IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Documentação e Informação Científica - 1. Documentação e Informação Científica
A UTILIZAÇÃO DA INTERNET NA PESQUISA ACADÊMICA POR ALUNOS DO CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Luhilda Ribeiro Silveira 1
Valdirene Pereira da Conceição 2
(1. Graduando Biblioteconomia - UFMA/ Bolsista do Programa de Educação Tutorial PET; 2. Ms. em Comunicação pela EcoUFRJ / Tutora do Programa de Educação Tutorial PET)
INTRODUÇÃO:

As fontes eletrônicas de informação constituem hoje uma realidade no âmbito da comunicação científica, e conseqüentemente da pesquisa nos diversos níveis educacionais. No cenário atual acessar informações científicas através dos portais de periódicos, base de dados e diretórios de pesquisa constitui-se numa realidade no panorama da pesquisa. As áreas das ciências exatas e tecnológicas atualmente contam com um acervo significativo de informação científica eletrônica, como no Portal de periódicos CAPES, e bases de dados como Scielo e Prossiga. Os mecanismos de busca, hoje, são ferramentas amplamente utilizadas na busca de informações, e também no ambiente acadêmico, incorporam dinamicidade, embora, nem sempre seja um meio seguro na recuperação das informações científicas. O estudo objetiva identificar como se estabelece o uso da internet na pesquisa acadêmica por alunos do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia - CCET da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, já que este centro detém o maior número de laboratórios de informática, supondo-se maior necessidade, e portanto maior uso,  além de analisar o uso das bases de dados, diretórios e portais eletrônicos de periódicos de acesso gratuito. Tais análises nos revelam como estes vêm utilizando os recursos de internet, suas estratégias de busca, o critério para as seleções das fontes de pesquisa, e a influência que os portais eletrônicos de informações científicas têm na pesquisa universitária do CCET da UFMA.

METODOLOGIA:

Pesquisa exploratória de natureza analítico-descritiva realizada com os alunos do CCET da UFMA cujo instrumento de coleta de dados foi questionário com questões abertas e fechadas, permitindo melhor entendimento do universo pesquisado. Foram aplicados 175 questionários nos cursos de Ciência da Computação; Desenho Industrial; Engenharia Elétrica; Física; Matemática; Química e Química Industrial, sendo 25 por curso. Os alunos que responderam ao questionário foram selecionados aleatoriamente. Foram feitas observações in lócus em alguns dos laboratórios de informática deste centro, para analisar mais diretamente as atividades de pesquisas dos alunos.

 

 

RESULTADOS:

Através do instrumento de coleta de dados, verificou-se que a internet constitui-se numa fonte de pesquisa amplamente utilizada pelos estudantes do CCET, representando um percentual de 92,5%, apesar de um percentual de 96% afirmarem que utilizam mecanismos de busca, como Google, Yahoo, Cadê e outros. 76% afirmam que costumam observar o endereço eletrônico da página em que está pesquisando para a qual foram remetidos pelo mecanismo de busca utilizado. 82% têm acesso à internet fora da UFMA, mas 72% não conhecem o Portal de Periódicos Capes, nem bases de dados como Scielo, Prossiga ou qualquer outro canal de informação científica desta natureza, apenas 23% afirmam que costumam utiliza-los, e deste percentual, que corresponde a 40 pessoas, 72,5% se dizem satisfeitos com os resultados das pesquisas, apontando principalmente a confiabilidade como ponto positivo. 59% afirmam que costumam indicar em seus trabalhos o endereço eletrônico da página (fonte/ referência) em que realizaram a pesquisa. 51,5% afirmam que os professores não fornecem endereços eletrônicos para pesquisas, e 56% afirmam que não há cobrança de endereços eletrônicos de onde foi realizada a pesquisa. Quanto aos critérios para a seleção das informações na internet, o assunto procurado é critério mais apontado, correspondendo a 89%.

 

 

 

CONCLUSÕES:

Constatou-se que embora a utilização da internet pelos estudantes do CCET da UFMA seja ampla, e este recurso possibilite aos estudantes incorporarem praticidade e dinamismo na busca de informações, este ambiente ainda não tem suas potencialidades muito bem exploradas no âmbito da informação científica, quando se percebe o baixo índice de uso e conhecimento dos alunos das principais fontes de informação científica on-line. Acredita-se que tal fato deva-se principalmente à falta de conhecimento e informações sobre o assunto, evidenciando a não popularização de tais fontes de informação científica no âmbito desta universidade, configurando-se como inexpressivo o uso dessas fontes de informação na pesquisa acadêmica deste centro da UFMA. Há ainda, alunos que confundem portal de periódicos e bases de dados científicas com mecanismos de busca, evidenciando a falta de informações e conhecimento a respeito. Constata-se também que a seleção de informações ainda é muito pautada apenas no assunto procurado o que pode conferir instabilidade de segurança das informações selecionadas. Embora o CCET seja o centro com o maior número de computadores disponíveis, percebeu-se a precariedade das estruturas e número insuficiente de computadores para os alunos. Além da subtilização dos parcos recursos existentes.

 
Palavras-chave: Pesquisa na Internet; Pesquisa Acadêmica; Fontes Eletrônicas de Informação.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006