IMPRIMIR VOLTAR
B. Engenharias - 1. Engenharia - 13. Engenharia Sanitária
ESTUDO DE VIABILIDADE PARA A IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE CAPTAÇÃO E APROVEITAMENTO DA ÁGUA DE CHUVA NO PRÉDIO DE SALAS DE AULA DO CENTRO TECNOLÓGICO – CTC
Viviane Beiró Gonçalves  1
Henrique de Melo Lisboa 1
(1. Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental / ENS - UFSC)
INTRODUÇÃO:
Este trabalho apresenta um estudo de viabilidade visando a implantação de um sistema de coleta e aproveitamento das águas de chuva nos blocos A, B e C do Centro Tecnológico da Universidade Federal de Santa Catarina, no Campus Universitário da Trindade - UFSC, Florianópolis/SC. A água coletada será usada em princípio, nas descargas de banheiro, rega de jardins e lavagem de pisos e materiais de limpeza. Também faz parte deste trabalho a investigação da qualidade da água de chuva na região de estudo. Pretende-se demonstrar que o sistema de captação, armazenamento e uso de águas pluviais do CTC pode trazer um benefício econômico e ambiental para o referido centro, uma vez que o consumo de água tratada será reduzido e as águas de chuva serão parcialmente retidas e armazenadas, reduzindo o escoamento superficial das águas, nos eventos de fortes chuvas. O sistema de coleta e aproveitamento da água de chuva no CTC da UFSC representará um avanço tecnológico inédito para esta universidade e criará a oportunidade de se desenvolver estudos com relação à qualidade da água de chuva na região, perdas por evaporação ou outros fatores, eficiência do sistema, sistemas de tratamento de água, além de representar uma medida compensatória no controle de enchentes. Outros benefícios esperados deste sistema são: a retenção temporária da água no reservatório em eventos de fortes chuvas e ganho econômico para o Centro Tecnológico, uma vez que o consumo de água tratada será reduzido.
METODOLOGIA:
Reinstalação e monitoramento de um sistema piloto: A área de captação do sistema piloto é uma laje de concreto de 12 m2. A água coletada é acumulada em dois tanques de polietileno de 310 litros interconectados. O sistema conta com um dispositivo de descarte da água que lava a área de coleta. No período de 03/05/2004 a 14/06/2004, o sistema piloto foi monitorado semanalmente. Com a precipitação registrada foi calculado o volume esperado de coleta. Para a avaliação de qualidade, a água armazenada nos reservatórios foi coletada e alguns parâmetros usados na determinação do padrão de qualidade da água potável foram analisados. Dimensionamento do sistema: O sistema foi dimensionado com base na área de captação escolhida, consumo de água no prédio e precipitação registrada entre Janeiro de 2003 e Abril de 2004 na Estação Meteorológica do Centro de Ciências Agrárias da UFSC. Determinação dos custos de implantação do sistema: Foram analisadas quatro opções de materiais para a cisterna: - concreto armado - ferrocimento - tanque em aço carbono - tanque em fibra vidro Foram realizados orçamentos para execução dos sistemas para 3 volumes - 40, 55 e 70m3. Estimativa do tempo de retorno do investimento: O tempo de retorno de cada investimento foi determinado com a aplicação do Método do Valor Presente. Determinação das alternativas mais atrativas: As alternativas mais atrativas serão determinadas com base no valor e tempo de retorno do investimento, métodos construtivos e volume de reserva de água.
RESULTADOS:
Monitoramento: Observou-se que no período de monitoramento, o prazo máximo de dias sem chuva foi de 8 dias. Qualidade da água: Durante o período de monitoramento foram analisadas 3 amostras de água para os parâmetros pH, cor, turbidez, odor, sólidos dissolvidos totais, coliformes fecais e totais, ferro, dureza, cloreto e sulfeto de hidrogênio. Os parâmetros que se apresentaram acima do valor máximo permitido em pelo menos uma das amostras foram cor, turbidez e coliformes totais e fecais. Demanda de abastecimento de água: Os valores médios de demanda de água adotados neste trabalho foram: - Mensal: 360 m3 - Diária: 19 m3 - Usos não-potáveis (70% da demanda diária): 13,3 m3 Descrição do sistema proposto: A área total de captação (cobertura do prédio) é de 1386 m2. Os reservatórios superiores de água de chuva e de água potável se comunicarão através de tubulação dotada de válvula solenóide e de retenção. As calhas são do tipo canal retangular de alvenaria e os tubos de queda são de PVC, com diâmetro de 150mm. A cisterna será instalada numa área de 54m2. O sistema será dotado de filtro de sólidos grosseiros e dispositivo de descarte. Análise de viabilidade econômica do sistema: O menor tempo de retorno do investimento foi de 9 anos com as alternativas de ferrocimento de 40 e 55 m3 e fibra de vidro com 40 m3. O tempo máximo de retorno considerado foi de 15 anos (180 meses). As alternativas que apresentaram tempo de retorno superior a 15 anos foram: aço carbono com volume de 40, 55 e 70 m3 e fibra de vidro com 70 m3.
CONCLUSÕES:
Alternativas mais atrativas: Cisterna com volume de 70 m3 em concreto armado: Considerando que o volume de água armazenada será maior e o investimento de implantação do sistema não é muito diferente, ficando na faixa dos R$ 40.000,00, recomenda-se que a cisterna de 70 m3 em concreto armado seja a alternativa adotada, caso exista disponibilidade de recursos financeiros. Cisterna com volume de 70 m3 em ferrocimento: A execução da cisterna em ferrocimento deve ser escolhida se o seu método construtivo for valorizado. A execução deste reservatório pode ser realizada mediante um curso prático de execução de tais reservatórios abertos à comunidade, profissionais da construção civil e estudantes, sobretudo os de engenharia sanitária e ambiental, engenharia civil e arquitetura. Volume de 40 m3 em fibra de vidro: A cisterna de fibra de vidro pode ser adotada como uma alternativa relativamente econômica e de fácil instalação e execução. Apesar da necessidade de execução de base de concreto para apoio dos reservatórios, o que aumenta o custo de implantação desta alternativa, ela se apresenta como uma das alternativas mais econômicas. Porém, mais importante do que o retorno financeiro da implantação do sistema, que mostrou-se um tanto baixo, destaca-se o benefício ambiental que tal sistema pode trazer, tanto no uso mais eficiente dos recursos naturais quanto na contribuição no controle de enchentes.
Instituição de fomento: Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina - FEESC
 
Palavras-chave: Aproveitamento de água de chuva; Análise econômica; Valor presente.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006