IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 1. Enfermagem de Doenças Contagiosas
TESTE IMUNOCROMATOGRÁFICO RÁPIDO DIAMED-IT LEISH NO DIAGNÓSTICO DA LEISHMANIOSE VISCERAL HUMANA
Adson Carlos Linhares Amorim  1
Thaís Ferreira Furtado 1
Sérgio Sousa Sena Santos 1
Jhonny Marlon Campos Sousa 1
Arlene de Jesus Mendes Caldas 1
Ana Lúcia Teles Rabello 2
(1. Centro de Ciências da Saúde, Universiade Federal do Maranhão / UFMA; 2. Centro de Pesquisas René Rachou – Fundação Oswaldo Cruz)
INTRODUÇÃO:
O diagnóstico da leishmaniose visceral americana (LVA) avançou pouco nas últimas décadas. Uma das maiores preocupações atuais com a LVA é sua elevada letalidade. A letalidade observada no Brasil vai além do relatado na literatura mundial. As técnicas de diagnóstico parasitológico pressupõem procedimentos invasivos, requerem laboratoristas experientes, são laboriosas e ainda assim não oferecem sensibilidades ideais. As técnicas sorológicas também demandam tempo, equipamentos, infraestrutura e laboratoristas bem treinados. O objetivo do estudo é a validação do kit DiaMed-IT Leish, para detecção de anticorpos contra o antígeno recombinante rK39 em sangue capilar digital, em formato de cromatografia, para diagnóstico de LVA - doença em "beira de leito".
METODOLOGIA:
Realizou-se estudo com pacientes internados em Unidades de Saúde de São Luís – MA, no período de janeiro de 2005 à março de 2006. Considerou-se dois grupos: 1) portadores de LVA, definida pela presença de Leishmania spp., em aspirado de medula óssea;  2) portadores de síndrome clinica sugestiva de LVA, mas com confirmação etiológica de outra natureza. Utilizou-se como padrão-ouro para comparação a pesquisa direta de amastigotas em aspirado de medula óssea. Foram convidados a participar do estudo os pacientes que apresentaram febre há mais de 15 dias acompanhadas de pelo menos uma das alterações: esplenomegalia; hepatomegalia; anemia, leucopenia ou plaquetopenia. Todos os pacientes ou seu responsável assinaram o Termo de Consentimento Livre e esclarecido antes da coleta dos dados. Os dados foram coletados a partir de informações dos prontuários dos pacientes, contemplados por informações colhidas diretamente com o paciente ou responsável e pelo exame físico realizado. Utilizou-se ficha-protocolo para coleta de dados clínicos e resultados dos exames laboratoriais. Coletou-se 5ml de sangue periférico para a realização de hemograma, ELISA e imunofluorescência indireta. Todos os testes sorológicos convencionais foram avaliados por observadores independentes, um para cada técnica, que desconheceram o diagnóstico do pacientes, e o resultado das outras técnicas. Foi calculado a sensibilidade o intervalo de confiança 95% (IC95%).
RESULTADOS:

Foi realizado o teste em 33 pacientes. Destes, 19 (57,6%) eram do sexo masculino e 22 (66,7%) do sexo feminino. A idade dos pacientes variou de 4 meses a 67 anos. Os sinais e sintomas mais freqüentes da LVA apresentados pelos pacientes antes da realização do teste foram: esplenomegalia (97,0%), palidez (97,0%), hepatomegalia (84,8%), febre (42,4%) e edema (18,2%). Quanto aos achados laboratoriais, observou-se  que a maioria dos pacientes tiveram anemia (96,9%), seguido de plaquetopenia (48,3%) e leucopenia (34,5). Dos 20 dos pacientes que realizaram a Imunoflorecência Indireta, 11 pacientes apresentaram teste positivo; destes, 9 foram confirmados pelo teste rápido, mostrando sensibilidade de 82% (IC95%59-100).  Quanto ao aspirado de medula óssea, dos 33 pacientes estudados somente 25 realizaram o mielograma; destes, 18 pacientes apresentaram o exame. Dos 16 pacientes com mielograma positivo somente 15 apresentaram, também, o teste rápido positivo, mostrando sensibilidade de 83% (IC95%66-100).  De um total de 19 pacientes com diagnóstico de LVA confirmado, o teste mostrou-se positivo nos 19 casos, mostrando uma sensibilidade ao teste de 100%.

CONCLUSÕES:
Diante dos dados com o teste rápido, conclui-se que o mesmo demonstrou resultados satisfatórios para ser utilizado como meio de auxílio no diagnóstico da LVA, em programas de saúde pública, em áreas de difícil acesso aos métodos diagnósticos sorológicos e parasitológicos convencionais.
Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Leishmaniose; Teste rápido; Imunofluorescência e Mielograma.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006