IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 4. Química de Produtos Naturais

AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE TOXICOLÓGICA DOS FRUTOS DE Syzygyum jambolanum (MYRTACEAE)

Lídia Renata Fablicio Barbosa 1
Sara Alves Lucena Madeiro 1
Yanna Carolina Ferreira Teles 1
Nathalie Helen Paes Barreto Borges 1
Nayana Alves de Miranda Teixeira 1
Marçal de Queiroz Paulo 2
(1. Aluno(a) IC- Laboratório de Química de Produtos Naturais /DQ/CCEN/UFPB ; 2. Orientador-Laboratório de Química de Produtos Naturais /DQ/CCEN/UFPB )
INTRODUÇÃO:

Syzygium jambolanum, conhecida popularmente como jamelão, jambolão e azeitona preta é uma planta medicinal da família Myrtaceae, com até 15m de altura, copa com folhagem abundante, folhas simples e opostas. Inflorescência com flores numerosas, pequenas, de coloração creme, perfumadas e hermafroditas. Os Frutos são numerosos, ovóides, negro-arroxeados de 2 a 3cm de comprimento. Diversas partes dessa planta, inclusive os frutos maduros, são usadas na medicina popular no tratamento de diabetes, disenteria, hemorragias, leucorréia, espasmo, gases, anemia, gengivite, febre, dores abdominais e reumatismo. Neste trabalho foi realizada uma avaliação das propriedades toxicológica e citotóxicas do extrato hidroalcoólico da polpa (EHP) dos frutos maduros de S. jambolanum.

 

METODOLOGIA:

Os frutos de S. jambolanum foram coletados em Fevereiro de 2006 no Município de Fagundes - PB. O EHP foi obtido através da trituração e seguida de extração hidroalcoólica por percolação usando etanol:água (1:2) por 24 horas. Em seguida o extrato foi filtrado e concentrado na estufa à 60ºC. Os testes citotóxicos sobre microlarvas de Artemia salina foram realizados em triplicata com grupos de 10 animais para cada concentração, com o tempo de exposição de 24 horas. Foi usado um grupo controle de 10 animais. Os extratos foram solubilizados em água salina e dissolvidos até a concentração de 2000, 1000, 500 e 250 µg/mL (FONTENELE, 1988). Na realização dos bioensaios as larvas de A. salina, recém eclodidas, foram distribuídas em tubo de ensaio com 10mL de solução de cada concentração. Os testes de toxicidade foram realizados sobre alevinos de Poecilia reticulata. Os extratos foram diluídos nas concentrações de 2000, 1800, 1400, 1000 mg/mL. Foi usado um grupo controle de 10 alevinos em idênticas condições.

RESULTADOS:

No teste toxicológico observou-se a mortalidade de 100% dos alevinos nas concentrações de 2000 e 1800 μg/mL, 60% na concentração de 1400 μg/mL, 0% na concentração de 1000 μg/mL. No teste citotoxicológico verificou-se a mortalidade de 85% das larvas na concentração de 2000 μg/mL, 20% na concentração de 1000 μg/mL, 10% na concentração de 500 μg/mL, 0% na concentração de 250 μg/mL.

 

CONCLUSÕES:

O extrato hidroalcoólico da polpa de Syzygium jambolanum apresentou toxicidade frente a alevinos de Poecilia reticulata, demonstrando DL50 de  1330 μg/mL. Apresentou, também, citotoxidade com DL50 de 1500 μg/mL. Devido ao potencial toxicológico e citotoxicológico apresentado e ao seu freqüente uso na medicina tradicional, torna-se necessária uma investigação mais aprofundada das propriedades tóxicas dos extratos de Syzygium jambolanum. 

Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Syzygium jambolanum; Toxicidade; Citotoxicidade.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006