IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 11. Psicologia Social

A INFLUÊNCIA DO GÊNERO E DA RELIGIOSIDADE NA ATITUDE DIRECIONADA À LEGALIZAÇÃO DO CASAMENTO CIVIL HOMOSSEXUAL

Natacha Silva Bezerra  1
Aline Garcia 1
Luiz Fernando Mesquita 1
Richarlls Martins 1
Rita Isadora de Lima 1
Claudio São Thiago Cavas 1
(1. Departamento de Psicometria / Instituto de Psicologia / UFRJ )
INTRODUÇÃO:
Constata-se atualmente a emergência e fortalecimento de movimentos sociais cujo objetivo é reivindicar o cumprimento do direito de igualdade garantido pela constituição brasileira. Tais manifestações têm sido lideradas por grupos sociais que historicamente sofrem discriminação e violência física ou verbal. No caso específico dos homossexuais, há muita polêmica e diversos debates em várias esferas, tais como Psicologia, Direito, Sociologia, Antropologia e em toda a área das Ciências Humanas, à medida que este grupo começou a pleitear a legalização da união civil entre parceiros do mesmo sexo. O objetivo deste trabalho foi o de verificar se a atitude com relação à legalização do casamento gay varia de acordo com o gênero e com a perspectiva religiosa dos participantes desta pesquisa. 
METODOLOGIA:
Utilizou-se para a coleta de dados uma escala de atitude do tipo Likert que em sua forma piloto continha 40 afirmativas, sendo 20 delas favoráveis e 20 desfavoráveis ao tema. Tais afirmativas eram seguidas de 5 opções de resposta: Concordo Plenamente (CP), Concordo (C), Não tenho opinião (NTO), Discordo (D) e Discordo Plenamente (DP). A estas respostas foram atribuídos respectivamente os valores: 5 para (CP), 4 para (C), 3 para (NTO), 2 para (D), 1 para (DP), para as afirmativas favoráveis à legalização do casamento civil homossexual. As afirmativas desfavoráveis ao tema foram graduadas inversamente, logo, quanto maior a média maior a aceitação ao casamento civil homossexual. A forma piloto da escala foi aplicada em 32 participantes de ambos os sexos com idade entre 18 a 25 anos sendo 8 mulheres e 8 homens religiosos e 8 mulheres e 8 homens sem religião. Calculou-se a correlação de Pearson entre a nota global da escala e cada afirmativa. Foram selecionadas 20 afirmativas com a correlação mais significante. Realizou-se uma 2ª aplicação da escala, já em sua forma final, a uma amostra composta de 100 pessoas, de ambos os sexos, entre 18 a 25 anos, sendo elas 25 homens e 25 mulheres religiosos e 25 homens e 25 mulheres não religiosos.
RESULTADOS:

O Teste “Z” foi utilizado para testar, ao nível de significância de 5%, a diferença entre as médias dos grupos: (1) religiosas e não religiosas, (2) religiosos e não religiosos, (3) religiosos e religiosas, (4) não religiosos e não religiosas. Quando se comparou mulheres religiosas (Média=29,84) com mulheres não religiosas (Média= 84,00) verificou-se a existência de uma diferença significativa entre esses grupos.

Comparando homens não religiosos (Média=75,84) com homens religiosos (Média=33,48) observou-se uma diferença significativa entre esses grupos. Comparando-se mulheres religiosas (Média=29,84) com homens religiosos (Média=33,48) notou-se que não houve diferença significativa eles. Já quando se comparou homens não religiosos (Média=75,84) com mulheres não religiosas (Média= 84,00), observou-se uma diferença significativa entre os grupos.
CONCLUSÕES:

Observou-se que entre religiosos, o gênero pareceu não influenciar nas atitudes frente ao casamento gay, sendo tanto homens quanto mulheres desfavoráveis ao objeto atitudinal em estudo. Os resultados apontam uma maior favorabilidade das mulheres não religiosas em detrimento dos homens não religiosos à união civil homossexual. Verificou-se que, em ambos os sexos, as pessoas sem religião mostram-se mais favoráveis ao casamento gay. Conclui-se que tanto gênero quanto religião influenciam na atitude frente ao casamento civil homossexual, entretanto, a variável religião parece ter mais peso do que a variável gênero. Sendo assim, há que se investigar com maior profundidade as causas de tais diferenças e se as mesmas constituem um fator relevante para que se mantenha a legislação vigente em detrimento das reivindicações dos grupos homossexuais. Sugere-se que em estudos posteriores seja verificada a existência de uma atuação conjunta entre as variáveis gênero e religião na favorabilidade ao casamento civil homossexual.

 
Palavras-chave: Preconceito; Escala de Likert; Homossexualidade.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006