IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 9. Comunicação - 2. Comunicação e Educação

EDUCOM.RÁDIO: EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E JUVENTUDE

Claudia da Consolação Moreira 1
Manoel Francisco de Vasconcelos Motta 1
(1. Universidade Federal de Mato Grosso)
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho resulta de pesquisa desenvolvida com jovens participantes do projeto Educom.rádio Centro-Oeste, onde se buscou compreender a experiência vivida pelos jovens do ensino médio na Escola Estadual Raimundo Pinheiro, em Cuiabá, em Mato Grosso, no período entre outubro de 2003 e outubro de 2004. Entre os objetivos do Projeto Educomunicação pelo rádio em escolas do ensino médio da região Centro-Oeste estão: introduzir o conceito e procedimentos da educomunicação nos espaços educativos de 70 escolas do ensino médio da região Centro-Oeste; Formar profissionais de educação, alunos e comunidade, para o uso da linguagem radiofônica na escola. A educação pelo rádio tem sido um dos assuntos mais discutidos na atualidade, dada a várias possibilidades que ele pode abrir para a construção de uma sociedade mais justa e humana. Busca-se um caminho para administrar os efeitos das constantes transições pelas quais vem passando todas as nações, cujas relações financeiras, econômicas, políticas e sociais fazem parte de um processo que se tornou irreversível, como a globalização. Nesse sentido, a educação deve ser pensada de forma global e planetária, inclusive fora do ambiente escolar.
METODOLOGIA:
Esta pesquisa situa-se na perspectiva qualitativa e foram utilizadas técnicas de investigação como: levantamento e estudo bibliográfico sobre educação, comunicação e juventude; entrevistas semi-estruturadas individuais, transcrição e análise das entrevistas. Foi solicitada aos jovens que falasse do significado de sua atuação no Educom.rádio com a intenção de verificar qual a importância político-pedagógica dessa participação. Este estudo foi realizado no Grupo de Pesquisa: Educação, Jovem e Democracia do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso.
RESULTADOS:
Verificou-se que os jovens que participam do projeto Educom.rádio consideram que a participação no projeto foi uma ferramenta capaz de permiti-lhes lidar mais democraticamente com a informação. Constatou-se que houve uma influência positiva na formação escolar desses jovens e na sociabilização deles na comunidade. Pode-se perceber também que eles passaram a dominar o uso da linguagem radiofônica e das técnicas de radiodifusão. Desta forma o projeto Educom.rádio permitiu aos educadores, comunicadores e outros agentes sociais promover e ampliar, em seus espaços, ecossistemas comunicativos abertos e criativos, capazes de garantir a democracia das relações e a eficiência na condução de seus fluxos de informação, do exercício do direito à expressão e à comunicação, bem como, o exercício pleno da democracia. Os depoimentos dos envolvidos mostraram que a participação no projeto Educom.rádio se constitui em elemento importante para o exercício da democracia e aprendizagem política de participação e se compõe um espaço que favorece a construção de valores democráticos através das vivências por meio do rádio e foi possível também verificar que a participação no projeto permite lidar mais democraticamente com a informação.
CONCLUSÕES:

Para Nestor Garcia Canclini (1995) trabalhar o rádio na educação e pela educação não é uma idéia nova, mas é nova para muita gente a idéia de que os meios de comunicação estimulam a produção cultural e dão espaço para que as minorias se expressem. Canclini é um dos estudiosos que tem defendido a tese de que estudos de cultura, hoje devem passar necessariamente pela pesquisa dos meios de comunicação de massa. Suas pesquisas apontam para a existência de subsistemas culturais que não são determinados pela idade ou sexo e nem mesmo pela classe social dos indivíduos, mas pela sua adesão a determinado consumo cultural e pela forma como compartilham hábitos ligados ao uso dos meios de comunicação de massa. Diz ele: enquanto alguns preferem Julio Iglesias, Alejandra Guzman e as novelas venezuelanas. Essas preferências produzem identidades e visões de mundo comuns. Se tal postura se comprova com as pesquisas, é hora da escola ampliar o conceito de cultura em torno do qual desenvolve suas atividades e o educom.rádio é uma ferramenta propícia para desenvolvê-las.

 
Palavras-chave: Educação; Comunicação; Educom.rádio.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006