IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 1. Administração Educacional
A PRÁTICA EDUCATIVA DA CLASSE HOSPITALAR DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE SANTA MARIA: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
Sinara Pollom Zardo 1
Soraia Napoleão Freitas 2
(1. Mestranda do Programa de Pós-Graduação da UFSM; 2. Professora Drª. do Programa de Pós-Graduação da UFSM)
INTRODUÇÃO:

Introdução: A presente investigação busca retratar as peculiaridades do cotidiano pedagógico da classe hospitalar do Hospital Universitário de Santa Maria - HUSM, considerando a necessidade de promover um acompanhamento pedagógico que considere a complexidade do infantil em tratamento, visto que este se encontra em desenvolvimento mesmo durante a hospitalização. Nesse sentido, o objetivo geral que direciona as ações da pesquisa consiste em compreender como se articula o processo de desenvolvimento organizacional da classe hospitalar do HUSM. Desse objetivo geral, ramificam-se outros que possibilitarão melhor compreender a realidade em estudo: a) Identificar os aspectos que condizem à dimensão econômica da classe hospitalar do HUSM, b) Verificar quais pressupostos são postulados na dimensão pedagógica, entendendo essa como conjunto de princípios e estratégias comprometidas com a consecução dos objetivos educacionais; c) Investigar como procede a dimensão política da classe hospitalar, ou seja, as estratégias de ação organizada para atender as necessidades e demandas sociais da comunidade; d) Averiguar como acontece a dimensão cultural do ambiente educacional da classe hospitalar do HUSM, considerando os valores e as características sociais das pessoas que participam do sistema educacional.

METODOLOGIA:
Metodologia: O problema de pesquisa que consiste em analisar como procede o desenvolvimento organizacional da classe hospitalar do HUSM, buscará ser desvelado com auxílio da metodologia qualitativa-descritiva, de tipo estudo de caso. Os instrumentos para intervir na realidade desse ambiente de ensino consistem em observações participadas no ambiente da classe hospitalar, entrevista semi-estruturada com a professora responsável e análise de documentos, no caso, o projeto pedagógico da classe hospitalar em estudo. A pesquisa buscará compreender o desenvolvimento organizacional da classe hospitalar do HUSM, nas dimensões econômica, pedagógica, política e cultural, analisando as peculiaridades que constituem a cultura organizativa desse ambiente de ensino.
RESULTADOS:
Resultados: Podemos observar que a classe hospitalar do HUSM despende atenção com o mesmo grau de importância para as quatro dimensões analisadas: econômica, pedagógica, política e cultural. No que tange à dimensão econômica, podemos ressaltar que os recursos materiais e humanos são limitados, no entanto, isso não é um fator que implica na falta de comprometimento dos profissionais e na qualidade do acompanhamento pedagógico oferecido. A classe hospitalar possui uma professora contratada através de concurso federal que trabalha juntamente com acadêmicos de diferentes cursos de licenciatura em nível de graduação e pós-graduação. Quanto à dimensão pedagógica, essa difere dos estabelecimentos de ensino tradicionais. Para dinamizar os conteúdos do currículo escolar comum são realizadas oficinas, organizadas a partir da necessidade dos alunos e do nível de escolarização, sendo que são utilizados recursos e procedimentos lúdicos, tais como jogos e brincadeiras. Referente à dimensão política, podemos afirmar que a professora da classe hospitalar se empenha na tarefa de garantir o acompanhamento pedagógico de qualidade para os alunos, envolvendo a equipe de saúde e os familiares, bem como entidades sociais. Na dimensão cultural, pode-se verificar que a maioria das famílias são provenientes de outras cidades da região, geralmente carentes e apresentam necessidade de esclarecimentos quanto à doença de seus filhos, cabendo à professora da classe hospitalar essa tarefa.
CONCLUSÕES:

Conclusões: Partindo dos resultados obtidos, acreditamos que os pressupostos que orientam a organização institucional da classe hospitalar, ou de qualquer ambiente de ensino, possui estreita relação com a concepção dos sujeitos que atuam nesse espaço sobre o conceito de homem e sua condição existencial. A classe hospitalar, por ser um espaço de ensino que trabalha com pacientes infantis oncológicos, na sua gestão e organização, considera aspectos que supera a visão fragmentada de homem e vai além de objetivar somente o desenvolvimento cognitivo das crianças em tratamento. Outro aspecto a ser destacado é a participação efetiva da família no processo de aprendizagem, já que os pais estão acompanhando seus filhos no hospital. Destacamos a relevância de realizar estudos em diferentes ambientes educacionais, a fim de que possam ser elencadas e analisadas as variáveis que determinam a qualidade na educação nesses espaços de ensino alternativos. Pensamos que, dessa forma, a escola comum também poderá pensar-se e transformar sua organização e gestão a partir desses exemplos, embasando-se em pressupostos humanizadores que ultrapassem a organização burocrática e empresarial.

Instituição de fomento: Pesquisa financiada pelo PROESP/CAPES
 
Palavras-chave: educação; classe hospitalar; desenvolvimento organizacional.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006