IMPRIMIR VOLTAR
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 6. Lingüística

A  LEITURA DA NOTÍCIA JORNALÍSTICA NA VISÃO DO ALUNO/LEITOR

 

 

 

Josivaldo Barbosa da Silva 1
Manuela Travasso da Costa Ribeiro 1
Noadia Iris da Silva 1
Pollyanna Keylla do Nascimento Gouveia da Silva 1
Virgínia Leal 1, 2
(1. Universidade Federal de Pernambuco -UFPE; 2. Orientadora)
INTRODUÇÃO:

O interesse em estudar os problemas lingüísticos-discursivos que envolvem a leitura surgiram a partir dos resultados de diferentes instrumentos de avaliação educacional aplicados no Brasil, nas últimas décadas. Pretendemos refletir, sobre o tratamento que devemos dar à leitura, em especial, à “notícia jornalística “ na sala de aula, tendo em vista que esse gênero, assim como outros, dão margem a uma abordagem crítica-social  da realidade por parte dos usuários de uma língua. Esse gênero possui uma função histórica, social e cognitiva já estudada (af. Rojo,2001) no âmbito  das teorias sócio-interacionistas. Mostrando a interdependência entre os aspectos formais e funcionais do gênero notícia  e estabelecendo critérios de seleção dos textos a serem lidos a partir dos interesses e motivações do aluno, é possível romper com algumas das visões que “levam” à prática pouco eficiente  de leitura. Referimo-nos a práticas sedimentadas em uma noção de leitura como decodificação; a seleção de textos desenraizados dos  interesses e do cotidiano desses alunos. Pretendeu-se, ainda criar um modus operandi em sala de aula, a partir do gênero notícia, que pudesse ser utilizado em outros gêneros também presentes nas práticas de leitura da comunidade em foco.

 

 

 

 

METODOLOGIA:

Num dia combinado, a manchete foi colocada no quadro, dando segmento ao jogo de adivinhação a cerca da notícia. A partir desse jogo, sugerimos a reflexão quanto ao contexto do texto, a construção conjunta de um  “mapa textual” na lousa e do conhecimento de mundo ativado nos alunos. O professor destacou palavras e expressões do texto  lido , para facilitar o processo de compreensão da leitura para posterior  produção textual da notícia lida.     

 

 

 

RESULTADOS:

Os resultados obtidos confirmaram as expectativas iniciais desse trabalho na criação de um modus operandi em sala de aula, a partir do gênero notícia, que pudesse ser utilizado em outros gêneros também presentes nas práticas de leitura da comunidade em foco. Onde a competência de leitura significativa foi contemplada, com o aluno indo além do conhecimento lingüístico, mobilizando o senso crítico e estabelecendo inferências, ou seja, pistas e respostas que favoreçam ao entendimento do ato de ler, as quais se encontram presentes na produção de texto dos alunos.

 

 

CONCLUSÕES:

Concluímos que ler um texto é antes de tudo compreendê-lo, através das inferências  feita pelo leitor. Atividade que não se restringe à decifração do código escrito. Trata-se antes de um processo de construção de significados envolvendo diversos fatores percebidos nas produções textuais dos alunos. Como as operações que envolveram  as relações lógicas, o conhecimento de mundo para dar nova significação a termos que estão sendo usado fora do sentido usual, o pensamento crítico  e a arte de influenciar as pessoas.Desta forma, podemos dizer que, este leitor não é passivo mas atua como co-autor do texto.

 Ressaltamos também a importância do professor neste processo, como mediador entre, o aluno e o texto,  motivando os alunos a realizar outras atividades a fim de melhorar o sentido e a compreensão da notícia.

 

 

 
Palavras-chave: leitura; Gêneros textuais; Produção de textos.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006