IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 2. Geografia Regional
CARACTERIZAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE SOLOS DA MESORREGIÃO AGRESTE PARAIBANA, MICRORREGIÃO DE GUARABIRA.
Lediam Rodrigues Lopes Ramos Reinaldo 1
Nanci Melo Assis 2
(1. Orientadora Profª. Drª. Departamento de História e Geografia /UEPB.; 2. Graduando Departamento de História e Geografia / PROINCI/UEPB)
INTRODUÇÃO:

A classificação de solos no Brasil tem sido assunto de importância, principalmente motivado pela necessidade decorrente de levantamentos pedológicos, os quais, por natureza, constituem gênero de trabalho indutor de classificação de solos (JACOMINE & CAMARGO, 1996). O solo que se classifica é uma coleção de corpos naturais, constituídos por partes sólidas, líquidas e gasosas, tridimensionais, dinâmicos, formados por materiais minerais e orgânicos, que ocupam a maior parte do manto superficial das extensões continentais do nosso planeta, contém matéria viva e podem ser vegetados na natureza, onde ocorrem. A unidade básica de estudo do Sistema Brasileiro de Classificação é o perfil do solo que constitui a menor porção da superfície de terra, apresentando três dimensões e perfazendo um volume mínimo que possibilite estudar a variabilidade dos atributos, propriedades e características dos horizontes ou camadas do solo. Perfil é a variação vertical em um corte de estrada; é a face de um conjunto de seções mais ou menos paralela à superfície; quando os processos formadores do solo diferem do perfil, essa diferença recebe o nome de horizontes, caso não haja diferença são denominadas de camadas.

METODOLOGIA:

Os solos estudados nessa pesquisa estão compreendidos na Mesorregião Agreste Paraibana, Microrregião de Guarabira, Os perfis foram descritos e coletados durante a realização dos trabalhos de campo, de acordo com o Manual de Descrição e Coleta de Solo no Campo (LEMOS & SANTOS,1996). As análises físicas e químicas de caracterização foram feitas segundo as metodologias recomendadas pela EMBRAPA (1997). O presente trabalho teve como objetivo geral atualizar a classificação de um tipo de solo característico da Mesorregião Agreste Paraibana, Microrregião de Guarabira, no Campus III da UEPB, visando o aprimoramento do SiBCS; sugerindo alternativas para a sua classificação, bem como servir para aulas práticas na disciplina Pedologia, do curso de Geografia, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A mineralogia das frações, silte e argila foram determinadas por difratometria de raios-X, segundo Jackson (1995), enquanto as frações de areia e cascalho foram analisadas por meio de lupa binocular, micro testes químicos e auxílio de um imã bolso, conforme a EMBRAPA (1997). Algumas análises foram realizadas no Laboratório de solos da EMBRAPA/CNPA, Campina Grande – PB, enquanto que outras foram realizadas no laboratório de solos da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife – PE.

RESULTADOS:

O solo estudado em Guarabira - PB foi classificado como PODZÓLICO VERMELHO AMARELO EQUIVALENTE EUTRÓFICO com A proeminente textura argilosa fase floresta subcaducifólia relevo ondulado e forte ondulado (MA/EPE – SUDENE/DRN, 1972). Conforme o Sistema Brasileiro de Classificação de solos (EMBRAPA, 1999) a nomenclatura da Classe ARGISSOLO, tem como elemento formativo a expressão ARGI e como termos de conotação e de memorização: Podzólico e horizonte B textural Tb. e como base e critério evolução avançada com atuação incompleta de processo de ferralitização, em conexão com paragênese caulinítica-oxídica ou virtualmente caulinítica, na vigência de mobilização de argila da parte mais superficial, com concentração ou acumulação em horizonte subsuperficial; desenvolvimento (expressão) de horizonte diagnóstico B textural em vinculação com atributos evidenciadores de baixa atividade de argilas. A transição entre os horizontes A e Bt é usualmente clara, abrupta ou gradual, de profundidade variável, desde forte a imperfeitamente drenado, de cor avermelhada ou amarelada, e mais raramente, brunada ou acinzentadas. A textura varia de arenosa e argilosa no horizonte A e de média a muito argilosa no horizonte Bt, sempre havendo aumento de argila daquele para este. São forte a moderadamente ácidos, com saturação por bases alta, ou baixa, predominantemente caulinítico e com relação molecular Ki variando de 1,0 a 2,3, em correlação com baixa atividade das argilas.

CONCLUSÕES:

Como na classe dos ARGISSOLOS estão incluídos os solos que foram classificados pela EMBRAPA SOLOS como Podzólico Vermelho Amarelo argila de atividade baixa, pequena parte de Terra Roxa Estruturada, de Terra Roxa Similar, de Terra Bruna Estruturada e de Terra Bruna Estruturada Similar, todos com gradiente textural necessário para B textural, em qualquer caso Eutróficos, Distróficos ou Álicos, e mais recentemente o Podzólico Vermelho-Escuro, com B textural e o Podzólico Amarelo, o solo em estudo se enquadra nesta classe.

Instituição de fomento: Universidade Estadual da Paraíba
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Classificação; Argissolo; Podzólico.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006