IMPRIMIR VOLTAR
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 1. Ciência do Solo
Perdas de água e solo por erosão em Argissolo Vermelho Distrófico Arênico
Gislene de Andrade Nicolodi 1
Marta Rodrigues da Rocha  1
Clério Hickmann  1
Paulo Luis Guth  1
Flávio Luiz Foletto Eltz  1
(1. Departamento de Solos, Universidade Federal de Santa Maria/UFSM)
INTRODUÇÃO:

Introdução

A erosão hídrica é um processo que ocorre em intensidades diferentes, dependendo do clima, do solo, da vegetação e da topografia. Um dos fatores que exercem maior influência sobre a erosão é a cobertura do solo, impossibilitando que as gotas da chuva caiam diretamente na superfície do solo, dissipando a energia cinética destas. Isso impede que ocorra desagregação das partículas e formação de crostas superficiais que reduzem a infiltração e aumentem as perdas de água e solo.O índice de erosividade da chuva determina o potencial desta em causar erosão, que é influenciado pelo tamanho e velocidade das gotas.O objetivo deste trabalho é quantificar os efeitos de adubos verdes usados como cobertura de solo na redução das perdas de água e solo, analisando os efeitos da erosão hídrica nestas perdas sob condições de campo nativo, solo descoberto e com uso de adubos verdes.

METODOLOGIA:

Metodologia

Foram avaliadas as perdas de água e solo no ano de 2005 nos tratamentos milho/mucuna, aveia preta/soja, campo nativo, milho/feijão de porco, azevém/soja, pousio/soja e parcelas de solo descoberto. Utilizou-se o sistema plantio direto com rotação de culturas de dois anos. O experimento está instalado desde 1991 em área pertencente ao Depto de Solos da UFSM, Santa Maria, RS. O solo é classificado como Argissolo Vermelho Distrófico arênico e caracteriza-se por apresentar solos mais profundos, avermelhados, de textura superficial franco-arenosa, pobres em matéria orgânica e na maioria dos nutrientes. A precipitação média anual é 1686 mm. A unidade experimental constitui-se de uma parcela com dimensões de 3,5 m x 22 m de comprimento no sentido do declive e é delimitada por chapas de metal galvanizado, introduzidas 10 cm no solo. A declividade média das parcelas é de 5,5%. Na parte inferior da parcela está instalada uma calha coletora de enxurrada, ligada através de um conduto de PVC rígido a um tanque com capacidade para 1000 litros. Cada tanque, na parcela, está ligado a um tanque de mesma capacidade, através de divisores GEIB, que tem a finalidade de receber uma fração (1/9) da enxurrada que excede a capacidade de armazenamento do primeiro tanque. O delineamento experimental usado é o inteiramente casualizado, com sete tratamentos e duas repetições. As determinações de perdas de água e solo são feitas após cada chuva conforme  metodologia descrita por VEIGA (1993).

RESULTADOS:

Resultados

Foram obtidos os resultados das perdas de água e solo correspondentes a cada precipitação, no período de abril a novembro de 2005. A precipitação neste período foi de 1257,6 mm. As perdas de água para solo descoberto foram de 322 mm (25,6% da precipitação no período), campo nativo de 19 mm (1,5%), milho/mucuna de 18 mm (1,4%), aveia preta/soja de 11 mm (0,9%), azevém/soja de 7 mm (0,6%), milho/feijão de porco de 7 mm (0,5%) e pousio/soja de 4 mm (0,3%). As perdas de solo para solo descoberto foram de 27,28 t ha-1, para campo nativo de 0,04 t ha-1, milho/mucuna de 0,27 t ha-1, aveia preta/soja de 0,06 t ha-1, azevém/soja de 0,01 t ha-1, milho/feijão de porco de 0,02 t ha-1 e pousio/soja de 0,01 t ha-1. Pôde-se constatar que as perdas de água nos tratamentos solo descoberto foram maiores que nos outros tratamentos, diminuindo consideravelmente quando se utilizou cobertura de solo em azevém/soja, milho/feijão de porco e pousio/soja, nesta ordem. As perdas de solo foram maiores no tratamento solo descoberto e em solos onde foi usado algum tipo de cobertura vegetal as perdas de solo não foram significativas. Observa-se, portanto, que as perdas de água e solo estiveram em geral relacionadas, ou seja, nos tratamentos onde as perdas de água foram maiores houve uma perda de solo maior.

CONCLUSÕES:

Conclusão

Os adubos verdes em plantio direto foram eficientes na redução das perdas de água e solo, com redução de 96,60% de perda de água e 99,78% em relação ao solo descoberto.

Instituição de fomento: Universidade Federal de Santa Maria
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Erosão; Cobertura; Perdas.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006