IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 6. Psicologia do Desenvolvimento Humano

A EXPRESSÃO DA SEXUALIDADE NA TERCEIRA IDADE

Juliana Schultz 1
Camila Tartari 1
Débora Koller-David 1
Helena Scarparo  1
(1. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul / PUCRS)
INTRODUÇÃO:

O aumento da população idosa no Brasil mostra que velhice existe e é uma questão social que deve ser avaliada em todos os aspectos, inclusive a sexualidade. Na contemporaneidade, as relações humanas são frágeis e impermanentes, o que corrobora com a valorização da estética, do corpo, do que é exposto. A sexualidade também sofreu modificações: o sexo foi separado, além da reprodução, do amor. O ato sexual ficou sozinho, auto-suficiente, sem compromisso. Além disso, as pessoas buscam o que a mídia nos dita, dentro dos padrões de beleza. Criam-se estereótipos e todos que fogem dos modelos acabam desprezados e ridicularizados. Assim, a sociedade restritiva cria um impacto negativo em relação às atitudes e estereótipos provindos do envelhecimento, principalmente entre as mulheres idosas, criadas de acordo com uma sociedade predominantemente machista e repressora. O idoso é visto como incompetente e impotente sexualmente. Às vezes, ele mesmo acata esta visão estereotipada, como uma forma de inserir-se na sociedade, ocupando o espaço que lhe é concedido. Não são compreendidas as mudanças ligadas ao envelhecimento, interpretadas como fraqueza e incapacidade, em termos de aptidão e atração sexual. A finalidade desta pesquisa, então, foi verificar a maneira pela qual a mulher idosa expressa sua sexualidade, visto que as pressões sociais sobre a terceira idade podem levar a comportamentos defensivos desadaptativos.

METODOLOGIA:

Foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, na qual, através da Análise Compreensiva de Base Fenomenológica, foram analisadas as respostas da entrevista semi-estruturada, composta de questões referentes à sexualidade. Foram entrevistadas mulheres idosas, selecionadas por conveniência em grupos de convivência de classe média da cidade de Porto Alegre. A entrevista foi aplicada em 8 mulheres, pois este número foi suficiente para a coleta e análise qualitativa dos dados. As participantes deveriam ter idades acima de 65 anos, pois é a entrada na terceira idade. Entramos em contato e foi feita uma combinação com as idosas sobre a aplicação do instrumento. Antes da aplicação, foi realizado o Rapport, no qual se explicou o objetivo do estudo, pediu-se a autorização para gravação, assim como se esclareceu que o material seria mantido em sigilo. Todas as participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Esta entrevista foi individual e em local silencioso para garantir a privacidade das entrevistadas. O tempo necessário para aplicação foi de aproximadamente 30 minutos.

RESULTADOS:

Verificou-se que a maioria das mulheres idosas apresenta uma visão positiva de si mesma. São mulheres que se orgulham da família que construíram, se acham capazes de desempenhar atividades tão bem quanto outras pessoas, relatam que possuem boas qualidades, cuidam do seu corpo, seja consultando médicos ou até mesmo passando hidratantes corporais, perfumes e maquiagem. Percebemos que mesmo as mulheres que não possuem um parceiro há anos, ou que mesmo casadas não mantém relações sexuais com seus maridos, gostam de estar bem arrumadas, sentir-se bonitas e até desejadas. Geralmente essas mulheres confidenciam seus segredos ou intimidades à suas filhas ou filhos e às amigas, afinal estas são as pessoas que elas mais confiam. Os filhos e netos são as pessoas que elas mais trocam carinhos, pois relatam que depois dos 65 anos não sentem mais atração física por homens, em função da diminuição da libido. Mesmo as mulheres que possuem um bom relacionamento conjugal relatam ter perdido o desejo, expressar sua sexualidade através de palavras, dos cuidados com o outro, no ato de fazer algo que agrade o companheiro, sentem-se muito lisonjeadas ao serem elogiadas por eles e procuram estar com o cabelo arrumado e as unhas feitas. Poucas mulheres possuem um grupo de amigos com os quais saia de vez em quando, no máximo conversam com as vizinhas, preferindo dedicarem-se aos cuidados com a casa e a família.

CONCLUSÕES:

Concluiu-se que existem diversas formas de expressão da sexualidade e que as mesmas não necessariamente precisam estar ligadas à prática do ato sexual. Evidenciou-se que mulheres idosas possuem uma boa auto-estima, visto que se sentem capazes, relatam possuir muitas qualidades e se orgulham da família que construíram. Expressam sua sexualidade nos cuidados com o corpo, desde estéticos até em relação a saúde, e através das roupas, maquiagem, de sentirem-se bonitas e desejadas, mesmo que tenham perdido seu desejo sexual ou que tenha diminuído sua libido. Referem confidenciar intimidades e trocar carinhos com filhos (as), netos (as) e amigas, o que demonstra certa distância em relação à figura masculina. Entretanto, demonstram sua sexualidade no cuidado com o parceiro, nos agrados ao mesmo, à família e aos amigos e na satisfação em receber elogios do companheiro. O fato de não possuírem grupo de amigos com os quais saia de vez em quando nos remete ao fato de preferirem dedicar-se à família e ao companheiro.

Instituição de fomento: SESu/MEC
 
Palavras-chave: Sexualidade; Mulher; Terceira idade.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006