IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 1. Antropologia - 8. Antropologia

SAMBA E COEXINTÊNCIA NA MARÉ

Sinesio Jefferson Andrade Silva  1, 2
Samuel Araújo  1
Alexandre Dias da Silva  1, 2
Mariluci Correia do Nascimento  1, 2
Jaqueline Souza de Andrade  1, 2
(1. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); 2. Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (Ceasm))
INTRODUÇÃO:

O principal objetivo deste projeto é o mapeamento e a compreensão das diversas configurações musicais que constituem o campo do samba carioca, com uma especial atenção voltada aos elementos de continuidade e descontinuidade entre as práticas definidas pelo senso comum como «comunitárias» e «comerciais» e às disputas pela legitimidade discursiva no campo em questão.

O trabalho desenvolvido no Bairro Maré tem como objetivo, através de um diálogo entre academia, entidades comunitárias e seus moradores, a produção de conhecimento sobre os múltiplos significados que as práticas musicais desenvolvidas nestas comunidades articula.

METODOLOGIA:

Partindo de uma visão paulofreiriana de educação, esta pesquisa não se desenvolveu a partir de um planejamento já fechado de ações. Isto significa que o delineamento do objeto e o desenvolver da pesquisa foram construídos coletivamente, a partir de seus participantes.

A equipe do projeto Samba e Coexistência na Maré dividiu-se em 3 subgrupos de pesquisa, com os temas: Música e Identidade, Música e Economia e Música e Sociabilidade. A fim de facilitar o processo de coleta e análise de dados, cada um desses subgrupos ficou responsável por enfatizar esses temas ao analisar o objeto estudado. Assim, percebe-se a função da Música na construção da Identidade, Economia e Sociabilidade nesses espaços. Cada um dos subgrupos é composto por jovens moradores do local, pré-universitários, que desempenham o papel de pesquisadores, e também por um (ou dois) universitários, que têm a função de coordenar cada um desses grupos.

RESULTADOS:

A partir do mapeamento dos costumes musicais locais e de registros variados (entrevistas, gravações em áudio, audiovisual, recortes de jornais e revistas, textos diversos, etc) um banco de dados foi elaborado e é continuamente atualizado. Nele constam informações sobre compra e venda de música em diferentes suportes, projetos de educação artística, músicos da comunidade, platéias, intermediários, entre outros.

CONCLUSÕES:

Nesse processo de mapeamento, os jovens pesquisadores utilizam o banco de dados como recurso na provocação de debates mais gerais de interesse da comunidade, como, por exemplo, questões relativas à cidadania, violência e desemprego.

Instituição de fomento: UFRJ, CNPq, FAPERJ
 
Palavras-chave: Maré; Música; Etnografia.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006