IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 12. Psicologia

A INTERNET COMO UM NOVO MEIO DE AUXÍLIO AOS ADOLESCENTES E ADULTOS JOVENS NA ELABORAÇÃO DO LUTO

Bruna Maria Gil Jung 1
Alice Schwanke Peruzzo 1
Bruna Holst 1
Giuliana Pires Gil 1
Tárcio Soares 1
Helena Scarparo 1
(1. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/PUCRS)
INTRODUÇÃO:

A idéia de que todos deixarão de existir está incutida nas pessoas desde o nascimento, de acordo com Zilberman (2002). No que se refere aos processos de elaboração das perdas, Worden (1998) concluiu que mortes inesperadas como acidentes, suicídios, homicídios e morte por problemas cardíacos tendem a exigir maior demanda de energia para sua elaboração do que mortes que demoram a se consumar, após um longo período de adoecimento.

A elaboração e expressão do luto assumem feições específicas, tendo em vista fatores sociais, culturais e religiosos. Papalia e Olds (2000) concluíram que para o jovem a morte é um acontecimento distante e de pouca reflexão, mas devido à violência dos dias atuais, ele tem convivido cada vez mais com essa realidade. Afirmam que o luto é um fenômeno ocasionado pela morte de alguém próximo e pode acarretar mudanças radicais na vida e nos papéis exercidos pelo sujeito.

Com os avanços tecnológicos, especialmente da comunicação, surgiram outros contextos sociais. Através da Internet, os jovens têm transformado seus modos de expressar e partilhar suas perspectivas sobre os acontecimentos.

Tendo em vista o caráter desempenhado pela Internet nas relações contemporâneas, o objetivo desta pesquisa foi verificar se o luto dos adolescentes e adultos jovens é expresso através desse meio eletrônico de comunicação e como isso ocorre diante da influência que a mesma provoca nos modos de elaboração e expressão dos sentimentos sobre a morte.

METODOLOGIA:

            Tratou-se de um estudo de caráter qualitativo, através da Análise de Conteúdo (Bardin, 1991). Esta abordagem foi escolhida em função da necessidade de compreender o fenômeno no que tange aos seus significados, crenças, atitudes e valores. Para tanto, foram identificados conceitos e temas abordados em material extraído da Internet. A pesquisa foi realizada a partir de quatorze depoimentos que estavam publicamente expostos no site  “Orkut”. Os participantes foram usuários da Internet, de ambos os sexos, na faixa etária entre 17 e 25 anos. Os dados coletados referiram-se a relatos presentes em sites abertos aos usuários da Internet, que foram expostos por jovens que tivessem sofrido alguma perda e possuíssem contato com esse meio de comunicação. Tendo em vista os princípios éticos que devem nortear qualquer estudo científico, no decorrer do estudo preservou-se o anonimato dos depoentes.

            A análise dos dados foi elaborada de maneira que fosse viável observar as diferentes concepções de luto, homenagens às pessoas falecidas e maneiras de enfrentar a situação de morte.

RESULTADOS:

            Os relatos examinados referiam-se à morte de pessoas da mesma faixa etária dos participantes. Foram observadas duas grandes temáticas e essas serão explicitadas com a finalidade de uma melhor compreensão da análise de dados. A maioria dos conteúdos explicitados tinha como temática especialmente a expressão da saudade, de características da pessoa morta ou da narrativa de momentos vividos na companhia da pessoa falecida. Outros, porém, dirigiam-se diretamente à pessoa morta contando sobre acontecimentos da vida do relator.

As crenças sobre a morte e o morrer também emergiram nos relatos. Os participantes explicitavam a idéia de que as pessoas mortas viviam em um lugar melhor, de que poderiam intervir na vida de familiares e amigos para protegê-los e que teriam condições de comunicar-se com a pessoa morta através da Internet, como faziam durante suas vidas.

CONCLUSÕES:

            A partir desta pesquisa ficou evidente o uso da Internet para o estabelecimento de modos de elaboração do luto por adolescentes e adultos jovens, o que denota a forte influência desse meio de comunicação nas relações contemporâneas. Assim, as redes virtuais constituem um importante campo para estudos, especialmente no âmbito da psicologia, tendo em vista a riqueza e a diversidade dos sentimentos e idéias expressados nos relatos examinados.

 Como decorrência das complexas e mutantes formas de vida contemporânea, as relações assumiram características de inconstância, rapidez e fluidez que, muitas vezes, impedem o aprofundamento das reflexões sobre os modos de estabelecer e cultivar a convivência entre pessoas e grupos. Parece que a participação em comunidades virtuais para discutir e partilhar sentimentos como saudades e a necessidade de preservar lembranças de quem já morreu é uma das estratégias possíveis para não reproduzir a tendência de fluidez e superficialidade das relações, características da pós-modernidade.

Instituição de fomento: Sesu/MEC
 
Palavras-chave: Luto; Jovem; Internet.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006