IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 11. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
ÁREA DE COMUNICAÇÃO, MOVIMENTO E MÍDIA NA EDUCAÇÃO FÍSICA: IMPORTÂNCIA E PERSPECTIVAS NA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA.
Marli Hatje 1, 2
Paula Bianchi 1, 3
Jucélia Medianeira Schubert 1, 3
(1. Universadade Federal de Santa Maria ; 2. Profª Drª do CEFD/UFSM - Autora e Orientadora ; 3. Profª Especializanda - CEFD/UFSM)
INTRODUÇÃO:
O artigo realizado no Laboratório de Ensino e Pesquisa do Movimento Humano, do CEFD/UFSM, na área de Comunicação, Movimento e Mídia na Educação Física (CMMEF), apresenta como tema central verificar a importância dada à área de CMMEF na formação de professores de Educação Física, a partir análise das Resoluções 01 e 02 e dos Projetos Político Pedagógico (PPP) do Curso de Licenciatura em Educação Física e de Latu Sensu em Educação Física Escolar, além da UFSM. Ao perceber, as lacunas existentes no entendimento em relação à área e a temática de CMMEF, buscou-se elaborar um instrumento de esclarecimento, além de fornecer fundamentos necessários que possam recolocar a Educação Física frente à influência dos meios eletrônicos de comunicação. No contexto de transformações que influenciaram todas as esferas da vida econômica e social – lazer, cultura; o CEFD/UFSM passou por reformas curriculares adequado às resoluções 01 e 02 que atingiram todos os níveis acadêmicos (Graduação e Pós-Graduação) o que determinou à criação de 2 novos cursos de Educação Física: Licenciatura (2005) e Bacharelado (2006). O curso de Educação Física, no antigo currículo será extinto em 2008. Atualmente, as barreiras entre os povos e as culturas são constantemente perfuradas (mas nunca vencidas) pela força da mídia, das tecnologias de informação e comunicação (TICs) e do consumismo. A partir disso, torna-se fundamental discutir a importância, bem com as repercussões da área de CMMEF nas formas de aquisição da cultura elaborada no campo do ensino e pesquisa na Educação Física.
METODOLOGIA:
A pesquisa desenvolvida no Laboratório de Ensino e Pesquisa do Movimento Humano, do CEFD/UFSM, na área de CMMEF, caracteriza-se como um estudo qualitativo descritivo, da importância e das contribuições da área de CMMEF na formação de professores de Educação Física, buscando identificar a importância dada a área nos Cursos de Educação Física: Licenciatura e de Especialização em Educação Física Escolar do CEFD/UFSM, a partir das Resoluções 01 e 02 e dos PPP dos Cursos de Licenciatura em Educação Física, de Especialização e da UFSM. Os procedimentos metodológicos foram desenvolvidos em 5 etapas: Primeira: Análise do PPP do Curso de Licenciatura em Educação Física do CEFD/UFSM, apontando possíveis relações, bem como contribuições da área de CMMEF; Segunda: Análise das Resoluções 01 e 02, apontando possíveis relações com a área de CMMEF; Terceira: Análise do PPP do Curso de Especialização em Educação Física Escolar do CEFD/UFSM; Quarta: Análise do PPP da UFSM, verificando a importância da área de CMMEF para a construção e aquisição do conhecimento humano; Quinta: Apresentação dos resultados e encaminhamento de sugestões que possam contribuir para aperfeiçoar as relações entre a sociedade, o esporte e a mídia, a partir dos Cursos de Licenciatura e de Especialização do CEFD/UFSM.
RESULTADOS:
A partir do PPP do Curso de Licenciatura, cuja proposta visa formar profissionais capazes de interferir na formação do indivíduo, bem como na realidade sócio-educacional, é fundamental, a discussão de temas envolvendo as TICs, a mídia e a área de CMMEF na educação. Observou-se, que essas questões foram contempladas, no PPP, através da disciplina “Educação Física e as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs)” que terá o seu foco voltado para a escola. Sabe-se que, dentro dessa proposta, é imprescindível, a existência de uma relação interdisciplinar entre as disciplinas que compõem o currículo da Licenciatura. Quanto à Resolução 01, verificou-se que a importância atribuída as TICs refere-se, ao uso de diferentes formas de orientação e atualização docente, seja através do uso metodologias e materiais de apoio, da utilização de recursos tecnológicos e pedagógicos. Destaca que a prática profissional do professor poderá ser enriquecida pelas TICs, através do ensino a distância (EAD). A Resolução 02, não aborda de forma direta a relação com a área de CMMEF, refere-se à duração e a carga horária dos Cursos de Licenciatura em Educação Física. O PPP do Curso de Latu Sensu em Educação Física Escolar contempla a área de CMMEF, incluindo, no currículo, temas atuais e pertinentes como: globalização, tendências educativas e formação profissional permeada pelas NTICs aplicadas em diferentes contextos sociais. No PPP, da UFSM, destaca-se a importância dada as NTICs nas diferentes áreas, disponibilizando amplos sistemas de informação e recursos tecnológicos, além da EAD. Busca-se, também investir na capacitação de pessoas para o uso das TICs. Por isso, acredita-se que a formação acadêmica deve ter caráter inovador, adequado às transformações sócio-culturais.
CONCLUSÕES:
As Diretrizes Curriculares (a partir de 2002) e os PPP dos Cursos de Licenciatura em Educação Física e de Latu Sensu em Educação Física Escola/CEFD, além do PPP da UFSM destacam de forma direta ou indireta a questão da mídia, da comunicação e das TICs enquanto processo social. Em 2005, o CEFD/UFSM, iniciou o processo de extinção do Currículo versão 1990 e o processo de implantação do novo currículo do Curso de Educação Física: Licenciatura. No novo PPP, questões envolvendo a área de CMMEF foram contempladas na disciplina “Educação Física e as NTICs”. Entende-se, que o Curso reconhece a importância das NTICs na formação e no mercado de trabalho do profissional de Educação Física, e busca intervir, através de projetos pedagógicos, na construção de uma consciência crítica frente às novas tecnologias. A dimensão das TICs no que se refere a sua importância e influência na sociedade, com ênfase no sistema escolar, tem sido objeto de estudo em diferentes Instituições de Ensino Superior. A UFSM, ao compreender as transformações que ocorrem no sistema educacional, produzidas pelos avanços tecnológicos, esta ampliando as possibilidades de interação e acesso as TICs, aos recursos pedagógicos e técnicos. Os documentos analisados destacam que o uso das tecnologias deve ocorrer de forma integrada quanto à diversidade de meios e quanto à abordagem interdisciplinar. Acredita-se que a tecnologia educacional pode ser utilizada como uma eficiente ferramenta na formação cognitiva e intelectual do homem. A questão que estuda a relação entre NTICs e a sociedade na Educação Física é recente e requer maior atenção, buscando identificar e definir seus conceitos e suas implicações, já que são dispositivos que mediatizam e influenciam nossas representações.
Instituição de fomento: Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
 
Palavras-chave: Tecnologias de Informação e Comunicação; Educação Física; Formação de Professor.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006