IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem

A MONITORIA E A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO SEMIPRESENCIAL NA FURB

Alessandra Tonelli  1
Cleunice Gascho  1
Diego Fernando Negherbon  1
Larissa Henriete Meisen  1
Tereza Raquel Augsburger de Moura  1
(1. Universidade Regional de Blumenau - FURB)
INTRODUÇÃO:

A atual legislação brasileira, aliada ao desenvolvimento das Tecnologias da Informação e da Comunicação, gerou nos últimos cinco anos um crescimento de Instituições de Ensino Superior que buscam desenvolver atividades relacionadas a educação a distância. Neste sentido, a Universidade Regional de Blumenau vem pesquisando desde 1999 a inserção destas tecnologias no processo de ensino aprendizagem. Sustentada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação que possibilita o oferecimento de até 20% da grande curricular de um curso na modalidade à distância, a Universidade desenvolveu em 2004 um projeto piloto denominado Grupo de Mediação e Interação Virtual, onde dezessete disciplinas foram oferecidas com 20% da carga horária a distância. A partir da finalização deste projeto e da análise dos dados obtidos nas pesquisas desenvolvidas, a FURB oficializou a proposta de trabalho com disciplinas semipresenciais. A Seção de Modalidades de Ensino é responsável por este processo na instituição e reúne professores de diferentes áreas do conhecimento, funcionários e bolsistas, que formam equipes com responsabilidades distintas. Composta pelos cinco autores deste resumo, a equipe de Monitoria desempenha função estratégica em relação às iniciativas da Seção, sendo responsável pelo desenvolvimento de pesquisas, acompanhamento das disciplinas semipresenciais, atendimento e treinamento voltado a acadêmicos e docentes.

METODOLOGIA:

A equipe de monitoria aplica semestralmente um instrumento de pesquisa voltado a alunos e professores das disciplinas semipresenciais. O intuito desta avaliação é buscar informações sobre o uso dos recursos disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem e a respeito das metodologias utilizadas pelos docentes nas atividades realizadas a distância. Os dados apresentados neste trabalho se referem ao segundo semestre de 2005, onde foram oferecidas 60 disciplinas de diferentes cursos de graduação na modalidade semipresencial. Para uma avaliação do processo de ensino aprendizagem nesta modalidade, foi elaborado um instrumento apresentado aos alunos quando faziam seu login no Ambiente Virtual de Aprendizagem da Universidade. O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário eletrônico com doze perguntas fechadas e duas abertas, que ficou disponível no Ambiente Virtual durante uma semana. Ou seja, no período de sete dias, todos os alunos que acessaram o Ambiente Virtual de Aprendizagem, tiveram acesso ao questionário. A tabulação dos dados foi feita pelo próprio sistema desenvolvido pela área de informática da Universidade, sendo que análise e divulgação dos mesmos coube à equipe de monitoria.

RESULTADOS:

No total foram 592 questionários respondidos, onde a maioria dos alunos (59%) relatou que realizavam as atividades das disciplinas semipresenciais em casa e, em segundo lugar, na universidade. Com relação a disponibilidade do professor durante as atividades não presenciais, 58% dos acadêmicos afirmaram que os professores estavam sempre disponíveis, enquanto uma parte deles (29%) não precisou de auxílio para a execução das atividades. Entre as formas mais citadas de contato com o professor, encontram-se o e-mail (47%) e a ferramenta Chat (19%), do próprio Ambiente Virtual de Aprendizagem da Universidade. Com relação à interação aluno-professor proporcionada pelas ferramentas, os alunos consideraram em primeiro lugar a classificação "Bom", seguida por "Excelente". Este mesmo resultado se apresenta com relação a contribuição das ferramentas do Ambiente Virtual para o aprendizado. Quando questionados sobre o uso do "Manual do Estudante", 84% dos alunos responderam que nunca o consultaram. Reforça-se aqui a importância da Equipe de Monitoria, onde os alunos procuram um atendimento mais personalizado e que resolva suas questões mais específicas. Também fica evidente, a necessidade de maior divulgação do manual disponível, uma vez que sua utilização é considerada bastante restrita.

CONCLUSÕES:

Com um histórico de sete anos de reflexões e práticas sobre a inserção de novas tecnologias no processo de ensino aprendizagem, pode-se afirmar que a Universidade Regional de Blumenau possui uma trajetória de crescimento, onde o interesse nesta modalidade tem se ampliado no decorrer dos semestres. Como resultado deste processo, no primeiro semestre de 2006, a instituição conta com 77 disciplinas de graduação sendo oferecidas na modalidade semipresencial. Com a certeza de que a avaliação dos resultados relativos à inserção das Tecnologias da Informação e da Comunicação no processo de ensino aprendizagem é fundamental para a promoção da qualidade, a Universidade visa ampliar cada vez mais a oferta de cursos que atendam sua concepção de Educação a Distância. Cabe à equipe de monitoria da Seção de Modalidades de Ensino, dar continuidade às atividades que são realizadas atualmente e ampliar sua atuação no sentido de oferecer aos professores um acompanhamento das atividades desenvolvidas no decorrer do semestre. Além do trabalho com as disciplinas semipresenciais, a Seção também tem como objetivo o oferecimento de cursos de pós-graduação oferecidos integralmente à distância, o que segundo planejamentos deve ocorrer a partir do próximo ano.

 
Palavras-chave: Educação Semipresencial; Ambiente Virtual; Monitoria.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006