Foram selecionadas 4 turmas de 1º semestre dos cursos de Administração e Comércio Exterior de uma universidade particular, com média de 60 discentes por turma, divididos em grupos de 6 a 9 integrantes.
Cada turma foi avaliada individualmente quanto à interação e sociabilidade, trabalho em equipe, liderança, criatividade e, sobretudo, conhecimento. Enfatizamos a formação.
Estrategicamente, uma turma de Comex não desenvolveu seminários recebendo o conteúdo programático pelo método convencional através de aulas expositivas, pesquisa bibliográfica e avaliação escrita. Enfatizamos a informação.
1)O conteúdo programático contemplou temas da Filosofia Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea. Os alunos selecionaram Medéia, Mito da Caverna, Fédon, Apologia de Sócrates, O Método Cartesiano, Do Contrato Social, Discurso Sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade entre os Homens e o Riso.
2)Resumimos o tema central de cada obra.
3)Os alunos criaram o trabalho por meio de práticas lúdicas.
4)Apresentaram no auditório para todos os grupos que foram fotografados e filmados.
5)Responderam questionário quanto aos conteúdos.
6)Entrevistamos os discentes quanto ao método utilizado em contraste com o comum.
7)Observamos que a imagem, o jogo cênico com o lúdico, a preparação e a apresentação proporcionaram uma vivência do tema permitindo uma melhor assimilação constatada pelos questionários e confirmada pelas entrevistas.
O método da participação criativa aprimorou o ensino da filosofia.