IMPRIMIR VOLTAR
B. Engenharias - 1. Engenharia - 8. Engenharia Elétrica
A VIABILIDADE DA IMPLANTAÇÃO DE BIODIGESTORES PARA A GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA NA FAZENDA RANCHO ALEGRE SITUADA NO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE - MS.
Danucha Michelon Marchesin 1
Gustavo dos Santos Pires 1
Geraldo Rodrigues Lopes Gonçalves 1
Pedro Eugênio Marcondes Justino Ribeiro 1
Jéferson Meneguin Ortega 1
Paulo Irineu Koltermann 1
(1. Departamento de Engenharia Elétrica / DEL, CCET, UFMS)
INTRODUÇÃO:
Com o aumento da demanda energética no atual contexto mundial, a implantação de fontes alternativas de energia torna-se cada vez mais necessária. Entretanto, é preciso analisar tanto os seus impactos ambientais, bem como sua viabilidade econômica e financeira. Sob esta ótica, um setor que tem demonstrado possuir um grande potencial para a produção de energia elétrica através do uso de biodigestores no estado de Mato Grosso do Sul é o da suinocultura, pois o estado destaca-se como o quarto maior produtor de suínos do país. Este sistema de geração de energia apresenta inúmeras vantagens, tanto técnicas quando econômicas, destacando-se a mitigação do impacto ambiental associado ao interesse de empresas estrangeiras no financiamento deste método, visando o direito de exclusividade na obtenção do crédito carbono durante um período de tempo pré-estabelecido. Dentro deste contexto, este trabalho propõe-se a avaliar o potencial de produção de energia elétrica e viabilidade econômica dos biodigestores na fazenda de suinocultura Rancho Alegre, localizada no município de Campo Grande no estado de Mato Grosso do Sul.
METODOLOGIA:
O processo de digestão anaeróbia (biometanização) consiste de um complexo de cultura mista de microorganismos, capazes de metabolizar materiais orgânicos complexos, tais como carboidratos, lipídios e proteínas para produzir metano (CH4) e dióxido de carbono (CO2) e material celular. A digestão anaeróbia, em biodigestores, é o processo mais viável para conversão dos resíduos de suínos e aves, em energia elétrica. O processo de biodigestão inicia-se através do recolhimento dos dejetos das matrizes, por meio de um fluxo de água que escoa no interior de ductos até à estufa, onde a mistura repousa, fermentando-se e liberando gases combustíveis, que posteriormente serão queimados para produção de energia elétrica. Através de visitas técnicas e de um levantamento bibliográfico considerando a tecnologia de biodigestores, foram avaliados o sistema implantado na fazenda Rancho Alegre e a capacidade produtiva do mesmo, destacando alguns aspectos de suma relevância na avaliação das vantagens e desvantagens de implantação dos biodigestores para geração de energia elétrica no setor de suinocultura.
RESULTADOS:
A análise feita na visita técnica resultou na obtenção de dados operacionais que forneceram base para discutir a viabilidade do processo implantado. Com um porte de 1500 matrizes, obtém-se em média, uma produção de 200 m3 de dejetos por dia, os quais produzem aproximadamente 2000 m3 de biogás. Com a utilização de um gerador de aproximadamente 70kVA, consome-se cerca de 36m3 de gás por hora. Observa-se que a produção de biogás é excedente, sendo aproveitados apenas 30% da produção total, fato que caracteriza a possibilidade de implantação de mais 2 geradores de mesma potência, com as devidas adaptações, a fim de suprir a demanda de consumo diária, tornando o sistema auto-suficiente. Atualmente, a economia mensal na fazenda, considerando que o gerador opera somente 10 h diárias, é de cerca de 50% na fatura de energia elétrica. Adicionalmente, o processo fornece como subproduto o biofertilizante, o qual possui grande potencial para uso na engorda de peixes e, principalmente, de camarões.
CONCLUSÕES:
Mesmo com a desvantagem de possuir um elevado custo inicial e a falta de incentivo governamental, o processo é considerado viável, pois possui um retorno financeiro em curto prazo dado as altas constantes na tarifa de energia elétrica. Ademais, a baixa necessidade de manutenção e a geração de energia elétrica associada a um processo que mitiga o impacto ambiental de uma atividade considerada pelos órgãos ambientais como sendo potencialmente causadora da degradação ambiental, gera um grande interesse ao setor. Acrescente-se ainda, o grande interesse de empresas estrangeiras em financiar a implantação do sistema em troca da obtenção dos direitos dos créditos carbono, representando assim, uma alternativa atraente para o produtor, visto que o Brasil não possui um forte incentivo nesta área. Conclui-se, então, que a implantação de um sistema de biodigestores em fazendas de suinoculturas é altamente viável e vantajosa dentro de Mato Grosso do Sul.
Instituição de fomento: SESu/MEC
 
Palavras-chave: Biodigestor; Suinocultura; Biogás.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006