G. Ciências Humanas - 7. Educação - 5. Educação de Adultos |
|
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS E LEGAIS |
|
Maria Sirlei Xavier Wandscheer 1 |
Maria Maira Picawy 1, 2 |
|
(1. Universidade Luterana do Brasil; 2. Centro Universitário Ritter dos Reis) |
|
|
INTRODUÇÃO: |
Viabilizar uma educação de qualidade exige a consideração de inúmeros fatores intervenientes: reorganização e implementação de processos inovadores, avaliação e reconsideração de resultados, atualização dos currículos, modernização dos equipamentos, participação da comunidade, bem como conhecimento, aprimoramento e capacitação constantes sobretudo com relação as normas legais que regulam e organizam a Educação Brasileira. Este estudo é o resultado parcial de um trabalho maior intitulado “Temáticas Educacionais à Luz da Legislação Vigente: um Mapa Integrador” que tem como objetivo pesquisar e organizar a legislação educacional buscando a identificação de temas relevantes às comunidades escolares apresentando-os de forma organizada; viabilizar a localização dos assuntos de maneira simples e rápida, atendendo as necessidades de gestores e professores das diversas instâncias dos nossos sistemas educacionais; subsidiar a construção de um trabalho pedagógico de qualidade, apresentando a interdependência entre os documentos legais e estabelecendo uma rede temática que oportunize interpretações e veicule padrões de consulta servindo como referencial para a organização geral das unidades de ensino, bem como de cursos nas mais diversas áreas. |
|
METODOLOGIA: |
Através da pesquisa bibliográfica, utilizando técnicas de análise de documentos e de conteúdos, buscou-se, em diversos autores o referencial metodológico para realizar a investigação e analisar os dados coletados. A análise documental possibilitou a identificação, interpretação e complementação de informações já obtidas, desvelando também aspectos novos aos temas. Os documentos legais persistem ao longo do tempo, armazenam, de forma condensada e elucidativa as informações e podem ser consultados inúmeras vezes, servindo de base a diferentes temáticas, proporcionando evidências que fundamentam o trabalho escolar. A documentação pertinente será analisada de forma sistemática, identificando objetivos e características específicas de cada assunto procurando captar os principais temas que fazem parte da legislação vigente e buscando através da análise de conteúdo o sentido do texto, analisando, categorizando, codificando e interpretando. |
|
RESULTADOS: |
A Educação de Jovens e Adultos é uma das políticas nacionais que contribui para melhorar a qualidade de vida, encurtar a distância entre incluídos e excluídos das novas formas de conhecimentos que são indispensáveis no mundo do trabalho, na organização de trabalhadores, nos novos processos de produção, possibilitando a participação em uma sociedade em constante evolução. Atende ao preceito constitucional que estabelece como dever do Estado “ensino fundamental obrigatório e gratuito, assegurada, inclusive, sua oferta gratuita para todos os que a ele não tiveram acesso na idade própria” (art.208,I). Com metodologias e currículos adequados às suas contextualizações, interesses, condições de vida e de trabalho, considera o aluno centro do processo de ensino e de aprendizagem, construtor de conhecimentos diferenciados e significativos, considerando saberes e vivências; o projeto pedagógico deve buscar atender interesses e necessidades desta população que se caracteriza pela diversidade, resgatando e valorizando conhecimentos, habilidades, competências, prevendo seqüência natural do desenvolvimento, espaços diferenciados e adequados, pesquisa, resolução de problemas, procedimentos de avaliação apropriados, possibilitando aos alunos demonstrarem aptidões e avançarem progressivamente, compreendendo contextos sociais, culturais, econômicos e políticos, construindo conhecimentos e criando condições para o exercício de uma cidadania crítica e participativa. |
|
CONCLUSÕES: |
Em decorrência do estudo realizado, alguns resultados parciais foram evidenciados e várias temáticas explicitadas, entre elas a Educação de Jovens e Adultos. Pode-se perceber e até reafirmar a sua importância, significado e contemporaneidade uma vez que contribui diretamente para que se cumpram as finalidades da educação - pleno desenvolvimento da pessoa, preparo para a cidadania e mundo do trabalho. Considerada direito de todos e dever do Estado faz parte da educação permanente, possibilitando o acesso a novos conhecimentos, atendendo exigências e desafios da atualidade. Contribui para o auto-reconhecimento de todos como sujeitos, como iguais, traz a dimensão da liberdade e igualdade perante a lei, diminui a discriminação, respeitando princípios éticos, políticos e estéticos, através da interdisciplinaridade e do diálogo que permeiam o conhecimento contextualizado e significativo. Desafios: compreensão e atendimento de demandas específicas, de expectativas que deverão ser respeitadas; contemplar a integração, a valorização, a motivação, e a socialização para que a permanência e continuidade se concretizem; construção de identidade com características próprias de sua cultura, considerando perfil e situação real; atividades voltadas para o atendimento do jovem e do adulto, incentivando potencialidades, promovendo autonomia, levando-os a serem sujeitos do aprender a aprender, apropriando-se gradativamente do mundo do fazer, do conhecer, do agir e do conviver. |
|
Instituição de fomento: Universidade Luterana do Brasil
|
|
|
|
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; Construção da Cidadania; Inclusão Social. |
|
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006 |
|