IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 2. Currículo
OS TEMAS TRANSVERSAIS: UMA PROPOSTA PARA O MODELO DE GESTÃO VIGENTE
Luziane Raniere da Silva 1
Marinalva Pereira de Araújo 1
Antônio Lisboa Leitão de Souza 1
(1. Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN )
INTRODUÇÃO:

 

Os temas transversais têm levado a uma discussão sobre os valores culturais e sociais vivenciados pela comunidade escolar, por vezes não cultuados no ambiente de sala de aula, mas que permeiam as mentes inquietas dos discentes. Este é um segmento do currículo que vem valorizar a diversidade e a singularidade das pessoas, um ramo do conhecimento que se oculta frente aos conteúdos programáticos da escola, quando estes direcionam, e definem o que deve ser abordado no ensino. A partir deles, os discentes são homogeneizados utilizando como critérios de seleção àqueles adotados pela instituição, especialmente ao oferecer um ensino-aprendizagem substancialmente pragmático, sem muita preocupação com os assuntos que envolvem as subjetividades presentes no cotidiano das relações de convivência escolar e cultural. O nosso questionamento concentra-se em averiguar como os professores da Escola Estadual Senador Guerra, situada no município de Caicó-RN, vem trabalhando nesta perspectiva de currículo, e quais as influências da gestão escolar, esta considerada como uma atividade que está para além das questões meramente administrativas e burocráticas, devendo observar igualmente a dimensão pedagógica, pretendemos verificar qual o seu papel na promoção do currículo, especificamente no que se refere aos temas transversais.
METODOLOGIA:
Para este estudo, detemo-nos em investigações sobre a gestão da Escola Senador Guerra, onde pudemos observar os encontros promovidos pela direção da escola e a sala de aula de duas professoras do Ensino Fundamental, e em seguida, conseguimos entrevistá-las para termos elementos necessários à análise discursiva sobre as maneiras de ver e lidar com os temas transversais na escola. Analisamos os Parâmetros Curriculares Nacionais por ser a principal fonte de conhecimento desses profissionais sobre o currículo e utilizamo-nos das concepções teóricas de Gimeno Sacristán, os conceitos de Vitor Paro e José Carlos Libâneo acerca do currículo e da gestão escolar.
RESULTADOS:
Os relatos nos revelam que os alunos abordam questões que compõem o conjunto conceitual abordado nos temas transversais, questões estas que, na maioria das vezes são desconsideradas ou esquecidas, “para que se dê seqüência ao ensino”, caracterizando-se uma concepção de educação e ensino centrado hora na pessoa do professor, hora numa concepção de currículo “engessado” em medidas legais. Embora os profissionais da escola tenham certeza da importância dos questionamentos que surgem entre os discentes, entendendo, inclusive, que é necessário transformar os modos de abordagem dos temas constitutivos da informalidade no currículo para envolver a subjetividade, as necessidades de aprendizagem dos alunos, por vezes não inseridas nos registros curriculares da escola e que mantém-se embaçados, imperceptíveis, ou mesmo silenciados nas mentes discentes que fervilham de indagações.
CONCLUSÕES:
Percebemos que há um dilema da gestão em propiciar em conjunto com os docentes e com toda a escola a adaptação do currículo de acordo com as especificidades da comunidade, abrindo fendas para as ocasiões de discussão que envolvem os temas transversais, a vida pessoal dos discentes. Os Parâmetros Curriculares representam uma referência para conseguir-se integrar à educação os temas que surgem na vivência em sala de aula, em situações imprevisíveis, não planejadas. O currículo oficial constitui um mecanismo de poder da escola, onde se tenta controlar os discursos e normatizar os corpos educados e disciplinados a forjar uma formação abrangente e satisfatória. A gestão juntamente com o corpo de docentes pode jogar com essas normas, discutindo e abordando tais temas, sem perder de vista a outra face de conhecimentos, partículas que compõem a cultura e os valores trazidos de casa, das ruas, da comunidade.
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: currículo; gestão ; temas transversais.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006