IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 1. Ecologia Aplicada
OS COLEÓPTEROS DA REGIÃO  DE SENHOR DO BONFIM
Carla Anunciação dos Santos Dias 1
Marcos Reis dos Santos 1
Maria Elisa da Silva Santos 1
(1. Universidade do Estado da Bahia - Departamento de Educação Campus vii)
INTRODUÇÃO:

A maioria dos livros de Ciências revela uma disposição linear de informações e uma fragmentação do conhecimento que limitam a perspectiva interdisciplinar, além de utilização de termos e definições pouco aplicáveis à realidade do aluno. Numa abordagem tradicional as atividades geram a memorização com raras possibilidades de contextualização. O ensino de Ciências além de teorizado deve ser vivenciado pelos alunos, uma vez que os animais, em particular os insetos, são reconhecidos no cotidiano do aluno muito mais cedo que outros seres vivos. E dada a necessidade da produção de instrumentos que viabilizem o conhecimento do ambiente e a compreensão da contribuição das interações dos seres vivos para o funcionamento dos ecossistemas, o presente trabalho constitui-se da organização de uma coleção didática de Coleópteros acompanhada de folder e cartilhas tratando da Biologia e Ecologia do grupo e sugestões para utilização desse material em sala de aula. O objetivo principal desse trabalho é contribuir para a melhoria da prática dos professores de Ciências e estimular o desenvolvimento da visão de ambiente, por parte dos alunos na perspectiva da utilização racional dos recursos naturais.

METODOLOGIA:

O trabalho foi desenvolvido na UNEB, Campus de Senhor do Bonfim, no período Agosto de 2004 a Fevereiro de 2006. Foi organizada uma coleção didática de Coleópteros, a partir do material biológico coletado nas atividades didáticas de Ecologia e no Projeto Serra de Santana – Serra da Maravilha; cartilha tratando da Biologia e Ecologia do grupo e sugestões para a utilização desse material em sala de aula; submissão da primeira versão da cartilha ao olhar dos professores do ensino fundamental do município de Senhor do Bonfim.

RESULTADOS:

Os professores entenderam que o material fornece subsídios a prática do professor a exemplo das informações sobre a importância dos Coleópteros para o ecossistema beneficiando o ensino de Ciências e o material concreto proporciona mais dinamismo e participação nas aulas. Essas falas evidenciam a ampla aceitação do produto superando as expectativas da equipe. Por outro lado os professores foram resistentes a utilização da nomenclatura cientifica e sugeriram a inserção dos nomes populares dos Coleópteros.

 

CONCLUSÕES:

A aceitação do material produzido neste projeto pelos professores do ensino fundamental do município de Senhor do Bonfim, por conter informações que auxiliarão na discussão em sala de aula, proporcionando um trabalho dinâmico com maior segurança ao identificar os insetos, sobretudo os Coleópteros, bem como possibilitando a compreensão da Biologia e Ecologia desse grupo.

 

 
Palavras-chave: Coleópteros; Ensino de Ciência; Coleção didática.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006