IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 3. Bioquímica - 6. Bioquímica

ESTUDO COMPARATIVO DO ESTRESSE OXIDATIVO E DAS DEFESAS ANTIOXIDANTES EM TILÁPIAS DO NILO EXPOSTAS A EFLUENTES DA SUINOCULCUTURA E DA MINERAÇÃO DE CARVÃO

Jean Carlos Benassi  1
Patrícia de Luca Lima 2
Reginaldo Geremias  3
Danilo Wilhelm Filho  4
Rosangela Curi Pedrosa  5
(1. Centro de ciências da Terra e Mar/ UNIVALI; 2. Centro Federal de Educação Tecnológica/ CEFET-SC; 3. Departamento de Farmácia e Enfermagem/ UNESC; 4. Departamento Ecologia e Zoologia/ UFSC; 5. Departamento de Bioquímica/ UFSC)
INTRODUÇÃO:

A poluição dos recursos hídricos do estado de Santa Catarina é ocasionada principalmente pelas atividades da  mineração de carvão e da suinocultura. A avaliação da toxicidade dos efluentes industriais gerados através do uso de biomarcadores de poluição vem ganhando cada vez mais espaço dentro da legislação ambiental de muitos países, pois os biomarcadores podem detectar precocemente efeitos adversos de agentes tóxicos, num organismo-teste em particular, antes que manifestações patológicas drásticas comecem a se evidenciar. O objetivo deste trabalho foi comparar o potencial oxidativo dos efluentes gerados da suinocultura e da lixiviação de carvão mineral, utilizando alguns biomarcadores de estresse oxidativo e das defesas antioxidantes em tilápias do Nilo.

METODOLOGIA:

Tilápias do Nilo (macho, n=6/grupo) foram expostas  por 7, 15 e 30 dias em água sem cloro (CN), a 10% do efluente de mineração (EM) e 25% do efluente de suinocultura (ES). Após os períodos de exposição os peixes foram mortos e os fígados foram retirados para determinação da glutationa reduzida (GSH), da lipoperoxidação (TBARS), da atividade das enzimas antioxidantes catalase (CAT) e glutationa S-transferase (GST). Os níveis de TBARS foram avaliados  usando a medida da oxidação de lipídeos endógenos no fígado (Bird and Draper, 1984). Os conteúdos de GSH foram determinados a 412 nm de acordo com Beutler (1975) usando reagente de Elmann. A atividade da CAT foi avaliada pela medida do decomposição do peróxido de hidrogênio em solução a 240 nm (Aebi, 1984). A atividade da GST foi determinada pelo método de descrito por Habig et al. (1974). As análises estatísticas foram realizadas através de análise de variância (ANOVA), complementada pelo teste de Tukey-Kramer, admitindo níveis de significância mínimos de p<0,05.

RESULTADOS:

Os níveis de TBARS foram significativamente maiores no fígado dos peixes expostos nos dois tipos de efluentes durante 7 e 15 dias quando comparados ao CN, reduzindo seus níveis após 30 dias de exposição. A concentração de GSH estava abaixo dos valores do CN para o EM após 7 e 15 dias e após 7 dias para o ES, normalizando o seu conteúdo após esses períodos de exposição. Aumentos da atividade da CAT foram observados durante todos os tempos de exposição em ambos os efluentes, exceto no período de 15 dias para o ES. Coincidentemente, o maior pico de atividade da CAT foi após 30 dias para ambos os tipos de efluentes. A atividade da GST foi significativamente maior que o CN em todo o período de exposição para o ES. Contudo,  no EM o aumento foi significativo apenas aos 30 dias de exposição.

CONCLUSÕES:

Os resultados obtidos mostraram uma situação de estresse oxidativo nas tilápias expostas a ambos efluentes, principalmente durante os 7 e 15 dias de exposição. Essa condição oxidativa foi constatada pelo aumento dos níveis de TBARS e pela depleção dos conteúdos da GSH. O perfil obtido, das defesas antioxidantes, foi similar para ambos os efluentes analisados, indicando que, os biomarcadores utilizados neste estudo constituem uma ferramenta bastante útil na avaliação da toxicidade dos efluentes de mineração de carvão e da suinocultura. Adicionalmente, o aumento da atividade das enzimas CAT e GST, o aumento do conteúdo de GSH e a redução dos níveis de TBARS, indicaram uma possível adaptação dos animais após 30 dias de exposição aos efluentes.

 
Palavras-chave: Biomarcadores; Defesas antioxidantes; Efluentes.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006