IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 4. Química de Produtos Naturais

ÓLEO ESSENCIAL DE DOIS DIFERENTES ÓRGÃOS DE Piper truncatum Vell. (PIPERACEAE)

Ana Paula Felix Trindade 1
Mariana Assaf Pinheiro 1, 2
Leosvaldo Salazar Marques Velozo 1
Elsie Franklin Guimarães 3
Maria Cristina H. Pereira Lima 1
Maria Auxiliadora Coelho Kaplan 1
(1. Núcleo de Pesquisas de Produtos Naturais, Universidade Federal do Rio de Janeiro; 2. Faculdade de Farmácia, Universidade do Grande Rio/UNIGRANRIO; 3. Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro)
INTRODUÇÃO:

A família Piperaceae pertence à superordem Nymphaeiflorae, ordem Piperales segundo Dahlgren (1980) e é formada por cinco gêneros: Piper, Peperomia, Pothomorphe, Ottonia e Sarcorhachis englobando cerca de 2000 espécies que possuem hábito herbáceo, arbustivo ou, raramente, arbóreo e lianas. Piper L., o maior gênero apresentando mais de 700 espécies, é amplamente distribuído pelas regiões tropicais e subtropicais do mundo. Os frutos aromáticos de alguns representantes da família são usados como especiarias e muitas outras espécies são tradicionalmente utilizadas na medicina popular na América Latina e na Índia. Investigações química e biológica de espécies do gênero Piper têm sido realizadas devido o seu interesse econômico e medicinal. Neste trabalho é descrita a composição da fração volátil de diferentes órgãos de Piper truncatum Vell.

METODOLOGIA:

P. truncatum Vell foi coletada no Parque Nacional da Tijuca no município do Rio de Janeiro. Folhas e inflorescências foram submetidas, ainda frescas, à hidrodestilação por 2h em aparelho do tipo Clevenger. A fração volátil dos diferentes órgãos foi extraída da água de coobação com diclorometano e analisada por cromatografia com fase gasosa acoplada a espectrometria de massas (CG/MS) em cromatógrafo HP6890 provido de uma coluna ZB-5MS (30m x 0,25mm x 0,33µm), injetor a 260ºC (3ºC/min), interface a 200ºC, com variação de temperatura de 60º a 240ºC (3ºC/min) sendo hélio o gás de arraste (1ml/min). O detector usado foi um espectrômetro de massas modelo HP5973. A identificação dos constituintes dos óleos essenciais foi feita através do cálculo dos índices de retenção de cada componente e posterior comparação com o banco de dados do espectrômetro e a literatura especializada.

RESULTADOS:

A análise do perfil cromatográfico do óleo essencial das inflorescências permitiu a identificação química de 93,3% de seus constituintes: Germacreno D (56,0%), alfa-farneseno (10,4%), canfeno (10,3%), alfa-pineno (5,2%) e beta-farneseno (3,0%) mostraram-se como constituintes majoritários. Já a avaliação da fração volátil das folhas evidenciou a presença de 3-hexenol (35,3%), E cariofileno (24,2%), germacreno D (11,1%), nerolidol (10,5%) e n-heneicosano (3,7%) como constituintes majoritários e foram identificados 93,1% dos constituintes do óleo.

CONCLUSÕES:

Este trabalho representa a primeira comparação da composição volátil de dois órgãos de P. truncatum que mostraram-se ricos em mono- e sesquiterpenos, além de alguns álcoois. A presença de quantidade expressiva de germacreno D no óleo essencial das inflorescências credencia a espécie para investigação da sua atividade biológica.

Instituição de fomento: CNPq
 
Palavras-chave: Piper truncatum; Óleo essencial; Hidrodestilação.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006