IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 4. Odontologia - 1. Cirurgia Buco-Maxilo-Facial

AVALIAÇÃO DA BIOMODULAÇÃO ÓSSEA INDUZIDA PELA LASERTERAPIA (AsGaAl) NO PROCESSO DE DISTRAÇÃO OSTEOGÊNICA EM MODELO ANIMAL: ESTUDO HISTOLÓGICO

Daniela Broilo 1
Arlei Cerqueira  2
Karis Barbosa Guimarães 3
Marcelo Ferraro Bezerra 3
Daniela Nascimento Silva  4
Cláiton Heitz 4
(1. Acadêmica de Odontologia pela FO-PUCRS.; 2. Doutor em Odontologia com área de concentração em CTBMF pela PUCRS.; 3. Mestrandos em Odontologia com área de concentração em CTBMF pela PUCRS.; 4. Professores da Pós-graduação em Odontologia - CTBMF, Doutorado - PUCRS.)
INTRODUÇÃO:

A laserterapia tem sido utilizada na Odontologia com base em seus efeitos terapêuticos e biomodulatórios sobre diferentes tecidos biológicos, produzindo redução da dor e processo inflamatório, além de promover estímulo ao reparo e cicatrização. A distração osteogênica é um processo biológico que desencadeia neoformação óssea resultante da ação de separação de duas estruturas ósseas que anteriormente constituíam uma unidade. Os cotos ósseos são separados por um processo gradual e controlado, o qual induz a proliferação óssea entre os cotos, com conseqüente aumento do comprimento do osso. À medida que o osso é alongado, o tecido conjuntivo associado é estirado e a área central separada se torna uma área de grande atividade celular e suprimento sangüíneo. No entanto, a aplicação da laserterapia na técnica de alongamento ósseo por distração osteogênica ainda não foi bem observada. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar histologicamente a influência da radiação laser, utilizando um laser diodo infravermelho (GaAlAs, λ830ηm, 40mW, CW) no processo de cicatrização óssea submetida à distração osteogênica nos diferentes períodos de alongamento (ou ativação) e consolidação (ou contenção) óssea.

METODOLOGIA:

Foram realizadas corticotomias em mandíbulas de 15 ovelhas, expostas previamente por acesso extrabucal submandibular e instaladas um aparelho distrator (PROMM®). O distrator foi confeccionado especificamente para estes ruminantes, com dois pinos transcutâneos de 3,0mm de diâmetro posicionado de cada lado da corticotomia. A corticotomia foi realizada na região compreendida entre o ponto cefalométrico Gônio em direção à região do trígono retromandibular. Os animais foram divididos em três grupos, com 5 ovelhas cada, de acordo com o protocolo de radiação no pós-operatório: G1 (grupo controle); G2 (radiação na fase de alongamento da distração óssea); G3 (radiação na fase de contenção da distração óssea). A dose de radiação, durante o ato operatório, foi de 4 J/cm2 por ponto, sendo uma dose de 16J por sessão (quatro pontos ao longo da faixa de alongamento ósseo), perfazendo uma dose total de 80 joules ao final de cinco sessões, estipuladas em dias alternados. Os animais do período de alongamento receberam a primeira irradiação no primeiro dia de pós-operatório. A partir do quarto dia de pós-operatório, em todos os grupos, iniciaram-se as ativações do aparelho distrator até o décimo dia de alongamento (10mm de extensão), seguido por 21 dias de consolidação quando os animais foram mortos.

RESULTADOS:
Nos grupos em que o laser foi aplicado na região de corticotomia cirúrgica (G2 e G3), a atividade de remodelação óssea foi qualitativa e quantitativamente mais exuberante quando comparada a do grupo G1. O grupo G1 apresentou o centro da zona de alongamento ocupada por tecido conjuntivo fibroso com quantidade variável de vasos sangüíneos e presença de focos de calcificação em atividade de síntese, enquanto que o grupo G2 não apresentava a evidente zona de alongamento preenchida por tecido fibroso, devido a uma maior deposição de trabéculas ósseas jovens ao longo da distração, justificando a melhora na formação e resistência óssea sobre o grupo G1. Já o grupo G3, apresentou a região de alongamento preenchida por grande quantidade de trabéculas ósseas caracterizadas por um osso imaturo, porém volumoso. As trabéculas estendiam-se através da região alongada estando em contato, nas margens, com o osso lamelar pré-existente, não exibindo a zona de alongamento preenchida por tecido conjuntivo denso em atividade.
CONCLUSÕES:
O laser (GaAlAs) tem um efeito de biomodulação positiva sobre o processo de cicatrização óssea quando associado ao mecanismo de distração osteogênica. Aplicado sobre o período de contenção da distração promove um padrão de maior e melhor neoformação óssea, quando comparado a sua aplicação na fase de ativação (alongamento ósseo).
 
Palavras-chave: Laser; Distração Osteogênica; Cicatrização Óssea.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006