IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DA ESCOLA CICLADA DE CUIABÁ-MT
Antonio Carlos Maximo 1
Renata Cristina Cabrera 2
Fairuze Maria dos Reis  3
Kele Regina da Silva  3
Markele Isabel Nascimento Oliveira  3
Rosângela Nonato Brito  3
(1. Prof. Dr. do Programa de Pós-graduação em Educação da UFMT – orientador; 2. Profª Ms. em Educação da UFMT – co-orientadora; 3. Graduandas de Pedagogia da UFMT)
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho visa abordar a formação inicial e a área de atuação dos professores das escolas de Cuiabá que estão organizadas em ciclos. A Escola Ciclada de Mato Grosso foi implantada em 1998 com a finalidade enfrentar os índices de evasão e reprovação escolar. Atualmente, em Mato Grosso, das 534 escolas do Ensino Fundamental, 33,89% desenvolvem seus trabalhos nos ciclos e 76,21% delas atuam tanto nos ciclos como nas séries. Em Cuiabá, das 61 escolas estaduais, 11 estão organizadas em ciclos. Dessas escolas, 10 fizeram parte desta pesquisa. Em uma unidade escolar localizada no Distrito da Guia não foi realizado o estudo, pois a sua localização dificultou o acesso até a mesma. Estudos desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa de Políticas Educacionais de Mato Grosso têm apontado a formação profissional como um dos requisitos importantes para a adesão dos professores aos ciclos. Assim, o interesse deste trabalho se deu no sentido de constatar a atual situação na qual se encontra o corpo docente das escolas com relação à graduação e a sua área de atuação. Ou seja, os professores habilitados estão exercendo suas funções nas respectivas áreas de sua graduação? Investigar a formação inicial e continuada dos professores que estão atuando nos ciclos pode se constituir num importante instrumento para compreensão dos processos de implantação dessa proposta e servir como suporte na sua implementação.
METODOLOGIA:

Esta pesquisa de caráter exploratório foi desenvolvida 91% das escolas estaduais do Município de Cuiabá que desenvolvem seus trabalhos exclusivamente na organização curricular por ciclos. O objetivo que norteou o estudo foi levantar dados sobre a formação inicial dos professores da Escola Ciclada e sua respectiva área de atuação. Para coleta de dados foram realizadas visitas e entrevistas com a equipe gestora de cada unidade escolar selecionada. Como o estudo centrou-se nas escolas que se encontram organizadas em ciclos, os dados coletados referem-se aos professores que estão atuando no Ensino Fundamental.

RESULTADOS:

Os dados obtidos evidenciam que aproximadamente 99,29% dos professores que lecionam na Escola Ciclada de Cuiabá são graduados e que 97,14% desenvolvem seus trabalhos na sua área de habilitação. Apenas 2,86% estão atuando fora da sua área de conhecimento. Ao todo, foram 279 professores investigados distribuídos da seguinte forma: Escola 1 - 27 professores todos graduados e somente 3 pedagogos lecionavam em outras áreas (Ensino Religioso e Filosofia); Escola 2 - 21 professores, sendo que todos são graduados e atuam na sua área; Escola 3 - 29 professores todos graduados e atuando na sua área; Escola 4 - 9 professores, sendo 8 graduados e lecionando na sua área e 1 tem nível médio (magistério) e atua como pedagogo; Escola 5 - 13 professores todos graduados, e 2 não atuam na sua área (professor habilitado em Geografia ministra aula de Ciências Naturais e História, e o professor habilitado em Letras ministra aula de Educação Artística); Escola 6 - 33 professores, todos graduados com exceção de 1 que está cursando a Licenciatura, 1 pedagogo ministra aula de Educação Artística e Ensino Religioso e 1 de História que ministra Geografia, os demais estão atuando na sua área; Escola 7, Escola 8 e Escola 9 todas com professores graduados e atuando na sua área, sendo que cada escola conta com 23, 36 e 52 professores respectivamente; na Escola 10 - 36 professores, todos graduados sendo 1 lecionando fora de sua área (professor habilitado em Matemática ministrando aulas de Ciências Naturais).

CONCLUSÕES:

Os dados coletados evidenciam que há grande percentual de docentes habilitados e atuando na sua área específica. Isso é um fato muito relevante, uma vez que ninguém ensina aquilo que não sabe. Ter a grande maioria dos professores atuando na sua área de habilitação é um passo importante na busca da qualidade de ensino. Todavia, docente qualificado e atuando na sua área específica não é sinônimo de ensino de qualidade e sucesso de uma proposta que pretende garantir a inclusão escolar. Vários outros fatores se somam a isso, tais como: adesão do professor à proposta, implantação de uma política de formação continuada que permitirá acompanhar esses atores no processo de implementação da Escola Ciclada, e compromisso político do professor em desenvolver uma proposta de tamanha envergadura, como é o caso dos ciclos. Os dados coletados restringiram-se às Escolas Cicladas de Cuiabá, portanto só o Ensino Fundamental foi objeto deste estudo. Talvez se a pesquisa fosse realizada no Ensino Médio, a distorção entre área de formação e atuação fosse maior, pois é nessa etapa que especialidades como a Física e Química aparecem como exigência, e são nessas áreas que existe uma maior carência de professores habilitados. Os dados aqui apresentados evidenciam parte da realidade educacional de Mato Grosso. Para maior compreensão desse fenômeno, é importante e necessário averiguar a situação vivenciada em outros municípios do Estado.

Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Formação inicial; Docente; Escola Ciclada.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006