A. Ciências Exatas e da Terra - 5. Matemática - 5. Probabilidade e Estatística |
|
DISTRIBUIÇÃO DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NO VESTIBULAR DA UESB |
|
Reginaldo Pereira Costa 1 |
|
(1. Departamento de Ciências Exatas-Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB) |
|
|
INTRODUÇÃO: |
O estudo da distribuição dos conteúdos matemáticos no vestibular da UESB representa um instrumento de investigação dos objetivos das questões elaboradas considerando o perfil do vestibulando que a instituição deseja como futuro aluno do Curso de Licenciatura em Matemática ( Curso de Ciências com Habilitação em Matemática, antes de 1999) desejando verificar a existência de excessos ou exclusões de tópicos apresentados como conteúdo a ser avaliado no vestibular conforme o edital do exame. |
|
METODOLOGIA: |
Usando o método direto de pesquisa, foi relacionado os conteúdos e as questões dos últimos 10 anos catalogadas conforme o principal conhecimento exigido para a resolução da mesma analisando também seu nível de dificuldade e o número de respostas conforme as alternativas propostas (A, B, C, D e E ). |
|
RESULTADOS: |
O que se previa foi encontrado nesta análise, conteúdos como funções (15,1%) e equações (10,1%) tiveram um alto percentual enquanto que volumes (3,4%) teve pouca representatividade havendo portanto discrepância que não se explica pois a instituição não tem um perfil do aluno que ingressa mas sim daquele que dela irá sair. À respeito das dificuldades na resolução das questões, as mesmas vêm sendo mais fáceis de serem resolvidas, mas falha na clareza do texto e as perguntas tendem a representar 20% para cada alternativa correta, ou seja, são igualmente distribuídas. |
|
CONCLUSÕES: |
Com base nos resultados proponho a alteração da metodologia utilizada no vestibular da UESB no que se refere aos conteúdos matemáticos e suas dificuldades levando em consideração os pré-requisitos que os alunos da Licenciatura em Matemática necessitam para um bom desempenho no curso, pois se observa uma defasagem em vários tópicos os quais o vestibular não avalia. |
|
|
|
|
|
Palavras-chave: Matemática; Perfil; Vestibular. |
|
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006 |