IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 9. Ergonomia - 1. Ergonomia

CORRELAÇÃO ENTRE AS CARACTERÍSTICAS DAS CURVATURAS DA COLUNA VERTEBRAL E RELATOS DE DORES NAS COSTAS

Maria Elani Iamut 1
Jansen Atier Estrázulas 1
Ewertton Bezerra 1
(1. Centro Universitário do Norte - UNINORTE - Manaus-AM- Brasil)
INTRODUÇÃO:

As lesões decorrentes do trabalho normalmente se apresentam nas regiões mais utilizadas durante este, sendo que estas podem ter ligação com manutenção da mesma postura por período prolongado e tempo de pausa inadequado. Por este motivo o estudo exposto teve como objetivo correlacionar as características das curvaturas da coluna vertebral com relatos de dores na região da coluna vertebral de montadoras do Pólo Industrial de Manaus.

METODOLOGIA:
A pesquisa constou de uma etapa descritiva diagnóstica e outra causal comparativa, em que participaram 44 montadoras. As voluntárias têm como características (30,2 anos, 52,9 Kg, 157,25cm e tempo de exercício da função de 3,3 anos). Estas possuíam jornada de trabalho de no mínimo 45 horas semanais. Para a avaliação das curvaturas utilizou-se um instrumento objetivo, o sistema Fisiologic de avaliação postural e para o levantamento de dores nas costas um esquema onde o avaliado assinalava a área da coluna que apresentava dor com maior constância. Para modelar uma possível correlação entre as características das curvaturas e presença de dores nas costas, utilizou-se Análise de componentes principais e análise de regressão múltipla.
RESULTADOS:
Caracterizam que a correlação é baixa (r=0,41) constatando que os resultados obtidos em relação à correlação entre as dores nas costas e a caracterização das curvaturas indicam que os ângulos observados nas curvaturas vertebrais não são influentes para o desenvolvimento da mesma.
CONCLUSÕES:
O fato de não ter sido achado correlações significativas indica que as dores nas costas podem ser acarretadas por outras variáveis não contempladas no presente estudo. Entre elas podemos citar o tempo de pausa insuficiente e os postos de trabalho inadequados. Com isso, torna-se necessário a continuidade do estudo buscando explorar maiores variáveis a cerca do tema.
 
Palavras-chave: avaliação; postura; dor.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006