IMPRIMIR VOLTAR
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 1. Lingüística Aplicada
DA LEXICOMETRIA E ANÁLISE DE CONTEÚDOS: CONTRIBUIÇÃO AO ENSINO DE LÍNGUAS
Elizabete Aparecida Damasceno 1
(1. UNIFIEO)
INTRODUÇÃO:

 A comunicação social oferece uma multiplicidade de imagens,  possuidoras de estatuto ontológico, epistemológico, estrutural e funcional, discursos em função não só da imaginação, pensamento e conhecimento de sujeitos sociais, como da constituição de diferentes discursos portadores de diferentes visões de mundo. Para um modelo de interpretação, várias são as limitações, como processos de informação semântica e representação do conhecimento e uso lingüístico. Além de pressupostos que participam da operação interpretativa, como representação mental e compreensão de acontecimentos por (re)construção seqüentes e subseqüentes de eventos e armazenagem de informações visuais e lingüísticas e disponibilidade para (re)atualizações em (novos) atos discursivos; representação simultânea do processamento de informações-compreensão e armazenagem simultânea de informações em que crenças, opiniões ou atitudes específicas aparecem como elementos singulares e motores; motivações, objetivos ou tarefas singularizadas do processamento de acontecimentos e processamento da interpretação de informações exteriores, ativação e uso, cuja resultante é a construção de significados derivados, segundo a capacidade do uso de informações diversas e flexível dada a competência dos sujeitos. De textos de alunos de 8ª séries de seis diferentes escolas da rede pública estadual paulista produzidos durante um ano letivo, a análise lexical, textual e discursiva objetivou apreender dados para revelar a organização topológica, evidenciar linhas-de-força, encadeamentos e categorias entre evoluções dos diferentes níveis e relações léxico-sintáxico-semânticas para remontar a fatores suscetíveis de explicar as decisões de língua e traçar a cartografia das associações lexicais para revelar redes semânticas ou modelos mentais de que o texto é portador.

METODOLOGIA:
 A análise paramétrica se mostrou importante ferramenta de análise e síntese -objetiva, indutiva e científica- e possibilitou, pela observação, decomposição e manipulação dos dados, chegar, pela arquitetura dos textos, à composição do discurso. A análise da representação da situação textual deu-se de forma controlada pela própria especificidade, e por planos de produção e compatibilizações sêmicas e semêmicas, em que elementos lingüísticos foram reduzidos em dados mensurados e proporcionalmente dimensionados, de tal modo que foi possível examinar o índice nocional, quantitativo e qualitativo. Da análise de freqüência ao cálculo algébrico dos elementos de cada variável, observaram-se tendências e convergências para enriquecer, assim, a compreensão por uma via de conjunto, tanto da natureza dos elementos codificados quanto do cruzamento das variáveis de contexto.
RESULTADOS:
 Determinaram-se valores, hábitos e força de certas cargas emotivo-afetivas, e evidenciaram-se operações lógicas da superfície discursiva e redes produtoras de efeitos de sentidos. A quantificação do vocabulário tornou possível atingir três níveis fundamentais da linguagem: 1. vocabulário maciço ou comum, que cinscunscreve zonas de intensidade, conformismo, clichês e estereotipos lingüístico-culturais; 2. vocabulário comum, base média sobre a qual se estabelece a comunicação e o universo mental, implicações de um dado grupo social; e 3. vocabulário único ou diferencial, carregado de informações, esperas e desventuras.
CONCLUSÕES:

Sob dimensão de análise transversal , a identificação de redes de conhecimento revelou perfis e caracterizações singulares, importantes para a redefinição de pré-requisitos e exigências para o desenvolvimento de competências e, consequentemente, de geração e constituição de base de conhecimento, instrumental  importante  e crucial no processo de interação, inovação, desenvolvimento e gerenciamento do potencial humano, destacando-se novas formas e abordagens de socialização do conhecimento, indispensáveis às novas arquiteturas de aprendizagem.

Instituição de fomento: UNIFIEO/IFIP
 
Palavras-chave: lexicometria; análise lexical, textual e discursiva; ensino de línguas.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006