IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 8. Organizações e Alternativas Organizacionais

CONFIGURAÇÃO DOS GRUPOS FOLCLÓRICOS DE FLORIANÓPOLIS

Rubia Sedemaka Silva 1
Eloise Helena Livramento Dellagnelo 1
(1. Departamento de Ciências da Administração / UFSC)
INTRODUÇÃO:

Sabe-se que as organizações formais podem apresentar diferentes configurações estruturais. Aquela caracterizada como empresarial, própria do campo econômico, parece constituir-se cada vez mais como referência fundamental para outros tipos de organizações, cuja dinâmica supostamente se distancia da racionalidade econômica e instrumental. Diante deste fato e da importância da cultura e, conseqüentemente das organizações culturais na constituição da identidade de um povo, torna-se importante pesquisar sobre a configuração dos grupos folclóricos de Florianópolis, levando em conta o desenvolvimento da açorianidade e a incorporação de aspectos culturais pelo turismo nesta região. Este trabalho teve como objetivo caracterizar os grupos folclóricos de Florianópolis, dando continuidade aos estudos do Observatório da Realidade Organizacional, servindo de base para um trabalho de iniciação científica e uma dissertação de mestrado.

METODOLOGIA:
O trabalho é caracterizado por uma perspectiva predominantemente quantitativa. Trata-se de uma pesquisa de levantamento com corte transversal e tem como nível de análise o organizacional e a unidade de análise é o grupo folclórico. Duas etapas de coleta de dados foram efetivadas. Primeiramente, por meio de entrevistas aplicadas junto a representantes de instituições do campo da cultura, como a Fundação Catarinense de Cultura, a Fundação Franklin Cascaes, o Núcleo de estudos Açorianos e a Casa dos Açores da ilha de Santa Catarina, além dos próprios grupos folclóricos, foram identificados os principais grupos em atividade em Florianópolis. Posteriormente, os grupos identificados, quatorze ao todo, foram caracterizados a partir dos seguintes aspectos: tempo de existência, número de integrantes, tipo de manifestação que desenvolvem, região da cidade onde se localizam, local onde se apresentam, fontes de recursos, além da existência ou não de CNPJ. A coleta destes dados foi efetivada por meio de entrevistas semi-estruturadas aplicadas aos representantes de cada grupo. A análise realizada é descritiva, tendo como suporte fundamental a técnica de análise documental.
RESULTADOS:
Foi possível observar que as principais manifestações folclóricas de Florianópolis são o Boi-de-mamão (40%), o Terno de Reis (33%) e as danças açorianas (20%), sendo os grupos de Terno de Reis mais tradicionais e menores que os grupos de danças e os de Boi-de-mamão. Quanto à data de fundação, grande parte dos grupos pesquisados (50%), surgiu a partir de 1990, sendo que existe grande variação de tamanho entre eles, havendo desde grupos pequenos, compostos por cinco ou seis pessoas até grupos que congregam várias famílias. Em relação à captação de recursos, as principais fontes mencionadas foram: cachê obtido nas apresentações realizadas (36%), recursos próprios do coordenador do grupo (17%) e apoio da Fundação Franklin Cascaes (13%). Outras fontes de recursos mencionadas foram a contribuição dos participantes do grupo, a doação da comunidade, o apoio de alguma instituição em relação ao transporte para apresentações, o mecenato, o patrocínio, e também a venda de produtos pelo grupo. Quanto aos locais onde costumam apresentar-se, observou-se que parte significativa dos grupos costuma apresentar-se em festas da igreja e outras festas da comunidade em que se inserem (24%) e nas ruas, praças, e porta das casas (11%), outra parte apresenta-se em hotéis (14%) e empresas (11%). Outro dado observado foi que em relação a maioria , (64%) dos grupos, não possui cadastro nacional de pessoa jurídica  - CNPJ, havendo, no entanto, um número razoável (36%) de grupos com este registro formal.
CONCLUSÕES:
Pode-se concluir que os grupos folclóricos de Florianópolis têm em grande parte pouco tempo de existência, o que poderia estar relacionado à recente valorização da identidade açoriana na cidade. Em relação à captação de recursos, verificou-se a existência de pouco apoio financeiro tanto de instituições públicas quanto privadas, o que poderia estar impulsionando-os, na busca pela sobrevivência, à cobrança de cachê e à utilização de recursos próprios como principais fontes de financiamento de suas atividades. Foi possível constatar também que os grupos de Terno de Reis são pequenos, apresentam-se principalmente na comunidade e vivem com recursos próprios, apoio da Fundação Franklin Cascaes ou apoio da comunidade, apresentando características bastante distintas dos grupos de danças e dos de Boi-de-mamão, que têm como principal fonte de recursos o cachê e apresentam-se principalmente em escolas, empresas e hotéis. Constatou-se também que dos grupos que possuem CNPJ, a maioria (60%) é de Boi-de-mamão.
Instituição de fomento: Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Configuração; Grupos Folclóricos; Florianópolis.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006