produtos agrícolas, vem aumentando consideravelmente a utilização de agrotóxicos em todos os setores agrícolas incluindo o Perímetro Irrigado Curu-Paraipaba. A falta de educação formal e orientação técnica e consequentemente os problemas de forma crônica na população local promovidos pelo contínuo uso de agrotóxicos vêem demonstrando uma constante preocupação com futuros casos de contaminação humana. É necessário, portanto, o emprego de uma série de medidas terapêuticas e profiláticas por parte de órgão de saúde pública e ambiental que visem à conscientização dos riscos na utilização de agrotóxicos pela população humana.
Instituição de fomento: CNPq
 
Palavras-chave: Análise; Agrotóxicos; Perímetro Irrigado Curu-Paraipaba.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006