IMPRIMIR VOLTAR
B. Engenharias - 1. Engenharia - 6. Engenharia de Produção
PADRONIZAÇÃO DO PROCESSO DE PRODUÇÃO EM UMA FÁBRICA DE VIDEO ENDOSCÓPIOS NO RECIFE
Douglas Tavares de Lima 1
Francisco José Costa Araujo 1, 2, 3
Paulo José Adissi 3
Yara Maria Botti M. de Oliveira 2
(1. Universidade de Pernambuco; 2. Universidade Presbiteriana Mackenzie; 3. Universidade Federal da Paraíba)
INTRODUÇÃO:

Modelos para obtenção da padronização de processos industriais têm sido desenvolvidos por diversas empresas e pesquisadores. Esses modelos têm apresentado destaque na sua eficiência, com a utilização de minuciosos procedimentos operacionais. Os procedimentos operacionais consistem em manuais que explicam aos funcionários: o responsável pelo processo (quem), como fazer (como) e o momento para fazer (quando). O projeto de pesquisa em questão foi realizado em uma fábrica de vídeo endoscópios na cidade de Recife, estado de Pernambuco, onde era necessário canalizar os conhecimentos oriundos do corpo técnico na linha de produção proceder a sua pdronização. Para o êxito da tarefa também foi necessário convencer o corpo técnico que este era o melhor processo. Este estudo tem como objetivo apresentar uma forma prática de implantar alguns quesitos das normas RDC-059 da ANVISA e NBR ISO 9001, evitando desta forma que o processo de montagem gere o mesmo modelo de produto, porém com características diferentes.

METODOLOGIA:

Durante o desenvolvimento do projeto, houve grande preocupação em detectar os procedimentos operacionais sem interferir na programação da produção, pois qualquer interferência em algum nível antes da montagem final poderia afetar o tempo de produção do sistema seguinte (teoria das restrições), acarretando no aumento do tempo de produção (lead time) e no desbalanceamento do fluxo produtivo. Desta forma no início do projeto foram mapeados todos os processos da produção e elaborado um fluxograma para visualizar as dependências dos sistemas de montagens. A detecção dos procedimentos em bancada com o técnico foi seguindo critério de que havia material liberado para o processo a ser detectado e que a estação de trabalho seguinte encontrava-se com material suficiente para suas operações.

RESULTADOS:

Ao termino do projeto foi alcançado o atendimento às normas vigentes e também foi verificada redução na abertura de não conformidades de processo e aumento na produção mensal de equipamentos, porém não se pode afirmar que esta redução deve-se exclusivamente a implantação deste projeto, pois houve alterações no produto e em processos internos que podem ter influenciado no resultado final. Pode-se entretanto, afirmar que houve uma grande contribuição ao conhecimento metodológico, motivando assim substancial mudança de comportamento na empresa, possibilitando a continuidade do processo de melhoria contínua. A grande limitação na obtenção de resultados sobre a eficácia das melhorias deve-se a falta de indicadores de desempenho que poderiam trazer grande evolução na escolha dos métodos a serem implantados. Além dos resultados esperados, esse projeto foi premiado como melhor pesquisa do ano de 2004, dentre as pesquisas desenvolvidas pelos órgãos de fomento IEL/SEBRAE/CNPq, no grupo específico.

CONCLUSÕES:
O sucesso do projeto deve-se ao fato que durante implantação dos procedimentos operacionais foi constatado o desconhecimento de alguns técnicos acerca de pontos importantes para a estação de montagem seguinte e do correto manuseio e armazenamento de algumas matérias primas. Por isso pode-se afirmar que o projeto foi eficiente, efetivo e eficaz porque durante a padronização dos processos eles foram corrigidos e os técnicos foram devidamente treinados e capacitados para suas tarefas. Finalmente constatou-se enfaticamente que, procedimentos desatualizados e ultrapassados não apresentam o mínimo valor consultivo e muito menos decisório, portanto para que o objetivo dos procedimentos operacionais seja mantido, será necessária a atualização imediata, revisão anual dos documentos e sempre que for necessário,alterar, faz-se mister que todos os atores envolvidos sejam esclarecidos sobre como e o porquê das alterações.
Instituição de fomento: IEL - SEBRAE - CNPq
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: NBR ISO 9001; RDC 059 - ANVISA; Padronização da produção.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006