IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
ORIENTAÇÃO/ ESCRITA DE DISSERTAÇÕES E TESES EM QUESTÃO: PRODUÇÃO CIENTÍFICA E ESTRATÉGIAS DE ORIENTADORES E COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Carolina Fontoura Cartana  1
Letícia Aparecida Martins  1
Lucídio Bianchetti  1
(1. Universidade Federal de Santa Catarina)
INTRODUÇÃO:
A pós-graduação (PG) stricto sensu vem passado por profundas transformações, especialmente a partir da metade da década de 90 quando ocorre a passagem do predomínio do paradigma da formação de professores para o da formação de pesquisadores. Encurtamento dos prazos para concluir o mestrado e o doutorado, diminuição no número de bolsas, exigências para professores e pós-graduandos publicarem e participarem de congressos entre outras, passaram a ser exigências que colocaram a forma, as estratégias de coordenar os programas e de orientar dissertações e teses em questão. Por meio desta pesquisa, coordenadores de programas de PG em educação e orientadores de dissertações e teses vêm sendo entrevistados e a literatura da área vem sendo analisada a fim de que seja possível delinear um quadro mais claro a respeito das implicações das novas exigências dos órgãos de avaliação e financiamento na dinâmica dos programas de PG. Além disto visa-se investigar quais são os meios utilizados e as estratégias que estão sendo empregadas para contribuir com os orientandos a fim de que escrevam seus trabalhos e os divulguem, seja nos congressos e/ou nas revistas científicas. Esta pesquisa assume relevância uma vez que focaliza um aspecto chave na própria dinâmica da pesquisa brasileira no momento em que o país começa a marcar presença significativa nas publicações científicas no contexto mundial, situação na qual a PG vem desempenhando papel preponderante.
METODOLOGIA:
Para a realização deste estudo foram feitas, até o momento, sessenta e sete entrevistas com orientadores e coordenadores de programas de PG em Educação. As entrevistas foram gravadas em fitas K7 e organizadas - segundo um roteiro - pelos pesquisadores responsáveis. Posteriormente foram transcritas, sistematizadas e analisadas levando-se em conta os objetivos do estudo. O critério de seleção utilizado para a escolha dos programas refere-se àqueles que na avaliação realizada pela CAPES nos dois últimos triênios obtiveram nota igual ou superior a 5. A pesquisa atinge programas de diferentes regiões do país. Com os conteúdos das entrevistas, somado às leituras e o exame de algumas obras, buscou-se apreender as manifestações e os posicionamentos dos entrevistados relativos aos objetivos propostos, cotejando-os com a produção da área. Em relação a este último aspecto foi ficando evidente a carência de pesquisas e publicações a respeito do assunto, uma vez que até recentemente tanto a coordenação de programas quanto a função orientadora não se constituíam em objeto de pesquisa. O trabalho vem numa linha que, além das leituras referentes ao assunto, contempla a base empírica, resgatando os dados e as experiências de coordenadores e docentes experientes, que ao longo de suas trajetórias de formação e de atuação puderam vivenciar esta mudança de paradigma na pós-graduação e todas as suas implicações.
RESULTADOS:
Compreender as mudanças estruturais provenientes da base social permite reconhecer a origem das transformações que vieram atingindo os programas de PG. A mudança da cultura na PG vem ocasionando profundas transformações no processo de formação de mestres e doutores. Orientadores e coordenadores vêm criando formas inovadoras e saídas de trabalho que vem garantindo a produção exigida - conclusão de teses e dissertações em menos tempo, publicações, participações em congressos etc. - em termos quantitativos. No entanto predomina também, nas manifestações dos entrevistados, a postura de que, juntamente com tantas vantagens, acumulam-se perdas, particularmente na qualidade dos trabalhos, a ponto de serem freqüentes as falas no sentido de que, conseguida a quantidade, é chegada a hora de se avançar na qualidade. Ressaltam também o quanto as estratégias e exigências dos órgãos de fomento e avaliação - CAPES e CNPq em especial - são decisivos em termos positivos, mas também de condicionamento da pesquisa. Os incentivos e condicionantes impostos trouxeram muitas contribuições para a PG e permitiram a ampliação e divulgação das pesquisas, mas, ao mesmo tempo estão impondo cargas de trabalho suplementar uma vez que a jornada de trabalho dos envolvidos na PG está sendo ampliada e intensificada. As manifestações dos entrevistados evidenciam a necessidade de mais pesquisas nesta área a fim de que sejam socializadas as estratégias que permitem inserir melhorias nesse processo.
CONCLUSÕES:
Pelos resultados da pesquisa ficam evidentes os impactos da mudança paradigmática da PG, com inúmeras repercussões no trabalho e na vida dos envolvidos. A possibilidade de os entrevistados poderem falar sobre o seu trabalho; poderem socializar as saídas que encontraram para fazer frente aos condicionantes do dia-a-dia; terem desafios, estímulos e meios para divulgar suas produções; poderem perceber que o seu trabalho está se transformando em objeto de pesquisa, mas principalmente poderem conversar sobre questões que os angustiam, que criam situações de stress, são aspectos que apontam para a importância dessa pesquisa. É opinião unânime de que o processo da orientação, da escrita e da publicação é um fator de desgaste, uma vez que expõe, socializa algo que ou ocorria muito no plano privado ou era pouco divulgado. Formar mestres e doutores; produzir a partir de limitações e precarizações - menos tempo e recursos - tem sido desafios enfrentados diariamente pelos envolvidos na PG. Paralelamente a estes aspectos, no entanto, muitos outros evidenciam melhoras qualitativas, como é o caso de uma maior disponibilização e melhor utilização de infra-estrutura de base informática, a organização de grupos de pesquisa interinstitucionais, a orientação à distância, a relação mais qualificada da PG com a graduação, o incremento na socialização das produções e tantos outros aspectos positivos que vêm emergindo desta nova ambiência da PG.
Instituição de fomento: PIBIC/CNPq/UFSC
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: pós-graduação; orientação e escrita; coordenação de PG.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006