A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física |
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IMPLEMENTAÇÃO DE UM LABORATÓRIO DE FÍSICA DE BAIXO-CUSTO. |
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Mariele Regina Pinheiro 1 |
Marco Aurélio Clemente Gonçalves 2 |
Sérgio Roberto de Paulo 3 |
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(1. Física e Meio Ambiente - Universidade Federal de Mato Grosso / FMA UFMT; 2. Instituto de Educação - Universidade Federal de Mato Grosso / IE UFMT; 3. Instituto de Ciências Exatas e da Terra - Univ. Federal de Mato Grosso/ICET UFMT) |
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INTRODUÇÃO: |
O ensino de física, atualmente, privilegia de modo tecnicista a resolução de exercícios que, por muitas vezes, não passa de troca de alguns parâmetros, em um exercício já conhecido do aluno. Não havendo, em nenhum momento, a inclusão da compreensão do conjunto de equipamentos e procedimentos técnicos ou tecnológicos do cotidiano doméstico, social e profissional, como sugere os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ministério da Educação.
Manter o processo de ensino da física, a nível médio, do modo que se encontra, é não permitir que a herança cultural seja acessível às gerações atuais e torná-la incompreensível para as gerações futuras. Isto nos obriga a assumir um compromisso imediato com a atividade educacional, pois a educação se faz em função de um presente com alvos e metas bem definidos.
O exercício efetivo da cidadania baseia-se no conhecimento das formas contemporâneas de linguagem e no domínio dos princípios científicos e tecnológicos que atuam na produção moderna. Contribuições da ciência, em particular da física, em todos os aspectos da vida moderna.
Desta forma, o presente trabalho procura estimular os professores de nível médio, mostrando-lhes que é possível construir equipamentos e implementar aulas experimentais em qualquer circunstância, bastando para isso criatividade e participação de todos os envolvidos no processo. |
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METODOLOGIA: |
Antes mesmo de pensarmos nos experimentos a serem realizados, foi feito um levantamento do material disponível para uso, pois o objetivo principal desta etapa é evitar a compra. Posteriormente, em função do material selecionado, foi tomada a decisão de qual experimento deveria ser feito e qual equipamento deveria ser confeccionado.
No nosso caso, decidimos trabalhar os conceitos de força de atrito, conservação do momento e conservação de energia, portanto, foi decidido construir uma mesa de ar “puck”. Com o objetivo de verificar erros e acertos, foram confeccionados protótipos do equipamento, então, por fim, executamos a construção. |
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RESULTADOS: |
A mesa de ar “puck” ajuda, em muito, o entendimento de alguns fenômenos físicos, tornando-os mais compreensíveis. Em destaque, alguns testes preliminares deste equipamento mostraram uma grande eficiência do mesmo como ferramenta auxiliar no estudo de: Coeficiente de Força de Atrito, Princípio da Conservação de Energia, Conservação de Momento e Colisões Elásticas e Inelásticas. |
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CONCLUSÕES: |
Como foi salientado, o objetivo deste trabalho é demonstrar que é possível, com critérios, construir equipamentos permanentes a baixo custo para laboratórios de física. Desta maneira, concluímos que ao darmos embasamento experimental necessário ao professor, estamos contribuindo de maneira direta para a melhoria do ensino médio. Como o enfoque do trabalho é a construção de equipamentos permanentes, estes poderão ser usados por outros professores da instituição de ensino, aumentando de maneira significativa a participação do aluno, bem como, seu interesse pela aula. |
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Instituição de fomento: CAPES
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Palavras-chave: ensino de fisica; experimentos de baixo-custo; cidadania. |
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Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006 |
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