IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 5. Saúde Coletiva
CASO DE ESTUDO - QUALIDADE AMBIENTAL EM ESTABELECIMENTOS ASSISTENCIAIS DE SAÚDE
Eliete de Pinho Araujo 1
Ana Cecília Pedrosa de Azevedo 2
(1. Uniceub-Faet-Curso de Arquitetura e Urbanismo; 2. Ensp-Fiocruz)
INTRODUÇÃO:

Este trabalho apresenta um estudo referente à qualidade ambiental em estabelecimentos assistenciais de saúde, que possa ajudar na prevenção da infecção hospitalar. Foram abordados conceitos como os de infecção hospitalar, saúde, direito e leis, assim como a legislação pertinente aos temas. Por que são tantos os casos de infecção hospitalar e problemas de saúde que têm origem nos projetos do sistema de ar condicionado se os profissionais que elaboram os projetos hospitalares se baseiam nas Normas de Saúde do Ministério da Saúde, nas Normas da ABNT, nas Leis, nas Portarias, nas Resoluções? A prevenção das infecções hospitalares nos ambientes internos e externos das unidades hospitalares é uma importante atitude e um aspecto de reflexão dos profissionais envolvidos na adoção da qualidade ambiental. Um outro aspecto importante é com relação à água do Planeta. A água pura é mercadoria rara. E o desperdício é uma prática comum. A água já é um produto escasso. Hoje, seu mau uso, aliado à crescente demanda pelo recurso, vem preocupando especialistas e autoridades no assunto. O tema e os objetivos deste estudo devem-se aos problemas de saúde que têm origem nos projetos, na climatização artificial em excesso, na perda de controle individual das condições de conforto ambiental, nas condições inseguras de trabalho nos diversos ambientes hospitalares, assim como nos riscos aos trabalhadores originados pela ausência e/ou deficiência adequada dos equipamentos hospitalares e na falta de água no Planeta.

METODOLOGIA:
Na pesquisa foram abordados dois temas: 1- a análise da qualidade do ar, que envolve trabalhador e paciente, pois o principal problema da contaminação do ar são os impactos que causam à saúde e aos ambientes e uma das fontes de emissão de contaminação é o sistema de condicionamento de ar e o usuário passa muito tempo em ambiente contaminado, sob efeitos e impactos na sua saúde e 2- a análise dos fatores que contribuem para a sustentabilidade com a implantação do reuso da água. Planejou-se um estudo de caso, no Brasil, hospital de 200 leitos e da rede pública da Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro - RJ, que foi analisado quanto à qualidade do ar e ao reúso de água. Foi feito levantamento dos projetos, medições de temperatura e umidade relativa do ar, de procedimentos utilizados, acompanhados de levantamento fotográfico. Após o término desta etapa, houve um diagnóstico para verificar se os valores encontrados estavam compatíveis com as normas e se o hospital está utilizando estas normas existentes e executando os procedimentos adequados e se são suficientes para evitar a infecção hospitalar. Após, foram propostas regras de projeto e de procedimentos, para serem complementadas às normas vigentes sobre os dois sistemas. Em visitas realizadas no mês de janeiro, por três dias, foram levantados os dados do sistema de ar condicionado e do processo da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) para o reúso da água.
RESULTADOS:
No sistema de ar condicionado, verificou-se que algumas salas estão com as temperaturas confortáveis na saída dos difusores, no retorno e no ambiente; em outras as temperaturas muito altas, portanto desconfortáveis, na saída dos difusores, no retorno e no ambiente; que muitos dutos necessitam de isolamento e de instalação de dumper; que várias salas necessitam de isolamento térmico e acústico nas paredes e no forro e de porta para se obter isolamento térmico; que algumas máquinas necessitam de bandeja para retenção do dreno, de substituição da serpentina, de manutenção e pintura das placas. Pelos resultados das medições de temperatura do ar encontradas, verificou-se que há problemas no sistema de ar condicionado. O diagnóstico revelou que certos procedimentos administrativos não foram feitos no hospital, mas revelou também que há um problema de valores de temperatura que pode ser proveniente de procedimentos que não estão implícitos nas normas pertinentes ao sistema de ar condicionado. 2- Reúso da água tratada: o diagnóstico foi que a fossa estava sem limpeza há 1 (um) ano, sendo o normal ser limpa a cada seis meses, existindo muita gordura; a inspeção estava sendo feita três vezes por semana, ao invés de diariamente; somente houve análise do efluente com resultado para coliformes fecais, ao invés de outras patogenias e no sistema de desinfecção foi verificado que a permanência do cloro durante 30 minutos no efluente da ETE não estava sendo feita. .
CONCLUSÕES:
Baseando-se no desenvolvimento sustentável, concluiu-se que a qualidade do ambiente de trabalho pode ser melhorada e que é de vital importância que o ambiente hospitalar esteja funcionando dentro dos preceitos de segurança ditados pelas normas vigentes no país e que deve haver preocupação com a preservação dos recursos naturais, no caso, a água. Como propostas para o reúso, sugeriu-se utilizá-la para limpeza, lavagem, descarga de vaso sanitário, caldeira, ar condicionado - água gelada, irrigação de canteiros e jardins, construção civil e reserva de incêndio. Alguns procedimentos devem ser adotados como campanhas informando ao usuário os benefícios do reúso da água que o hospital pode conseguir e que ele deve fazer reúso como rotina, com as águas da chuva e incentivar a população a esta prática; como informar que o reúso é proibido para alimentação, rega de verdura, legume, fruta e banho; como pintar a canalização do reúso na cor padrão e como instalar chincana no sistema de desinfecção para que haja permanência do cloro durante 30 minutos no efluente da ETE.
Instituição de fomento: Uniceub e Fiocruz
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: qualidade ambiental; reúso; sustentabilidade.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006