IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 6. Nutrição - 5. Nutrição

CARACTERIZAÇÃO DA FORMAÇÃO DE NUTRICIONISTAS DE HOSPITAIS DA REGIÃO DA GRANDE FLORIANÓPOLIS -SC

 

Anete Araújo de Sousa 1
Thaís Titon de Souza 1, 3
Juliana de Mello Carneiro  1
Rosa Wanda Diez Garcia  2
Raquel Kuerten Salles  1
Rossana Pacheco da Costa Proença  1
(1. Departamento de Nutrição / UFSC; 2. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto / USP; 3. Bolsista de Iniciação Científica)
INTRODUÇÃO:

O maior desafio para as organizações tem sido a tentativa de acompanhar a evolução de seus ambientes. As organizações ligadas ao setor de saúde, por exemplo, têm enfrentado constantes incertezas e riscos decorrentes da necessidade de fazer frente aos novos perfis de mortalidade e morbidade da população. Simultaneamente, grandes mudanças processam-se na prática dos profissionais ao terem que lidar com esses desafios. Considerando especificamente a atuação do nutricionista no setor hospitalar, os contextos apresentados refletem-se diretamente sobre suas atividades no que diz respeito às exigências mentais e, sobretudo, cognitivas. Neste sentido, a procura por cursos de pós-graduação (especialização e mestrado) e de atualização pode indicar a necessidade de formação contínua para a aquisição de novas competências e estratégias de ação para lidar com a complexidade do atendimento hospitalar. O trabalho, como parte de um estudo multicêntrico que identificou as práticas da atenção nutricional de hospitais na região da Grande Florianópolis, objetivou caracterizar a formação destes profissionais. Com os dados obtidos, procurou-se analisar as tendências e o tipo de cursos procurados relacionando-as  com as práticas realizadas na Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN).

METODOLOGIA:
Foi aplicado um formulário estruturado fundamentado nos Standards of Professional Practice da American Dietetic Association (ADA-USA) aos nutricionistas responsáveis por Unidades de alimentação e nutrição (UAN) de 9 hospitais (7 públicos - 6 estaduais e 1 universitário - e 2 militares). Os dados obtidos,  tabulados através do programa excel (Microsoft), foram analisados de forma descritiva.
RESULTADOS:

Foi encontrado, nos 9 hospitais pesquisados, um quadro formado por 36 nutricionistas, com tempo de conclusão de graduação em Nutrição variando entre 2 e 26 anos. As atividades exercidas caracterizam-se pelo atendimento clínico, produção de refeições ou gerência. Dos 36 nutricionistas, 25% não cursaram qualquer tipo de pós-graduação após a finalização do curso, 61,1% cursaram ou estão cursando especialização, 8,3% são especialistas e cursaram ou estão cursando mestrado, 2,8% são mestres e 2,8% são especialistas e mestres e atualmente cursam doutorado. Os cursos podem ser reunidos em  grandes áreas de conhecimento, destacando-se  a maior procura pela Nutrição Clínica, seguida por áreas de Gerenciamento, Produção de Refeições e Saúde Pública. A procura pelos cursos ligados à atividade clínica, ocorreu principalmente por nutricionistas envolvidos com esta prática, a maioria nos hospitais analisados. A maioria dos profissionais do setor de produção de refeições está inserida em cursos relacionados ao gerenciamento geral do serviço e apenas 1 está envolvido diretamente com o gerenciamento de produção de refeições. Dos 8 gerentes gerais entrevistados para coleta dos dados, 6 possuem especialização, concentrando-se principalmente na área de Nutrição Clínica (66,7%).

CONCLUSÕES:

Os resultados obtidos demonstraram que a maioria dos profissionais tem buscado aprimorar os conhecimentos obtidos durante a graduação, principalmente relacionados ao cuidado clínico nutricional. Esta relação possivelmente é determinada pelos seguintes aspectos: a) no setor hospitalar, o número de nutricionistas é predominantemente para atuação em nutrição clínica, o que incentiva a procura por cursos de especialização e pós-graduação nesta área e b) a oferta de cursos na região da Grande Florianópolis é maior na área de nutrição clínica. Por outro lado, a atuação do nutricionista no setor hospitalar tem se expandido nos últimos anos. Assim, para atender as características de um profissional generalista neste setor, há necessidade de ampliação de sua prática no sentido de desenvolver ações de promoção da saúde em todos as unidades envolvidas com a alimentação e nutrição, seja no gerenciamento do serviço, na produção de refeições ou no atendimento clínico e ambulatorial  para que  o cuidado alimentar e nutricional ao paciente hospitalizado possa ser melhor qualificado.

 

Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: nutricionista; formação profissional; atenção nutricional.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006