IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
PRÁTICAS DE ENSINO NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - NPI/UFPA: SUBSÍDIOS À LEITURA CRÍTICA
Josete Leal Dias 1
Wanderléia Azevedo Medeiros 2
Maria Isabel Duarte Rodrigues 1
(1. Profa. Mestre do Núcleo Pedagógico Integrado - NPI/UFPA; 2. Profa. Drª do Núcleo Pedagógico Integrado - NPI/UFPA)
INTRODUÇÃO:
O Núcleo Pedagógico Integrado, Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Pará-NPI/UFPA possibilita articular experiências vivenciadas entre os campi de ensino: a academia e a educação básica numa relação em que teoria e prática são concebidas e articuladas como construções históricas determinadas pelas práticas pedagógicas, pensadas e vividas nesses espaços educativos. Assim sendo, nem a academia é detentora de um saber pronto e acabado, e nem a educação básica possui uma prática imutável, ambas são mediadas por saberes e fazeres que numa relação dialógica entre teoria e prática necessitam realizar um projeto educativo que atenda aos anseios da sociedade. Compreendendo o estágio supervisionado do NPI como um laboratório pedagógico, utilizado por docentes e discentes e tendo a concepção de que o saber apreendido na academia, relacionado à realidade da educação básica, deve se constituir como objeto de práxis acreditamos na efetivação de experiências que possam contribuir para a prática de ensino tanto da educação Básica, quanto da educação Superior. Assim, este estudo teve como objetivo avaliar a representação da prática de ensino de alunos e professores envolvidos no estágio supervisionado no NPI, tendo como subsídios fomentar a reflexão, o (re)planejamento das atividades escolares como forma de consolidar o NPI como Campo de Estágio e assim contribuir com a formação e orientação de alunos dos cursos de licenciaturas da UFPA, que realizam estágio no NPI.
METODOLOGIA:
O estudo foi conduzido no Núcleo Pedagógico Integrado da UFPA sediado em Belém/PA, no ano de 2004 com trinta sujeitos num prazo de sete dias de coleta de dados. A escolha dos sujeitos foi realizada aleatoriamente sendo dez professores da UFPA, dez professores do NPI e dez estagiários, alunos da disciplina Prática de Ensino, dos cursos de Licenciatura em Pedagogia, Ciências Biológicas, História, Matemática e Língua Portuguesa que desenvolveram o estágio curricular supervisionado dessa disciplina no NPI. Para a construção dos dados utilizamos três questionários semi-estruturados, um para cdda segmento pesquisado, constituídos de cinco indagações abertas que visaram identificar a representação dos sujeitos investigados sobre a prática de ensino. Os dados foram analisados qualitativamente e categorizados a partir do conteúdo temático presente na idéia principal evidenciada em cada resposta.
RESULTADOS:
De acordo com a análise dos dados podemos concluir que: 1) A relação pedagógica entre os dois campi de ensino é uma relação distante no que se refere a construção de um projeto que defina o NPI como campo de estágio, assim como do calendário letivo o que interfere no planejamento das atividades a serem desenvolvidas; 2) Existe uma desvinculação de orientação teórica e metodológica para que a prática de ensino na sala de aula da educação básica seja um elo de discussão e proposição entre o fazer e o pensar, bem como os professores da educação básica em sua grande maioria desconhece o processo avaliativo da academia em relação a sua prática docente; 3) Existe uma boa relação da coordenação de estágio com os sujeitos envolvidos, embora muitos professores do ensino superior encaminhem os licenciandos por ofícios, se eximindo assim, de uma maior integração entre os dois campi; 4) Há por parte dos professores da educação básica um bom acolhimento aos estagiários; 5) Há experiências isoladas de vivências de uma prática de ensino que busca relacionar teoria e prática, no contexto da reflexão na/da ação docente, no curso da prática de ensino e 6) Há necessidade de um projeto institucional que dê ao estágio/prática de ensino uma perspectiva no que se refere às orientações aos estagiários.
CONCLUSÕES:
A prática de ensino no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Pará necessita institucionalizar um projeto de ação no que tange discutir e implementar uma política de estágio em que a academia e a educação básica desenvolvam uma relação de interação processual, ou seja, uma relação onde a prática de ensino perca sua característica burocratizante e passe a ser assumida como ação educativa. Assim sendo, faz-se necessário que a prática de ensino se construa como fórum permanente entre os atores dessa atividade onde as questões do cotidiano pedagógico possam suscitar uma síntese superadora das questões vivenciadas. A prática de ensino tem contribuído para a consolidação do NPI como escola de aplicação a partir de experiências isoladas e do compromisso de alguns docentes da escola básica e da graduação no que diz respeito a ocupar o espaço da prática de ensino como momento fundamental para a formação de futuros profissionais críticos e reflexivos, bem como tem ocupado esse espaço como momento de ler a realidade da educação básica para que juntos, professores da graduação e da educação básica, passem a (re)planejar não somente as atividades de ensino, mas construir uma nova mentalidade sobre o papel do professor da educação básica como co-formador de futuros professores.
 
Palavras-chave: Prática de ensino; Leitura crítica; Educação Básica.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006